Curtir os shows dos ídolos que você ama, caprichar no look lindo e confortável pra pular a noite toda sem pensar no dia de amanhã. O que pode estar faltando para um festival perfeito? Nada, certo? Errado! Se você ainda não pensou em um lanche leve, porém reforçado em nutrientes para aguentar o ritmo, a hora é agora! Siga as dicas e aproveite também para “forrar o estômago” do jeito certo e economizar para provar as iguarias que valem à pena dentro do seu evento favorito.
Uma maratona de curtição
Quando você está no clima de festa nem sente, mas contando as horas de abertura dos portões, você passa cerca de 10 horas dentro do ambiente de um grande festival de música. Levando em conta a participação ativa nos shows, cantando, dançando e caminhando por todo o ambiente, é possível perder até 3 mil calorias por dia de festival!
Por hoje “tá pago”: você pode queimar até 3 mil calorias em um dia bem intenso de festival.
Claro que tudo depende da intensidade dos shows e de outros fatores orgânicos, afinal, ninguém vai ao festival para contabilizar calorias queimadas. Todavia, a comparação serve para você preparar o seu corpinho através da alimentação para que nenhum efeito de desidratação ou da falta de nutrientes prejudique o seu evento.
O que pode comer dentro de um festival?
Antes de mais nada, é importante saber o que geralmente pode levar na bolsa em grandes eventos, pois você não vai querer abandonar o seu lanche na porta de entrada.
A lei garante que a entrada de produtos que podem colocar em risco a segurança ou salubridade do ambiente é proibida. Sendo assim, garrafas e recipientes de vidro, nem pensar.
Sobre alimentos, o Procon informa que nenhum estabelecimento pode vetar a entrada com alimentos, MAS (com bastante destaque para o “mas”) os estabelecimentos podem sim limitar a quantidade e a forma de acondicionamento dos alimentos por pessoa. Por isso, antes de encher sua sacola térmica Amo Rio e levar uma recheada marmita, acesse o site do evento favorito e confira o que pode ou não pode.
É tentador, mas levar uma sacola bem cheia de gostosuras provavelmente vai contra o regulamento de um festival. Confira sempre.
Para o consumo de água, alguns eventos têm permitido a entrada com garrafinhas plásticas vazias e disponibilizam bebedouros para a reposição em pontos de circulação.
Caprichando no pre-party
Finalmente vai chegar o dia do seu festival favorito? Então aproveita para abastecer sua geladeira e despensa com alimentos e bebidas selecionados para recarregar as energias. Fique de olho nos comparativos e faça suas escolhas para garantir um dia 100% gostoso.
Hidratação x bebidas alcoólicas
Em primeiro lugar, claro, é importante manter a hidratação em dia. Por isso, você pode e deve ingerir muita água (inclusive água saborizada) e não deixar somente para “matar a sede”. Afinal, a sensação de sede é o primeiro sinal de desidratação.
Como a atividade em festivais é intensa, você também pode apostar nos isotônicos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), o isotônico foi desenvolvido para repor os sais minerais perdidos pelo corpo humano durante a prática de atividades esportivas. E pular em um festival o dia todo é quase isso, não é mesmo?
Em um pré-evento como festa ou show, não tem como deixar de lado as bebidas alcoólicas, que costumam reunir a galera em uma “resenha” de aquecimento. Mas na correria do dia, nada melhor do que apostar nas bebidas prontas (RTD ou ready-to-drink), garantindo uma variedade de sabores e opções em latas e garrafas, como gin tônica, Spritz e misturas prontas ou espumas para coquetéis como o Moscow Mule da Easy Drinks.
“Lembre-se de que o álcool aumenta a diurese (aquela vontade de ir ao banheiro), desidratando o corpo. Com isso, a ingestão de água para a reposição é primordial!”
Claudio Adriano, mixologista do Bar do Rio
Um docinho para compensar
A sabedoria popular ensina que um docinho ajuda a cortar o efeito do álcool. Na realidade, depois que você exagera, não tem muito o que fazer a não ser se hidratar, procurar um chá para ajudar na ressaca e ter paciência para deixar o corpo eliminar as toxinas. Mas é possível evitar os exageros e se prevenir.
Uma das formas de prevenção contra a ressaca é, em primeiro lugar, a hidratação, ingerindo bastante água. E em segundo lugar, ingerir alimentos mais doces ou com mais gorduras, pois o açúcar ajuda a “quebrar” o álcool e ainda causa aquela sensação de bem-estar. Ou seja, um chocolatinho vai bem e faz bem à saúde. Mas cuidado, doce em excesso também faz mal.
Praticidade com equilíbrio e saúde
No dia do seu evento favorito é certo que comida será sinônimo de praticidade. Todavia, isso não quer dizer que você precise se alimentar de biscoitos e salgadinhos somente, mas de tudo que o supermercado mais amado do Rio pensou pra você economizar seu tempo com muito sabor e variedade.
Pra começar, que tal caprichar nos nutrientes e vitaminas das frutas e legumes com a linha Quasi Pronto ou com as fibras das oleaginosas Frutoro? São petiscos variados para acabar com a fome na hora de sair e se sentir bem saciado com calorias que valem à pena.
As oleaginosas são fontes de minerais e vitaminas. Elas auxiliam no aumento da saciedade, devido ao alto teor de fibras.
Você pode até mesmo fugir do tradicional, e consumir suas frutas favoritas em outras versões, como os novos chips de maçã Sneck ou os chips de banana Frutoro.
Pizzas, tábuas e petisqueiras (para todos os momentos)
Não é só na pressa que as pizzas, tábuas e petisqueiras salvam os seus momentos. A massa fina mais crocante do Rio já faz parte da história dos cariocas de coração e as petisqueiras trazem queijos, frios e aperitivos selecionados pelos Experts Zona Sul.
Aproveite para aprender a combinar seus queijos com cervejas e conhecer todas as opções de tábuas e petisqueiras Zona Sul.
Para curtir o clima do festival em casa
Se ainda não chegou o dia do seu festival preferido e você já quer curtir um “esquenta”, a ideia é passar o tempo cozinhando com os amigos ou preparando aquele churrasco que todo mundo ama. E aí, é você quem faz sua festa acontecer!
Aproveite a playlist para entrar no clima pre-party e se conecte ao melhor da gastronomia com muita música!