A Páscoa é uma celebração que, assim como o Natal e o Ano Novo, reúne famílias e pessoas queridas em torno de uma linda e deliciosa mesa repleta de quitutes. Mas nem todos os pratos e costumes são iguais, e algumas receitas são tradicionais em certas regiões do mundo. Que tal conhecer os variados Sabores da Páscoa?

Aqui você vai ver:

A tradição da Páscoa

A Páscoa é uma das maiores tradições cristãs, celebrada não somente pelos católicos, como por protestantes e outras religiões que creem na ressureição de Cristo. Para os cristãos, a Páscoa foi ressignificada com a libertação do povo de Deus do pecado através do sacrifício do messias.

A Páscoa é também celebrada pelos judeus, todavia não é centrada na ressurreição, mas é baseada nas tradições de Moisés, como forma de comemoração da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Para os judeus, a festividade é conhecida como Pessach (passagem) e sua data está de acordo com o calendário lunar.

Para o povo judaico, segue-se alguns critérios no preparo de alimentos e bebidas para o ritual da passagem, como a ingestão do matzá (pão sem fermento) e maror (ervas amargas), enquanto alguns adeptos do catolicismo preferem não comer carne vermelha ou frango na “sexta-feira da paixão”.

A Páscoa possui significados distintos no cristianismo e no judaísmo e a gastronomia acompanha os costumes.

Tão rico quanto os costumes e tradições dos povos para a celebração da Páscoa também são os pratos ensinados de geração em geração em diferentes países. E seja qual for a sua forma de festejar, vale conhecer os sabores dessa festa mundo afora!

Itália: torta pasqualina e Colomba Pascal

Na Itália, mais especificamente na região da Ligúria, no noroeste do país, a torta pasqualina (ou pascalina) faz parte da tradição. Uma deliciosa quiche recheada com ovos e espinafre que pode ser servida quente ou fria. Aprenda a fazer a sua receita italiana com o Expert Christophe Lidy.

Torta pasqualina por Christophe Lidy.

Já entre os doces, a Colomba Pascal se destaca na tradição italiana. A Colomba, pão doce tradicional da Páscoa, é “parente” do panettone. Ela geralmente é assada no formato de cruz, porém, hoje em dia, se apresenta em outros formatos, sendo muito comum também o oval.

Uma dica do Expert em Cervejas José Padilha é harmonizar sua Colomba com cervejas escuras não tão alcoólicas, como Dunkel, Schwarzbier, Porter e Dry Stout.

Portugal e os pratos com bacalhau

Em Portugal, o bacalhau é o peixe símbolo do país. Na cultura popular, diz-se que existe uma receita com bacalhau para cada dia do ano em Portugal, tamanha a popularidade do peixe no país.

Você sabia que existem diversos tipos de bacalhau? Aprenda a escolher o seu.

Além da preferência nacional pelo ingrediente, por ser um país de maioria católica, a proibição do consumo de carne vermelha na sexta-feira santa também faz do bacalhau uma das melhores opções para a data.

Um outro prato típico da Páscoa portuguesa é o folar, um bolo que pode ser servido doce ou salgado. Cada região tem os seus ingredientes típicos, mas em geral, é um bolo com uma massa bem decorada e fica bem douradinho quando assado.

Bacalhau espiritual por Beth de Sá

Para se deliciar com um delicioso prato lusitano, anote a receita da Chef Zona Sul Beth de Sá e aproveite para aprender outras receitas com bacalhau.

Ingredientes

  • 500g de bacalhau
  • 150g de cenouras raladas
  • 100g de cebola branca em tiras
  • 15g de alho
  • 50g de manteiga
  • 60mL de azeite
  • Pimenta a gosto
  • Sal a gosto
  • 50g de farinha de trigo
  • 500mL de leite do cozimento do bacalhau
  • 200g de creme de leite
  • 2g noz moscada
  • 70g de farinha panko
  • 75g de parmesão ralado

Modo de preparo

  1. Em uma panela acrescente manteiga e deixe aquecer. Entre com a farinha, mexendo com um batedor de arame. Adicione o leite do cozimento do bacalhau aos poucos sem parar de mexer.
  2. Espere cozinhar e acrescente o creme de leite. Finalize com a noz-moscada e uma pitada de salve de pimenta.
  3. Dessalgue o bacalhau, desfie, rale a cenoura, corte as cebolas em tiras finas, pique o alho bem picado. Em uma panela, refogue a cebola e o alho em azeite, acrescente a cenoura e refogue por 2 minutos.
  4. Acrescente o bacalhau desfiado, acerte o sal e pimenta, deixe cozinhar em fogo brando por 3 minutos. Em seguida acrescente o molho bechamel.
  5. Arrume o conteúdo em um refratário, cubra com farinha panko e polvilhe o parmesão sobre. Leve ao forno a 200ºC por 20 minutos ou até dourar.

França e a carne de cordeiro

Na França, um dos pratos favoritos para o almoço do domingo de Páscoa é a carne de cordeiro, em representação ao “cordeiro de Deus” no cristianismo. Para se inspirar no almoço francês e preparar uma carne de cordeiro suculenta, aperte o play e confira a receita do Expert Jimmy Ogro:

T-Bone de cordeiro por Jimmy Ogro.

Uma curiosidade interessante na tradição da Páscoa francesa é que no país, no lugar dos coelhinhos, são os sinos da Páscoa que deixam os chocolates para as crianças. Como assim?

A História conta que a Igreja católica proíbe os sinos de tocarem de quinta-feira até o sábado da Semana Santa. Quando voltam a tocar na manhã de Domingo, são eles, na lenda francesa, os responsáveis pela distribuição de chocolates para as crianças, nos mais variados formatos!

Para celebrar sua Páscoa com o sabor da França, você pode escolher uma deliciosa torta do Ateliê Doce Zona Sul, com receitas exclusivas preparadas pelo Expert Dominique Guerin, nascido em Paris e carioca de coração! E já tem torta especial de Páscoa, confira:

Torta de Páscoa por Dominique Guerin.

Brasil e o pavê

A piada do “pavê ou pá cumê” é um privilégio nacional! O pavê é um doce de origem incerta e seu nome deriva do francês pavage, que quer dizer pavimentar, expressão que resume bem a montagem do prato “pavimentada” em camadas.

Apesar de não ter um berço definido, o pavê ganhou o jeitinho brasileiro e hoje é prato certo nas datas celebrativas, seja Páscoa, Natal ou Ano Novo. Mas não pense que sua fama acontece somente dentro das fronteiras nacionais, pois o pavê foi classificado pelo TasteAtlas, plataforma de ranking de pratos pelo mundo, como o terceiro melhor “bolo” em escala global!

Suas variações são muitas e entre os sucessos estão o pavê de biscoito champagne com chocolate e o pavê de abacaxi, receita mais refrescante para os dias mais quentes. Mas se você quiser deixar sua Páscoa com um sabor ainda mais regional, a dica é aprender a preparar seu pavê de cupuaçu, receita da Chef Zona Sul Beth de Sá.

Estados Unidos com presunto assado e muito chocolate

A Páscoa nos Estados Unidos geralmente é celebrada com um farto jantar em família. Enquanto no Dia de Ação de Graças o prato principal é o peru, na Páscoa geralmente é o presunto ou o cordeiro assado. Geralmente o acompanhamento varia entre vegetais marinados, purê de batata e pães.

Nos Estados Unidos a carne é consumida normalmente durante a Páscoa.

Com muitas tradições oriundas do Reino Unido, entre as sobremesas festivas estão os bolinhos decorados em formato de cruz conhecidos como Hot Cross Buns, bolos Simnel feitos com com frutas e tradicionais biscoitinhos temáticos. E assim como no Brasil, os americanos adoram rechear a Páscoa de chocolate!

Entre as brincadeiras preferidas das crianças na Páscoa estão a caça aos ovos de chocolate e a corrida dos ovos (Easter Egg Roll), uma corrida divertida que consiste em empurrar com a colher um ovo cozido.

Para celebrar a Páscoa com um doce sabor de chocolate, que tal preparar cookies? Assista o passo a passo com o Expert Dominique Guerin:

Cookies de chocolate com Dominique Guerin.

E-books de receitas de Páscoa

Para aprender ainda mais receitas com os Chefs e Experts Zona Sul para uma Páscoa carioca de coração, baixe os e-books exclusivos e conecte-se ao amor pela gastronomia!

P0r fim, para uma receita boa dar certo, ela também precisa dos melhores ingredientes. Por isso, o supermercado mais amado do Rio selecionou as delícias perfeitas para sua Páscoa ter um sabor especial para você e sua família!