Ao pensar em tomates, qual a imagem que vem à sua mente? Se você pensou naquele tomate redondinho e vermelho, típico de desenho animado, saiba que é ele apenas um dos diversos tipos de tomates disponíveis para deixar o seu prato mais colorido. Do tomate amarelo ao marrom, é hora de conhecer mais sobre a variedade desse legume (ou seria fruta?).
No dia 1º de fevereiro é comemorado o dia do tomate!
Aqui você vai ver:
- O tomate e a alimentação
- Benefícios para a saúde
- Sanitização em primeiro lugar
- Os tipos de tomate “fora da caixinha”
- Molho de tomate orgânico Bio Vida
O tomate e a alimentação
Amigo da saúde, o tomate compõe a base da alimentação saudável humana, juntamente com outros alimentos como cereais, grãos, leguminosas, vegetais, entre outros. Consumido in natura ou em preparos minimamente processados, como os molhos caseiros, o tomate empresta sabor e nutrientes aos mais variados pratos.
O tomate, apesar de ser popularmente chamado de legume, é tecnicamente uma fruta com mais de 10 mil variedades, de acordo com a Organização das Nações Unidas a Alimentação e a Agricultura (FAO). Alguns cultivares podem resistir a temperaturas bem altas, tornando-se “curinga” para famílias que sobrevivem da agricultura.
“Alguns tipos específicos de tomate podem sobreviver mesmo em temperaturas muito altas e isto os torna essenciais para a segurança alimentar, oferecendo renda e alimentos nutritivos para os agricultores quando muitas outras culturas fracassam.”
Fonte: FAO / ONU
Apesar de sua grande popularidade na culinária do Mediterrâneo, o tomate se originou na América do Sul e central e já era consumido pelos astecas. Mas foi apenas em meados de 1.800 que o tomate “viajou” ao Mediterrâneo pelas mãos dos europeus, tornando-se com o passar dos anos, elemento simbólico da culinária italiana, na qual é apelidado de l’oro rosso, ou “o ouro vermelho”, tamanha sua importância.
Ícone da cultura italiana, o famoso pomodoro dá origem a molhos e receitas clássicas.
Na gastronomia, a maior parte do consumo do tomate é feito em preparações salgadas, como molhos, saladas, temperos de carnes ou no refogado básico, como informa o Ministério da Saúde. Porém, a hortaliça também pode dar origem a drinks famosos como o inconfundível Bloody Mary, ou a sobremesas e geleias como a receita de geleia de tomates e maçãs por David Eleutério.
Benefícios para a saúde
O tomate é rico em vitaminas A, C e do complexo B. Possui ainda fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio e cálcio. Repleto de antioxidantes, ajuda a melhorar a saúde do coração, auxilia na visão, fortalece os ossos e o sistema imunológico.
Ademais, a hortaliça é uma das maiores fontes de alimento com licopeno, um carotenoide capaz de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas. A hortaliça também é rica em betacaroteno, que está associado à proteção contra doenças cardíacas e câncer.
Licopeno e o betacaroteno estão presentes em frutas e legumes vermelhos e alaranjados como goiaba, cenoura, tomate, melancia, manga, entre outros.
Sanitização em primeiro lugar
O tomate está entre as hortaliças mais consumidas no mundo. No mercado são encontrados vários tipos de tomate como o Santa Cruz, Caqui, Italiano, Cereja, etc. Mas entre os diversos tipos de cultivares, também existem os mais “diferentões”, com cores e formatos variados.
Seja qual for o tipo de tomate que você escolher, lembre-se de higienizá-lo antes de consumi-lo em sua forma crua.
Os tipos de tomate “fora da caixinha”
Você acha que os tomates são apenas vermelhos? Se sim, você está errado! Até a palavra italiana para tomate, “pomodoro” (maçã dourada), parece sugerir que os primeiros tomates introduzidos na Itália podem ter sido amarelos, como informa a FAO. Parece que os tomates vermelhinhos são mais modernos do que imaginamos.
Além dos tipos mais conhecidos como Carmen, Italiano ou Cereja, você também pode aproveitar a versatilidade de formas e sabores dos tipos Coquetel (ou cocktail), Grape, Brown, Romanita e Mediterrâneo. Conheça:
Tomate coquetel
O tomate coquetel, ou cereja, tem a textura firme, casca brilhante, cor vermelho intenso, tamanho de uma uva e as ramas são o diferencial. Pode ser consumido in natura ou assado com as ramas mesmo.
A cor dos ramos indica a qualidade dos tomates, por isso, prefira sempre frutos com ramos bem verdes.
Ficam ótimos confitados, que significa temperar e cozinhar em baixa temperatura e por um longo período de tempo em imersão de gordura.
Também são uma delícia em saladas, canapés e risottos. Pode ser utilizado também no preparo de molhos. Que tal experimentar em uma receita de lombo de namorado com brandade de bacalhau do Chef Zona Sul David Eleutério?
Tomate grape amarelo
De origem asiática, o tomate grape amarelo possui textura firme, casca brilhante, cor amarelo intenso e é do tamanho de uma uva. Pode ser utilizado em receitas juntamente com o seu “parente” de cor vermelha, tornando os pratos bem coloridos e atrativos.
O tomate Grape ou Sweet Grape, é mais adocicado e fica perfeito combinado com queijos e ervas. E devido à sua praticidade, é um um petisco mais do que saudável para crianças e adultos.
Aprenda a diferenciar: o tomate cereja tem a forma de bolinha. O grape, como informa o seu nome, é mais alongado, como a uva e pode ser encontrado na cor amarela também.
Para receber os amigos com uma saladinha refrescante e tropical, fique de olho na receita com Vegetais Saudáveis:
Salada tropical de tomate com manga e abacate
Ingredientes
- 1/2 colher de chá de raspas de limão
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de suco de limão
- vinagre balsâmico a gosto
- 1 abacate médio cortado em cubos pequenos
- 8 tomates grape (amarelos ou vermelhos) cortados ao meio
- 2 mangas cortadas em cubos pequenos
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture os tomates, abacate e manga.
- Em outro recipiente, coloque o óleo de coco, o vinagre, o suco e as raspas de limão. Misture-os.
- Regue a salada com o o molho e sirva.
Tomate Brown
Com origem na América do Sul, o tomate Brown tem textura firme, casca brilhante e lisa, com cor vermelha-amarronzada. Pode ser consumido in natura, saladas, molhos, sopas, tortas e antepastos.
Uma forma de apresentação interessante é servi-los recheados. O Chef Zona Sul David Eleutério compartilha uma receita bem simples para servir seus tomates brown:
“Corte a tampa dos tomates brown, tire as sementes, tempere com sal e açúcar, leve ao forno por 7 minutos com azeite e tomilho. Em seguida, recheie com burrata e pesto e sirva com torradas de pão Santa Mônica, feitas com azeite na frigideira.”
Chef Zona Sul David Eleutério
Tomate Mediterrâneo
Com gomos que lembram uma pequena moranga, o tomate mediterrâneo é versátil e pode ser encontrado em diferentes colorações: vermelha, rosa, amarela e marrom. Seus diversos gomos deixam o sabor adocicado e é ideal para saladas e pratos quentes.
No Zona Sul você encontra tomates do tipo mediterrâneo Mallmann, produzidos em cultivo protegido livre de agrotóxico.
Tomate Romanita
Devido ao seu pequeno tamanho e sabor adocicado, costuma ser preferido da criançada, para petiscos e lanchinhos, inclusive para levar para a escola e para piqueniques. Para o guia da Abeso, uma lancheira saudável deve ser composta por um alimento de cada um dos 3 diferentes grupos nutricionais:
- Grupo 1: frutas e vegetais;
- Grupo 2: alimentos à base de pães ou grãos;
- Grupo 3: Alimentos fontes de proteínas, como laticínios e ovos.
Tal divisão vai muito além de uma fruta e pão com ovo e dá origem a diversas combinações saborosas e interessantes para um lanche saudável, colorido e divertido todo dia.
Um aliado perfeito para as lancheiras escolares.
Base para suas receitas: molho de tomate orgânico Bio Vida
Para os apaixonados por tomate, um presente: um molho 100% orgânico para você consumir sem medo e usar como base nas suas receitas.
O Molho de Tomate Orgânico com Manjericão da Bio Vida é elaborado com o tomate do tipo italiano e todos os ingredientes são orgânicos e certificados. O resultado é um produto saboroso que pode acompanhar massas, carnes brancas ou vermelhas e até mesmo uma torradinha, finalizando com um azeite de qualidade.
Confira de onde vem o seu molho Bio Vida, que só tem no Zona Sul: