O inverno chegou para os cariocas e muita gente se pergunta se no Rio de Janeiro realmente faz frio ou é verão o ano todo. De fato, o inverno na Cidade Maravilhosa é tropical e apresenta diversos dias de sol e suave frescor. Todavia, a versatilidade do clima não tira o charme do inverno. Para acertar na escolha para o inverno carioca, confira as dicas dos Experts Dionísio Chaves e André Guedes.

Aqui você vai ver:

Afinal, faz frio no Rio?

O Rio é uma cidade conhecida por ser “verão” o ano todo. No entanto, basta cair um pouco a temperatura que todo mundo já busca as roupas quentinhas no armário. Porém, apesar do mito do verão eterno, o inverno carioca é marcado por dias mais frios, clima mais seco e noites mais longas.

No Hemisfério Sul, o inverno começa no dia 20 de junho de 2024, às 7h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília).

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também pelas massas de ar frio, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. No Sudeste, a previsão indica chuva abaixo da média e temperaturas acima da média em grande parte da região.

Ou seja, na prática, a tendência do clima indica que começar a manhã com uma corrida na praia não exclui a chance de encerrar o dia com um apetitoso fondue de queijo com vinho branco ou uma massa italiana com um vinho tinto encorpado e potente.

Harmonizações com o jeitinho carioca

A fim de oferecer aos cariocas de coração as melhores harmonizações de vinhos e receitas para o versátil inverno do Rio, os Experts Dionísio Chaves e André Guedes fizeram uma criteriosa seleção para uma experiência completa. Confira!

Cabernet Sauvignon + churrasco

A rainha das uvas tintas vai bem com carne bovina com gordura externa como a picanha ou entremeada como o ancho e o chorizo. Vinhos Cabernet Sauvignon são pungentes e com boa acidez. Outra opção para harmonizar com as carnes do churrasco são Syrah e Malbec.

Vinhos e pizza

O estilo do vida do carioca é bem prático. E nada mais prático e democrático do que pizza! Seja no inverno ou no verão, a pizza é a parceira de todas as horas. Para combinar seu vinho com pizza, você precisa ficar de olho nos ingredientes.

Pizzas como quatro queijos ou muçarela combinam com vinhos brancos, cuja acidez e frescor limpam o paladar após cada mordida. Vinhos brancos com a uva Chardonnay são uma boa pedida para combinar com queijos.

Caso a pizza seja bem condimentada com a presença de calabresa ou pepperoni, tintos vão bem, pois os taninos bem adstringentes equilibram a potência do condimento. Vinhos Sangiovese, Malbec e blends como os Chianti ou tintos de Bordeaux são uma ótima combinação.

Já as pizzas com maior presença de vegetais como margherita ou vegetarianas vão bem com vinhos brancos, rosés e espumantes com menos açúcar, como o ODE branco Brut, marca exclusiva Zona Sul.

Quer provar uma pizza de cada? O melhor local para experimentar suas harmonizações é na Pizzaria Zona Sul! Além de você poder saborear as mais suculentas pizzas saídas diretamente do forno para a sua mesa, o Zona Sul ainda conta com diversos rótulos disponíveis para você adquirir e consumir na hora.

Aproveite toda a comodidade do supermercado mais amado do Rio e confira as lojas mais perto de você com o serviço disponível.

Tintos, salgadinhos e amendoim

Enquanto na Espanha é comum a degustação de aperitivos como frios, curados e queijos (conhecidos como tapas) com vinhos Tempranillo, no Rio de Janeiro não pode faltar o clássico salgadinho frito e pastel. Um bom petisco carioca conta com pastel de carne, coxinhas, croquetes e amendoins.

Como esses alimentos costumam ser bem condimentados e gordurosos, é necessário que o vinho seja capaz de “limpar” a sensação de untuosidade. Com isso, o indicado é apostar em vinhos tintos com taninos bem presentes e ligeiramente encorpados, para equilibrar com recheios de carnes e temperos. Vá de Carménère, Merlot ou Syrah.

Já para frituras com pescados, como camarão frito, peixe empanado ou petiscos como batatas-fritas ou bolinhas de queijo, vá de vinhos brancos, rosés ou espumantes.

Tábua de queijos brasileiros

Que tal um petisco com queijos brasileiros? A tábua de queijos é sempre uma boa pedida para qualquer tipo de recepção, seja frio ou calor. A ordem da degustação dos queijos, do mais leve ao de sabor mais forte, demanda também diferentes vinhos para combinar com cada etapa.

Dos vinhos brancos ao vinho do Porto, é possível criar uma gama de harmonizações deliciosas. E sabe o mais interessante? É possível montar sua tábua com queijos nacionais!

Para os queijos mais leves, queijos de cabra Capriana ou Fazenda Géneve. Para os cremosos, como Brie ou Camembert, queijos brasileiros de mofo branco como o Lua Cheia Serra das Antas. Para os queijos semi curados ou curados, há uma diversidade de produtores premiados de queijos artesanais, incluindo as regiões demarcadas de Minas Gerais. Por fim, para os queijos azuis de sabor marcante, queijos como o gorgonzola cremoso Serra das Antas.

Para escolher o vinho certo para cada queijo, assista o vídeo com as dicas do Expert André Guedes:

Tábua de queijos por André Guedes.

E a sobremesa?

Não apenas o carioca, mas o brasileiro de forma geral adora um docinho. Por isso, um menu só é completo se tiver sobremesa. E para combinar sua sobremesa com vinhos e espumantes, confira as dicas do Expert Dionísio Chaves:

  • Espumantes Moscatel: combina com bolos
  • Espumante Brut Branco: experimente com tortas de frutas cítricas e com chocolate branco
  • Espumante Brut Rosé ou Vinho Rosé: vai bem com tortas de frutas vermelhas (ou a nova mousse bavaroise de morango e baunilha Ateliê Doce Zona Sul)
  • Vinhos de sobremesa (do Porto, Madeira): combina com sobremesas de chocolate

E para garantir sua melhor sobremesa, o Ateliê Doce Zona Sul oferece delícias com receitas elaboradas pelo Expert Dominique Guerin, como éclairs, chocolates artesanais e tortas com o sabor de Paris, mas com aquele toque carioca de coração.

Harmonização de vinhos, espumantes e sobremesas. Infográfico Zona Sul.

Apesar do inverno carioca não oferecer neve, gelo ou temperaturas abaixo de zero, o friozinho gostoso convida a curtir momentos aconchegantes regados a queijos e vinhos (e uma boa companhia).

Para conhecer ainda mais sugestões para um inverno mais gostoso, os Experts Zona Sul prepararam um catálogo especial de queijos e vinhos de inverno com produtos selecionados criteriosamente para manter a alta qualidade que você já conhece.

Nesse catálogo, você vai encontrar dicas incríveis para combinar queijos de diferentes texturas e sabores com vinhos de países como Itália, Chile, Portugal, França, Espanha, entre outros. E tem mais: curiosidades, receitas e todo o charme da gastronomia com sabor de afeto.

Faça o download do catálogo de vinhos e queijos da Zona Sul e embarque nessa viagem pelo mundo dos sabores.