Será que você conhece os peixes de água doce dos rios e bacias do nosso país que podem dar um sabor especial ao seu prato? Conheça os diferenciais dos peixes brasileiros que estão conquistando o mundo todo e saiba como prepará-los com os Experts e Chefs Zona Sul.

Aqui você vai ver:

Peixe verde e amarelo

Peixes são fontes de nutrientes essenciais para a saúde humana como proteínas, gorduras insaturadas (importantes para a saúde cardiovascular), minerais (como ferro, iodo, cálcio, fosforo e zinco) e vitaminas (D, A e B12). Além disso, algumas espécies de peixes como o salmão, tilápia, atum e sardinha são famosas por conterem alto índice de Ômega-3, ácido graxo conhecido por regular o colesterol e pelo seu alto poder anti-inflamatório.

Preparações de peixe com banana e açaí são apreciadas na culinária brasileira.

Fonte: Guia Alimentar para a população brasileira.

Entretanto, não são somente os peixes mais populares que merecem sua atenção na hora de preparar um gostoso prato com essa proteína animal. Alguns peixes são típicos dos rios e mares brasileiros e, além dos benefícios nutricionais, eles podem dar origem a variadas receitas incríveis.

Alguns desses peixes rapidamente ganharam o coração (e o estômago) de muitos chefs pelo mundo todo, como o pirarucu, conhecido como gigante da Amazônia, enquanto outros permaneceram desprezados muito tempo como o tamboril ou peixe-sapo, que apesar do aspecto pouco atrativo, revela todo o seu potencial quando o assunto é sabor, e atualmente ganhou a admiração dos brasileiros.

Mas o menu verde e amarelo não para por aí. Conheça espécies de água doce que você encontra com facilidade no supermercado mais amado do Rio e podem virar uma receita surpreendente no seu prato.

Piramutaba

A piramutaba é um peixe de rio nativo das bacias dos rios Amazonas e bacia do Orinoco, na Venezuela, e dos principais rios das Guianas e nordeste do Brasil. Considerado um peixe de grande porte, mede cerca de 1 metro e pode pesar até 10 kg. Sua carne é saborosa, leve e pode ser cozida, assada, frita, empanada, ou servida com molhos. Sem restrições!

Receita de piramutaba ao molho de moqueca com farofa de castanhas

A receita da Chef Zona Sul Lorrana Bilheo une delícias brasileiras em um só prato, como o molho de moqueca e a farofa de castanhas. O piramutaba é um peixe um pouco mais denso, ou seja, ele não se desfaz com facilidade, e isso impede do tempero penetrar no peixe facilmente, então, uma ótima dica é temperar ele de um dia para o outro.

Ingredientes para o peixe

  • 1kg de Piramutaba
  • 50mL de azeite extravirgem
  • Raspas de um limão siciliano
  • Sal a gosto
  • Pimenta branca a gosto
  • 1 molho de tomilho
  • 100mL de suco de laranja

Modo de preparo:

Faça pequenos furinhos no peixe e misture o tempero (menos o tomilho). Coloque as postas em uma assadeira com papel manteiga, regue com azeite e coloque o tomilho por cima. Leve ao forno a 180ºC por 35 a 40 min.

Ingredientes para o Molho de Moqueca

  • 2 cebolas brancas inteiras
  • 3 Tomates
  • 1 Pimentão vermelho
  • 1 Pimentão amarelo
  • 4 Dentes de alho
  • 1/2 cebola (refogar)
  • 1 Molho de coentro
  • 1/2 Molho de salsa
  • 1 Tomate Pelati
  • 300ml de leite de coco
  • 20ml de Azeite de dendê
  • Azeite extravirgem a gosto

Modo de preparo

Corte a cebola, os tomates e os pimentões em rodelas e reserve. Em uma panela, coloque 1/2 cebola picada na panela já com o azeite; deixe dourar e coloque o alho. Acrescente o tomate pelati e a salsa; deixe apurar.

Faça uma cama sobre o molho com os pimentões, cebolas e tomates e deixe cozinhar por 15 minutos, acrescente o azeite de dendê e o leite de coco, deixe cozinhar por mais 5 minutos e acrescente o coentro para finalizar.

Ingredientes para a Farofa de castanha

  • 400g de Farinha panko
  • 100g de lascas de castanha
  • Raspas de limão
  • 1/2 salsa
  • Sal e pimenta do reino
  • 3 dentes de Alho
  • Fio de azeite

Modo de preparo

Em uma frigideira refogue o alho (que deve ser cortado bem pequeno) junto com o azeite, deixe dourar e reserve. Na mesma frigideira (limpe o excesso do azeite) acrescente a farinha panko (ela precisa ficar crocante). Acrescente o alho, as lascas de castanha, as raspas de limão, o sal e a pimenta e por último a salsa (bem picada). Tire do fogo e deixe esfriar.

Aruanã

Aruanãs são peixes de água doce conhecidos como “língua-de-osso” e presentes nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins. Pode alcançar cerca de 1 metro de comprimento e pesar até 5 Kg. Não por acaso, a cidade de Aruanã, em Goiás, leva o mesmo nome da espécie, visto que o peixe é encontrado em grande concentração na região.

Apesar de ser um peixe de escamas, seu filé não tem espinhas e o sabor é suave e parecido com o pirarucu.

Comendo sem medo: você sabia que o aruanã não tem espinhas?

Receita de Aruanã com aspargos

O Expert Carlos Ohata ensina uma deliciosa receita de filés de aruanã com arroz vermelho, recheado com pupunha e aspargos.

Tambaqui

O tambaqui é um peixe de água doce conhecido como pacu vermelho e é a espécie nativa mais produzida na região Norte (fonte: Embrapa). Ele pode alcançar  90 cm  de comprimento e atingir 30 Kg.

Na gastronomia, é apreciado por seu sabor acentuado e textura suculenta. Quando servida bem douradinha, tem sua semelhança com uma bela carne suína.

Costelinha de tambaqui na cachaça

Sabia que a costelinha de tambaqui fica uma delícia na churrasqueira? Para aprender a preparar uma costelinha de tambaqui com mandioca grelhada e cachaça, baixe o e-book Sabores do Brasil.

Pirarucu

O pirarucu não podia deixar de entrar na lista dos peixes de água doce mais queridos do momento. Conhecido como bacalhau da Amazônia, o peixe, que pode atingir até 3 metros de comprimento, tem sabor suave e tem conquistado o coração dos chefs, não só em território brasileiro, mas pelo mundo todo.

O Zona Sul se preocupa em vender pescados obtidos por empresas que praticam o manejo sustentável.

O pirarucu tem boa estrutura, sabor intenso e textura firme, ou seja, é ideal para preparos com cocção mais acentuada. Assim, grelhados na brasa, pratos caldosos e frituras de imersão, valorizam as características da carne.

Receita de pirarucu com bifum, legumes e shitake

Para um prato bem colorido, experimente servir com legumes, como o bifum com legumes, shitake e pirarucu do Expert Carlos Ohata.

Bifum, legume e shitake com Pirarucu por Carlos Ohata.

Aproveite para harmonizar cervejas com pratos com pirarucu.

Filhote

O peixe de água doce Filhote é conhecido também como piraíba, piratinga ou piranambu e sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia. É o maior peixe de couro da Bacia Amazônica, e pode chegar a 3 m de comprimento e 150 kg.

Seu sabor é acentuado e a carne consistente e é muito apreciado na culinária paraense, ainda mais quando temperado com limão e ervas.

Filhote ao curry e arroz negro por Carlos Ohata

O Expert em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata ensina a preparar uma receita leve para os dias quentes, utilizando o arroz negro. Baixe o e-book Sabores de Verão e aprenda esse e outras receitas para a estação mais quente do ano.

Filhote ao curry e arroz negro por Carlos Ohata.

Outros peixes de água doce do Brasil

O Brasil abriga mais de 25 mil espécies de peixes de água com diferentes características. Alguns são peixes de escamas enquanto outros são “de couro”, com os bagres e cascudos. Além dos citados acima, peixes como a dourada e surubim também estão entre os peixes de água doce consumidos no Brasil e podem virar uma deliciosa refeição.

Para deixar o seu peixe brasileiro com o sabor da culinária típica, você pode aprender a preparar suas receitas utilizando ingredientes regionais brasileiros, como um suculento peixe com banana-da-terra, o sabor do sudeste.

Compre seus peixes de qualidade no Zona Sul, como os da linha Bio Pescados os e garanta mais sabor e saúde na sua mesa.