Você sabia que é possível escolher cervejas mais fáceis de beber mesmo optando por estilos mais marcantes, como as cervejas lupuladas ou mais maltadas? Na primavera, por exemplo, que antecede aquele calorão tipicamente carioca, é possível escolher sub-estilos que vão trazer o equilíbrio perfeito para dias amenos. Fique de olho nas dicas e curta o sabor de um clima agradável com muita personalidade.

Aqui você vai ver:

Para os que gostam do malte tostado

O malte é um ingrediente base na elaboração de qualquer cerveja, assim como a água, a levedura e o lúpulo. Entretanto, o malte pode conferir à cerveja sabores e aromas mais “achocolatados” se houver uma maior torrefação.

A torra do malte não está relacionada ao amargor, mas à tonalidade da cor da cerveja, assim como seu teor alcoólico e a obtenção de notas carameladas, de café e de chocolate amargo. Nas cervejas indicadas para o inverno, por exemplo, ocorre maior torrefação do malte.

O malte, quando é mais torrado, resulta em maior aquecimento alcoólico, e a cerveja, geralmente, fica mais escura. Um desses estilos é a cerveja Stout, que combina muito bem com chocolates.

Cervejas do estilo Porter e Imperial Stout são consideradas “de inverno” e vão bem com chocolate amargo.

Nem todas as cervejas passam pela torrefação do malte, o que é o caso do estilo Pilsen, o mais popular entre os brasileiros. Nesse caso, o malte é apenas seco e não é torrado.

Irish Red Ale: equilíbrio na medida certa

Por isso, para curtir um clima ameno com uma cerveja que respeita a classe das tostadas, aposte nas Irish Red Ale.

O estilo Irish Red Ale é o estilo que traz o equilíbrio de médias intensidades para quem gosta de uma cerveja mais escura. De coloração avermelhada , a Irish Red Ale não traz um amargor pronunciado, assim como o teor alcoólico, que é moderado.

“Sempre que você encontrar uma cerveja de coloração avermelhada, pode harmonizar com carnes, de forma geral. Mas não uma carne vermelha muito intensa ou condimentada.”

Expert José Padilha

Você encontra rótulos de qualidade do estilo Irish Red Ale selecionadas pelo Expert José Padilha para a estação da primavera. Entre eles estão a Backbone, Antuérpia, Brewpoint, La Birra, Old School e Búzios Forno.

Confira uma harmonização deliciosa para sua Irish Red Ale Antuérpia: carpaccio de carne!

Antuérpia Red Ale e carpaccio de carne com o Expert José Padilha.

Para os apaixonados pelo lúpulo

O amargor presente em uma receita de cerveja elaborada por um mestre-cervejeiro é creditado ao lúpulo. Ou seja, uma cerveja bem lupulada possui um amargor bem pronunciado, o que é o caso do estilo India Pale Ale, conhecido pela sigla IPA.

“A pronúncia correta é “Ai pi ei”, mas tudo bem falar IPA.”

Expert em Cervejas José Padilha

O estilo IPA se originou na Inglaterra há quase 200 anos. Tudo começou quando as Pale Ale inglesas estragavam a caminho da Índia e os ingleses tiveram a brilhante ideia de colocar mais lúpulo na cerveja por ser um excelente conservante natural.

Mas foi na Califórnia que, em 1975, foi oficialmente criada a primeira American IPA que é o padrão atual do estilo que dominou o mundo: uma cerveja muito aromática, mais amarga, com notas frutadas cítricas e mais alcoólica, porém com grande frescor vindo do lúpulo americano, mais cítrico que o utilizado na English Pale Ale.

Lúpulo: o principal ingrediente responsável pelo amargor da cerveja.

As cervejas American IPA são aquelas que respeitam a receita criada em 1975 na Califórnia: um pouco amargas mas com destaque para o lúpulo. As mais encorpadas e pronunciadas, portanto, são Imperial IPA e Douple IPA.

Todavia, apesar do amargor pronunciado, existem as IPA mais fáceis de beber, como as Session IPA, mais leves e cítricas, de menor teor alcoólico.

A nomenclatura que classifica o amargor de uma cerveja é o IBU, que vai de 0 a 100, e você encontra descrito nos rótulos.

Session IPA: amargor equilibrado

Se você procura uma cerveja lupulada para um clima mais ameno, as Session IPA são de maior drinkability e menor teor alcoólico, seguidas pelas American IPA, de notas florais e cítricas.

Para o catálogo de primavera Zona Sul, o Expert José Padilha selecionou cervejarias artesanais brasileiras como Bodebrown, Odin, Roleta Russa, Brewpoint Co., Old School e muito mais para você apreciar.

Um destaque é a Bodebrown Trooper, uma India Pale Ale (IBU 21) criada em parceria com Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, que apresenta baixo amargor em função dos nibs de cacau adicionados à receita, que trazem suave sabor de malte, notas sutis de cacau, chocolate branco e manga.

Vai bem com avestruz, fondue de queijo, paella, presunto cru, carne assada, batatas gratinadas.

Conheça mais rótulos fabricados pela Bodebrown:

Bodebrown por José Padilha.

Italian Grape Ale: um estilo diferenciado

Alguns estilos não são muito conhecidos pelos cervejeiros, mas merecem sua atenção pela experiência incrível que podem proporcionar. Um deles é o Italian Grape Ale, que pode ser muito bem representado pela cerveja brasileira Leopoldina, premiada como a melhor do mundo no concurso Brut Beers 2021 e Country Winner 2021 e bronze no concurso Brussels Beer Challenge 2021.

A Leopoldina Italian Grape Ale traduz a perfeita união de dois mundos, o da cerveja e do vinho! A produção dessa cerveja está ligada ao terroir do Vale dos Vinhedos, pois leva em sua composição o mosto da uva Chardonnay, dos reconhecidos vinhos da Casa Valduga.

Elaborada pelo método tradicional com segunda fermentação na garrafa, é elegante e seca. Com marcantes notas da uva Chardonnay, complementado pelas notas frutadas e condimentadas.

Características

Leopoldina por José Padilha.

Mais rótulos perfeitos para um clima ameno

Por fim, se você se identificou com as dicas do Expert José Padilha para deixar a sua estação amena com um sabor equilibrado, porém não menos marcante, está na hora de baixar o seu catálogo de cervejas de primavera Zona Sul.

A publicação é uma novidade para os cariocas de coração e conta com muita informação, além de uma lista criteriosa de cervejas que merecem seu brinde e tudo que você precisa para saber fazer suas escolhas com propriedade.

Confira a publicação completa e faça um brinde à primavera!