Pense em uma atividade que consegue ser ao mesmo tempo uma necessidade básica e um hábito cultural. Se pensou em gastronomia, ponto pra você! Comer bem é mais do que saciar a fome. Para algumas culturas, comer é um ritual quase sagrado. Conhecer os países através dos sabores é fascinante. Por isso, o Zona Sul preparou a série Sabores do Mundo. E agora chegou a vez da América!

Vamos viajar de norte a sul nesse continente repleto de experiências sensoriais. Passaporte e talheres em mãos? Boa viagem!

Sabores do Mundo especial Américas

América do Norte e Central

Acima da linha do Equador, estão México e EUA. Países vizinhos com culturas distintas e hábitos alimentares bem variados, porém com sabores inegavelmente deliciosos.

México

Você sabia que a culinária mexicana é tão variada e tão representativa culturalmente que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (fonte)?

Conhecida pelo toque (bem) picante, os pratos mexicanos são preferência em muitos países do mundo. Quem não gosta de um guacamole, nachos, ou burritos? E tudo isso sempre com uma boa tequila, destilado mais consumido do México.

Tortillas e molhos Garytos

Prepare a sua noite mexicana e escolha tortillas Garytos. Parecidas com pão árabe, porém mais finas e maleáveis e com um sabor único, as tortillas ou tortijas são versáteis e podem ser usadas para fazer fajitas, quesadillas, tostadas e burritos pequenos. Também podem ser preparados para serem servidas crocantes em cestas de pão ou como a base de uma pequena pizza.

Para deixar suas receitas ainda mais gostosas e temperadas, molhos Garytos sabor salsa ou suave. Experimente!

Outra dica são os salgadinhos Garytos, bem crocantes e gostosos, perfeitos para mergulhar no seu molho mexicano.

De onde vem? Salgadinho Garytos.

Uma parada na Jamaica para uma cerveja especial

Aproveitando que estamos na América Central, a dica do Expert José Padilha é uma cerveja jamaicana, a Red Stripe Lager. Criada em 1928, a Red Stripe Lager é uma cerveja jamaicana famosa em todo o mundo. Do tipo Lager (baixa fermentação).

É leve, suave, refrescante, muito fácil de beber, de cor clara com leve presença do malte e em seu final com um leve amargor.


Estados Unidos

Vamos combinar que a culinária americana é, sem dúvidas, recheada de sabor. A variedade já começa no café da manhã, com panquecas, ovos, waflles e cereais. E então, quer uma receita pra começar bem o dia?

Panquecas americanas por Marcelo Scofano

Mestres em lanches universalmente deliciosos, os americanos são responsáveis pela popularização da democrática popcorn e utilizam muito em sua culinária os queijos Monterey Jack e Cheddar.

Queijos Cheddar e Jack

O Expert André Guedes explica a principal diferença dos queijos americanos abaixo. E depois de entender a diferença entre eles, a vontade de provar só aumenta!

O queijo cheddar é de origem inglesa de longa maturação, de tonalidade bem amarelada, devido à potencialização do pigmento betacarotenoide presente no leite das vacas Jersey. Nos EUA virou o famoso queijo “de sanduíche”, e sua tonalidade amarelada também pode ser potencializada com o uso de corante vegetal. Derrete muito bem, com textura próxima ao queijo prato, com sabor suave e agradável.

cheddar queijo

Queijo cheddar: o famoso queijo “de sanduíche” é rico em betacarotenoides.

Já o Monterey Jack é originalmente um queijo americano, da Califórnia, conhecido como “queijo de fazenda”. Sua origem sofre influência ibérica, pois foram os espanhóis que começaram a produzir esse queijo em solo americano há mais de dois séculos. Sem corante, tem aparência mais branca e derrete muito bem. Costuma utilizado em pratos mexicanos, como tacos.

Aqui no Zona Sul você encontra queijos Monterey Jack e Cheddar americanos da marca Sun Valley e pipocas Magic Time para provar a gastronomia americana! Aproveite para conhecer a cerveja americana leve e saudável Michelob Ultra.


Chile: vinhos e azeites

Pegando nossas malas e partindo para a América do Sul, o Chile é o país ideal para degustar bons vinhos. A lista de rótulos de qualidade é extensa e o Expert Dionísio Chaves traz alguns nomes para você experimentar e aproveitar:

Dicas para começar no mundo dos vinhos chilenos

Se você ainda não se sente à vontade para escolher o vinho ideal, comece pelos Viu Manent. Considerados vinhos de entrada devido ao ótimo custo-benefício, são ideais para quem é iniciante no mundo dos vinhos, para quem quer conhecer novos sabores.

E para curtir o melhor da gastronomia com os amigos, aposte nos descomplicados e deliciosos Rayuela.

Os vinhos Rayuela são ótimos para curtir o melhor do momento: uma boa conversa, uma gastronomia simples e um vinho de qualidade que todos vão gostar

Expert Dionísio Chaves

O Chile também é reconhecido pelos azeites de qualidade. O país conta com diversas espécies de oliveiras, para a obtenção de azeites, como Arbequina, Arbosana, Leccino, Coratina e Frantoio. Para escolher seu azeite ideal, o Expert Marcelo Scofano indica os seguintes extravirgens:

Azeite Ecolive

Tem um sabor delicioso, resultado de um blend de azeitonas Arbequina, Arbosana e Koroneiki. Produzido através de um processo de extração a frio que resulta numa perfeita combinação de aroma suave e sabor fresco, com uma acidez máxima de 0,2%. É ideal para realçar todos os seus pratos, especialmente massas e saladas.

Alonso Blend Premium e Coratina

O azeite extravirgem Alonso Blend, de aromas herbáceos, sabor a frutos secos e muito equilibrado com notas ligeiramente amargas e picantes é um azeite de frutado médio para finalizar as mais distintas saladas, massas, risotos, carnes brancas, frutas e até sobremesas.

Já o extravirgem Alonso Coratina destaca-se por seus aromas de produto fresco, herbáceo, com tons de ervas verdes, rúcula e chicória. Ideal para carnes e legumes grelhados, saladas de folhas amargas, queijos curados e pratos condimentados.

O-Live orgânico

O azeite O-live é 100% Orgânico, produzido sem pesticidas, herbicidas ou fertilizantes químicos, para que você possa desfrutar de um azeite extravirgem de sabor delicado, amendoado e equilibrado para suas saladas, massas, risotos e carnes brancas.

Extravirgem Izaro

Ideal para aumentar a complexidade de uma variedade de pratos, desde uma simples salada de petiscos ao mais alto nível gastronómico. Essa mistura possui uma composição multivarietal de Frantoio, Arbequina, Arbosana, Coratina e Leccino, o que confere um caráter único e harmonioso.

Azeite combina com salmão!

Sabe o que combina muito bem com azeite? Um delicioso lombo de salmão Companhia do Peixe. O salmão Cia do Peixe consumido no Brasil é importado do Chile e criado em cativeiro. Conserva sua cor e textura enquanto está sendo cozido, além de ser um peixe bastante suculento.

É rico em Ômega 3, que ajuda a combater o colesterol ruim e doenças cardiovasculares. Pode ser consumido cru, assado, grelhado, cozido, flambado e defumado. Quer provar? Confira uma receita de lula recheada com salmão por Carlos Ohata:

Lula com salmão por Carlos Ohata

Peru: antepastos

Nosso vizinho Peru é um país com uma gastronomia bem diversificada com influência de diversos países. Todavia, se tem um prato marcante da culinária peruana é o ceviche. Aprenda a preparar uma receita de ceviche de peixe branco com o chef Bruno Katz, convidado da Revista Estação:

Ceviche com Bruno Katz

Você também pode surpreender seus sentidos provando antepastos peruanos. A dica é provar os antepastos Casa Verde. O Antepasto Casa Verde é ideal para servir com pães, sanduíches e é uma excelente opção no preparo de massas, peixes, frangos e carnes.


Argentina e Uruguai: carnes

Bem ao lado do sul do Brasil está a Argentina e bem coladinho com o Rio Grande do Sul, o Uruguai. Não é à toa que os gaúchos tenham preferências gastronômicas parecidas com os seus vizinhos de fronteiras. Tanto o churrasco argentino quanto o uruguaio é conhecido como asado e têm preparos muito semelhantes, ambos utilizando a parrilla, uma espécie diferente de churrasqueira.

O asado, comum na Argentina e no Uruguai, é preparado em parrillas, ideais para manutenção do fogo e do calor.

Aqui no Zona Sul você encontra genuína carne uruguaia e argentina, como as suculentas carnes do Clube da Picanha, embaladas de forma especial, com bom nível de marmoreio e capa de gordura externa uniforme, fator que garante muito mais sabor, maciez e suculência.

Vai de peixe?

Mas se a sua preferências são peixes, a dica é provar as anchoítas argentinas Delícias Marinas. Os filés de Anchova são produzidos seguindo tradição artesanal, desde a escolha do pescado ao seu preparo.

Uma passadinha no Equador

Outra opção, entretanto, é um filé de atum equatoriano Yeli, para preparar uma refrescante salada de atum, ideal para o clima tropical.

Salada de atum

Bônus: a sobremesa!

Achou que ia ficar sem sobremesa? Pra terminar bem sua viagem, com um sabor inconfundível, a dica é o alfajor uruguaio Punta Ballena. Com recheio de doce de leite e cobertura sabor chocolate, é o significado real de “fechar com chave de ouro”!

Se você é fã de doces, venha dar uma ligeira fugida para Paris na pâtisserie Zona Sul.

E-book Sabores do Mundo

Após paseear pelas Américas, você pode viajar pela Europa e pelos sabores do mundo baixando nosso e-book de receitas. Conecte-se ao melhor da gastronomia com a gente! Vai ser certamente uma viagem deliciosa.

E-book Sabores do Mundo