Se você aprecia vinhos italianos, está na hora de conhecer mais sobre as diferenças e características das principais regiões vinícolas do Norte, Centro e Sul da Itália, um dos principais países do Velho Mundo. Prepare-se para viajar sem sair de casa, conhecendo as principais características, terroir, harmonizações e receitas. Siga as dicas do guia dessa viagem, o Expert em Vinhos Cláudio Pinto e aproveite!

Aqui você vai ver:

Infográfico regiões produtoras de vinho da Itália por Zona Sul.

Norte da Itália: frescor e a elegância

O norte da Itália é uma perfeita tríade de combinação de gastronomia, cultura e paisagens. Com uma diversidade geográfica que vai dos Alpes nevados às colinas suaves e costas mediterrâneas, essa área abriga alguns dos terroirs mais prestigiados da Europa. De forma geral, o norte italiano é marcado pelo clima fresco, refletindo na produção de vinhos com maior acidez, aromas de frutas frescas e ervas.

As regiões vinícolas do norte da Itália são:

  • Piemonte
  • Liguria
  • Lombardia
  • Trentino-Alto Adige
  • Veneto
  • Friuli-Venezia Giulia
  • Emilia-Romagna

Conheça as características de algumas delas, rótulos e harmonizações.

Ligúria

Ligúria é uma região costeira que faz quem é do Rio se sentir em casa. O clima de Ligúria lembra as tardes cariocas à beira-mar.

Vinhos brancos Vermentino se destacam nessa região, e vão bem com frutos-do-mar e pratos leves al pesto, como o vinho Lupi, que você encontra no Zona Sul.

Já o Rossese di Dolceacqua, um tinto delicado e frutado, acompanha bem carnes brancas e queijos suaves. Se você procura um vinho exclusivo da região, aposte no Rossese di Dolceacqua, de denominação de origem controlada (DOC).

Para combinar com o frescor da Ligúria, aproveite para preparar uma Bruschetta di Capri, receita disponível no e-book Receitas Fáceis de Verão para fazer em casa.

Na Ligúria, os vinhos brancos como Vermentino combinam perfeitamente com pratos leves como o famoso pesto.

Piemonte

O Piemonte, localizado no noroeste da Itália, é uma das regiões vinícolas mais renomadas do mundo, conhecido por seus vinhos elegantes e de longa guarda. Com mais de 60 denominações de origem, o Piemonte valoriza vinhos varietais, que expressam com precisão o solo e o clima local.

Com clima continental e influência dos Alpes, o terroir favorece uvas como a Nebbiolo, base dos icônicos vinhos Barolo e Barbaresco — tintos complexos e estruturados. Entre os mais versáteis, estão vinhos como os Barbera d’Alba e Dolcetto d’Alba.

Para apreciar a identidade de Piemonte na taça, você pode apostar no vinho Langhe Nebbiolo Fontanafredda DOC, que combina com pratos mais condimentados e queijos curados como Pecorino, Grana Padano ou parmesão.

Vêneto

O Vêneto é uma região localizada entre os Alpes e o mar Adriático. Devido à diversidade de microclimas, os solos variam entre calcário, argila e até áreas vulcânicas, contribuindo para a produção de vinhos com perfis muito distintos.

Entre os vinhos mais famosos da região está o Prosecco, feito com a uva Glera — ideal para aperitivos e pratos leves como sushi ou saladas.

Nos tintos, o destaque vai para os Valpolicella — Ripasso, Amarone e Recioto —, que vão dos mais leves aos mais encorpados, versáteis para pratos desde massas e pizzas até sobremesas, dependendo da variedade escolhida.

Friuli

A região de Friuli é especialista em brancos elegantes e aromáticos como Friulano, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc, devido ao terroir que favorece a expressão mineral.

A região também é conhecida por seus vinhos laranja, feitos com uvas brancas fermentadas com as cascas. São complexos e combinam com pratos exóticos ou queijos de casca lavada.

Centro da Itália: sabores da Toscana e muito mais

A região central da Itália é berço de alguns dos vinhos mais emblemáticos do país, como os tintos da Toscana e os elegantes brancos da Umbria e Marche. Com clima mediterrâneo, solos variados e uma riquíssima tradição vinícola, essa área se destaca pelas uvas autóctones, utilizadas para produzir vinhos de grande personalidade.

As regiões produtoras de vinho do centro da Itália são:

  • Toscana
  • Umbria
  • Marche
  • Lazio
  • Abruzzo
  • Molise
  • Emilia-Romagna

Conheças as características das principais delas e aproveite para viajar pelos sabores com indicações de rótulos regionais e pratos para harmonizar.

Toscana

A Toscana é uma das regiões vinícolas mais famosas não só na Itália, mas globalmente. Marcada pelo clima mediterrâneo, solos ricos e colinas, a Toscana é a terra da Sangiovese, uva que dá origem a vinhos como Chianti, Brunello di Montalcino e Montepulciano, vinhos DOCG, nível mais alto de qualidade na hierarquia italiana.

Se quiser harmonizar um tradicional Chianti, experimente com massas ao molho de tomate como um Girasolini Straciadoro, carnes grelhadas e queijos curados.

Dica: Girasolini Straciadoro por Zona Sul.

Os vinhos mais modernos, com normas mais abertas de produção, são chamados Supertoscanos, e combinam uvas internacionais como Cabernet Sauvignon e Merlot com técnicas inovadoras.

A Toscana possui mais de 60 denominações de origem e é o coração da enocultura italiana.

Não faltam opções de toscanos para escolher no seu supermercado do coração, e você pode variar nas opções com as sugestões do Expert Claudio Pinto.

Abruzzo

Abruzzo, no centro-sul da Itália, tem clima e solo ideais para vinhos. O destaque fica por conta do Montepulciano d’Abruzzo, tinto encorpado e acessível, mas que se apresenta também em versão DOCG. Além do ícone da região, Abruzzo também produz brancos como Trebbiano e Pecorino, além do rosé Cerasuolo d’Abruzzo, feito com a uva Montepulciano, frutado e versátil.

Além das uvas locais, a região cultiva variedades internacionais como Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

“Montepulciano vai combinar com todo tipo de pizza”.

Expert Zona Sul em Vinhos Claudio Pinto

Sul da Itália: sob o sol do Mediterrâneo

O sul da Itália é uma região vinícola marcada por clima ensolarado, solos diversos e brisas marítimas: terroir ideal para vinhos intensos e expressivos. Seus tintos são encorpados e seus brancos, frescos e aromáticos. De Puglia a Sicília, cada área revela sabores únicos. Conheça todas as regiões vinícolas do ensolarado sul da Itália:

  • Puglia
  • Basilicata
  • Calábria
  • Sicília
  • Sardenha

Que tal descobrir sobre as principais delas?

Sicília

A Sicília é uma região produtora de vinhos que vão acompanhar a sua refeição da entrada à sobremesa.

Entre os brancos regionais mais que se destacam, estão Grillo, Catarratto e Carricante: vinhos frescos, aromáticos e perfeitos para harmonizar com frutos-do-mar e pratos mediterrâneos.

Já os tintos sicilianos, como o Nero d’Avola, são encorpados, frutados e com taninos macios, enquanto o Nerello Mascalese, oferece elegância e mineralidade, especialmente nos vinhos do Etna Rosso.

Por fim, para a sobremesa, nada melhor que o notável Marsala, vinho fortificado que, assim como o lusitano vinho do Porto, combina com pratos marcantes e para acompanhar receitas doces.

Os tintos sicilianos, como o Nero d’Avola e o Etna Rosso (feito com Nerello Mascalese), são encorpados, com notas de frutas negras, especiarias e toques terrosos. Já os brancos, como o Grillo e o Catarratto, são frescos, cítricos e perfeitos para dias quentes.

Puglia

A Puglia fica no “salto da bota” italiana. Com clima quente e solos férteis, seu terroir favorece vinhos tintos encorpados e frutados. As uvas emblemáticas da região são Primitivo e Negroamaro.

Ao Sul de Puglia, mais especificamente na região de Manduria, são fabricados vinhos a partir da uva Primitivo. Além de tintos, essa casta também dá origem a vinhos rosés de excelente qualidade!

Experimente combinar seu Primitivo Di Manduria com pratos de caça, carnes exóticas, aves de sabor marcante e massas com molho de tomate.

Explore mais destinos pelos sabores da Itália

Que tal estender sua viagem pelos sabores da Itália sem sair do conforto do seu lar? Você tem diferentes meios para chegar ao seu destino.

Um deles é por meio da Estação Sabores: aulas, experiências e degustações com Experts, Chefs Zona Sul e convidados, sempre trazendo um tema novo para mergulhar na gastronomia.

Outra forma é acompanhando as seleções especiais dos catálogos de vinhos da Zona Sul, que contam com rótulos de qualidade, dicas, harmonizações e sempre muitas curiosidades sobre o universo da vitivinicultura. Ainda no mundo das publicações, os e-books de receitas também auxiliam no roteiro gastronômico internacional.

Por fim, mais maneira de viajar pelo mundo dos sabores é conhecendo a cultura e as receitas dos países é ficar por dentro informações que você encontra sempre por aqui, no Gastronomia Carioca! Confira o que mais você pode aprender sobre a culinária italiana e convide quem será seu companheiro de viagem nessa deliciosa aventura.