No calor ele é protagonista e no frio tem seu charme como acompanhamento de algumas sobremesas. Seja na casquinha, na forma de picolé ou sacolé, o sorvete é querido por todos, sem restrições de idade. Vamos saber mais sobre essa democrática delícia gelada que tem o seu próprio dia comemorativo? Fica frio e vem com a gente!
De onde vem o sorvete?
Reza a lenda que a história do nosso amado sorvete começa com os chineses, que faziam uma sobremesa à base de leite e arroz, misturavam frutas e congelavam na neve. Outras versões indicam que na verdade, foram os persas os criadores do mais antigo parente do sorvete.
Mas foi no século XIII que o sorvete começa a ganhar o mundo de fato! Marco Polo trouxe do Oriente para a Itália o segredo do preparo de sorvetes.
A iguaria popularizou-se mundialmente quando Catarina de Médici casou-se com o futuro Henrique II, e entre os itens servidos na festa, estavam as sobremesas geladas importadas da Itália (trazidas do oriente por Marco Polo), que conquistaram a todos!
Não se sabe qual a versão dessa história é verídica, mas não importa. Felizmente, hoje em dia, o sorvete com todas as suas variedades de sabores faz da gastronomia um mundo mais colorido.
E no Brasil?
Sabia que o sorvete adentrou em solos brasileiros pelo Rio de Janeiro? Sim, o primeiro sorvete brasileiro era carioca. Em 1834, um navio americano aportou no Rio com mais de 200 toneladas de gelo em blocos com o objetivo de fabricar sorvetes com frutas brasileiras.
O sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país em 1941, quando nos galpões da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, instalou-se a U.S. Harkson do Brasil, a primeira indústria brasileira de sorvete (fonte: Fiocruz).
O sorvete chegou no Brasil colocando os “pés” primeiramente em solo carioca!
O consumo de sorvete no Brasil
Você sabia que, apesar de parecer bem maior, o consumo de sorvete no Brasil ainda é pequeno quando comparado com o de outros países? Por isso, com a intenção de incentivar o consumo de sorvete o ano todo e não apenas no verão, a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) declarou o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Sorvete.
23 de setembro: Dia Nacional do Sorvete!
Entretanto, o Brasil é um mercado em desenvolvimento. Conforme informações da AGAGEL – Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins e ABIS, o consumo de sorvete no Brasil em milhões de litros cresceu 90,5% nos últimos 11 anos.
Mas afinal, aumentar o consumo de sorvete é bom ou ruim? Muita gente diz que sorvete é um vilão na nutrição.
Sorvete: vilão ou mocinho?
Nada de rotular a nossa histórica sobremesa. Não podemos classificá-la de forma generalizada, pois existem diversos tipos de sorvete. Um sorvete produzido com leite, por exemplo, terá mais gordura e proteínas do que um sorbet (cuja base é a água).
No guia de alimentação da população brasileira, a dica é evitar alimentos ultraprocessados (entre eles estão biscoitos, refrigerantes e, ops, o sorvete). Porém, é válido lembrar que nem todo sorvete precisa ser repleto de açúcares e gordura hidrogenada.
Consumir com equilíbrio é a chave de uma boa alimentação. Para uma alimentação mais saudável a substituição de alimentos pode ser uma ótima alternativa na cozinha.
Para uma alimentação mais balanceada, substituir aquele sorvetão de chocolate por um de frutas pode trazer mais benefícios. Além disso, optar por uma receita feita em casa, seja ela com ou sem leite (sorbet), pode garantir a melhor escolha dos seus ingredientes, que podem até mesmo ser orgânicos.
Receita de Sorbet de frutas vermelhas sem açúcar
A Expert Zona Sul em Cozinha Saudável Lorena Abreu traz uma incrível e deliciosa receita de sorbet de frutas vermelhas. Como você já aprendeu acima, o sorbet não leva leite, então pode ser consumido por quem procura uma alimentação plant-based ou tem algum tipo de intolerância à lactose.
Ideal para crianças, a receita rende aproximadamente 800g.
Ingredientes
- 3 bananas bem maduras descascadas e congeladas (400g de banana de qualquer tipo)
- 200g de frutas vermelhas congeladas (morango, mirtilo etc)
- 200 mL de leite de coco caseiro
- 2 tâmaras medjool para adoçar – opcional
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador ou processador e bata até obter um creme consistente e homogêneo. Sirva imediatamente ou conserve no freezer até a hora de servir.
Nomenclaturas diferentes para receitas diferentes
O sorvete, de forma geral, é feito de leite, fruta (cacau ou outro ingrediente) e açúcar. Mas existem outras variações da iguaria, com mudanças nos ingredientes ou no modo de produção.
Sorbet: diferente do sorvete convencional, ele não leva leite na sua composição.
Além do sorbet, que não usa leite como base, existem outras categorias para o chamado sorvete de massa. Conheça algumas peculiaridades de cada tipo e escolha o seu preferido:
- Gelato: não tem os mesmos aditivos e conservantes do sorvete convencional e usa a gordura do leite e não a hidrogenada para dar cremosidade;
- Picolé: sorvetes de massa mais dura, o que possibilita a inserção do palito. As paletas seguem o mesmo princípio mas sem conservantes e de tamanho maior que os picolés tradicionais;
- Soft: de acordo com edital da SEBRAE, são os populares sorvetes de máquina das redes fast food;
- Frozen Yogurt: menor teor de gordura e têm como base o iogurte;
- Sacolé: populares com o nome de sacolé em solo carioca, são sorvetes artesanais inseridos em saquinhos.
Quem era fã de sacolé na infância levanta a mão!
Sorvete vai bem com…
E quando o sorvete não é a estrela da festa? Para o Expert da Pâtisserie Zona Sul Dominique Guerin, o sorvete vai muito bem como acompanhamento de sobremesas que vão além do clássico petit gâteau.
Para Guerin, um bom sorvete de creme vai muito bem com tarte tatin, tartelete de chocolate com pistache que você encontra no Ateliê Doce ou com tartelete de pera.
Tarte Tatin com sorvete Expert Dominique Guerin
Para acompanhar uma fruta, aposte nos morangos marinados com azeite balsâmicos do Expert Marcelo Scofano!
Calda de emulsão de chocolate com sorvete de pistache
Falando em pistache,para trazer novas experiências sensoriais pra você, o Expert Marcelo Scofano tem uma receita de calda de emulsão de chocolate com sorvete de pistache que vai surpreender seu paladar. Aperte o play!
Sorvete de cerveja?
Para fechar com chave de ouro, o Expert José Padilha compartilha uma receita de frapê de sorvete com cerveja. Pode chamar como quiser: milk-shake de cerveja, “vaca preta” de adulto, tanto faz. O resultado é uma delícia levemente alcoólica.
Para harmonizar cerveja com sorvete você precisa escolhe os ingredientes corretos nas devidas proporções. Confira o podcast abaixo para saber quais cervejas e sorvetes misturar. E para não perder as novidades, acompanhe mais episódios no Spotify!
A dica é usar sorvetes mais intensos com cervejas menos intensas e vice-versa. Ou cerveja e sorvete de média intensidade.
Expert José Padilha
E agora? Ficou na dúvida de como comemorar o Dia do Sorvete? Escolha se você vai comprar ingredientes no nosso hortifruti ou se vai mesmo pedir um delicioso sorvete para curtir no conforto do seu sofá maratonando sua série preferida.
Por fim, independentemente da sua escolha, uma coisa é certa: tá tudo aqui no Zona Sul!