Se existe um tempero que o Chef Diogo Ramos não dispensa é a brasilidade! Carioca de nascença, Diogo é filho de pais baianos, herança cultural que se reflete em suas criações. Apaixonado por ervas aromáticas e um bom azeite de dendê, Diogo contou para a equipe do Gastronomia Carioca como é o seu dia a dia como Chef Zona Sul, com direito a dicas e receitas exclusivas em uma rápida e gostosa entrevista.

Aqui você vai ver:

Quem é Diogo Ramos

Diogo Ramos é nascido no Rio de Janeiro, mas sua família é baiana, o que tornou sua paixão pela culinária regional sua profissão. Formado em gastronomia e pós-graduado, Diogo também é formado em História pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Atualmente, o Chef une sua dupla formação dedicando-se a pesquisas sobre a gastronomia africana, suas origens e fundamentos.

Em 2003, Diogo iniciou sua carreira na gastronomia como cozinheiro. Depois disso, concluiu o curso de chef executivo de cozinha pelo Senac e foi em busca da graduação e novas experiências. Atualmente Diogo Ramos faz parte do time de Chefs Zona Sul, aperfeiçoando-se continuamente e criando menus diferentes a cada dia para o Salada Bar e o Café da Manhã do supermercado mais amado do Rio.

“Minha trilha gastronômica sempre se deu nos estudos relacionados a gastronomia africana e baiana.”

Chef Zona Sul Diogo Ramos

A rotina de um Chef Zona Sul

Diferentemente dos restaurantes ou eventos, os serviços do Salada Bar e Café da Manhã Zona Sul oferecem diariamente um buffet variado, tendo como objetivo o aproveitamento integral dos alimentos e as opiniões dos clientes, que são o foco principal da gastronomia Zona Sul.

Para inovar com criatividade e afeto a cada dia, o Zona Sul conta com um time de Chefs especializados em criar histórias e experiências em forma de receitas. Diogo Ramos faz parte dessa seleção incrível de profissionais dedicados aos cariocas de coração.

Sendo assim, a rotina do Chef Diogo Ramos envolve muito mais do que pensar novos pratos, mas transformar cada matéria-prima em experiências únicas, contando com a colaboração de uma equipe dinâmica e dedicada.

“Trabalhar no Zona Sul em relação a um restaurante ou evento é a forma de como se faz cada preparação. Essa é a diferença: levar sabores, cores, formas e intensidade para nosso cliente.”

Chef Zona Sul Diogo Ramos

Receitas com o toque do Chef

Assim como cada Chef Zona Sul tem aquela especialidade preferida, Diogo confessa que, sem dúvidas, a sua paixão mora na gastronomia brasileira, nos temperos e suas variadas formas de aplicação. Entre os pratos favoritos dos clientes estão moqueca, acarajé e arroz de frutos do mar com jeitinho baiano.

“Meu toque de chef é o cominho, o dendê, o alho, coentro. Um toque bem brasileiro!”

Chef Zona Sul Diogo Ramos

Que tal colocar um pouco mais de brasilidade do seu dia a dia com as receitas do Chef Diogo? Confira as receitas e faça você mesmo.

Arroz de frutos do mar à moda baiana

Na culinária da Bahia não pode faltar cor, tempero e um toque especial que só a Bahia tem. O arroz de frutos do mar à moda baiana do Chef Diogo vai surpreender o seu paladar com a finalização utilizando banana prata!

Ingredientes

  • 500g de arroz branco
  • 1 cebola
  • 3 cabeças de alho
  • 100 mL de azeite de dendê
  • 300g de camarão
  • 200g de lula
  • 2 unidades de banana prata
  • 400g de pimenta biquinho
  • 300g de bacon
  • 1 pimentão verde
  • 400g de quiabo
  • 1 coentro

Modo de preparo

  1. Cozinhar o arroz branco separadamente com 2 cabeças de alho bem batido.
  2. Em uma outra panela refogar 1 cabeça de alho, bacon, pimentão bem pequeno no azeite de dendê.
  3. Refogar juntos o camarão e a lula.
  4. Na sequência, após o refogado, juntar tudo no arroz branco e acrescentar a pimenta biquinho.
  5. Em seguida cortar em rodelas o quiabo e grelhar numa frigideira com um pouco de azeite de oliva até dourar. Em seguida, acrescentar no arroz e aproveitar para grelhar as bananas cortadas no azeite.
  6. Sirva as bananas grelhadas por cima do arroz.

Bolinho de estudante

Uma receita para todo mundo ficar com gostinho de “quero mais”. Afinal, ninguém vai conseguir comer um só.

Ingredientes

  • 4 cocos secos
  • 4 xícaras de farinha de tapioca granulada
  • 2 xícara de açúcar para o bolinho
  • 1 pitada de sal
  • 1 coco seco ralado (Quasi Pronto)
  • 1 xícara de açúcar + 1 colher de chá de canela para polvilhar
  • 1 litro de óleo

Modo de preparo

  1. Descasque os cocos secos. 
  2. Bata os 4 cocos no liquidificador para extrair todo o leite dele.
  3. Coe e descarte o bagaço. 
  4. Tempere o leite com o sal e o açúcar. 
  5. No leite, misture a farinha de tapioca granulada. Mexa bem para a farinha absorver todo o leite. 
  6. Deixe a mistura repousando 4 horas dentro da geladeira. 
  7. Adicione o coco ralado, misture e faça os bolinhos. 
  8. Frite em óleo bem quente e passe na mistura de açúcar e canela.

Para aprender mais sobre gastronomia

Se você ama aprender sobre o mundo da gastronomia, seja através de receitas ou degustações, os Chefs Zona Sul também oferecem workshops na Estação Sabores Zona Sul.

Com um espaço preparado com equipamentos modernos e muito conforto para receber os cariocas de coração, a Estação Sabores se divide em duas salas localizadas nas lojas Santa Mônica – Av. das Américas, 8.888, Barra da Tijuca e Ipanema – Rua Barão da Torre, 220.

Além do conhecimento dos Experts e Chefs Zona Sul, as aulas também contam com profissionais convidados e renomados, das mais variadas áreas. Deu vontade de virar Chef? Que tal participar do concurso Chef do Coração Zona Sul?

“Uma dica para quem quer virar chef é estudar e testar receita a receita. Trabalhar incansavelmente e pesquisar bastante ate alcançar o melhor de cada resultado.”

Chef Zona Sul Diogo Ramos

Deguste e viva o melhor da gastronomia no supermercado mais amado do Rio, um lugar para comer e viver bem!