O tomate é um dos símbolos da gastronomia italiana. As receitas al pomodoro não são poucas, assim como as variedades de tomates cultivadas no país. Mas você sabia que somente uma pequena porcentagem do que é produzido na Itália chega ao Brasil? Conheça a iniciativa Meu Tomatì, que fomenta a expansão da cultura do tomate italiano na gastronomia pelo mundo, e aproveite para pedir os ingredientes perfeitos para sua receita típica no supermercado mais amado do Rio.

O tomate italiano

O que você pensa ao ouvir falar sobre tomate italiano? Apesar do tomate italiano ser classificado um dos tipos de tomate mais queridos entre os chefs, na Itália há muito mais variedades desse ingrediente altamente utilizado na gastronomia do país. Afinal, o que seria da culinária italiana sem o típico pomodoro?

O tomate é típico das Américas, principalmente na região da Cordilheira dos Andes, e foi aqui no nosso continente que ele foi “descoberto” pelos europeus no século XVI, que o batizaram de pomi d’oro (pomo dourado). O fruto se adaptou bem ao clima mediterrâneo e se tornou ingrediente certo na dieta de países como a Itália e Espanha.

Entre os tipos de tomates comuns na Itália estão o Daterrini, utilizado principalmente para a produção de molhos, o Cuore di Bue, grande e com um peculiar formato com gomos, entre outros como San Marzano, Perino, Grappolo e muito mais.

Entretanto, o popular tomate italiano no Brasil possui formato alongado, é bem carnudo e possui poucas sementes e menos água. Por ter gosto doce e forte, é ideal para molhos e até drinks como o famoso Bloody Mary, além de sucos.

No Zona Sul, você encontra seu tomate italiano das mais variadas formas, como os orgânicos Bio Vida ou os tomates pelados prontinhos para sua receita, da linha Quasi Pronto.

O que é o Projeto Meu Tomatì?

A fim de fomentar o consumo do tomate italiano e conscientizar sobre a excelência da hortaliça e seus derivados, como o tomate em polpa ou tomate pelado, o Projeto Meu Tomatì chega ao Brasil. O projeto é uma iniciativa da organização italiana OI Pomodoro Industria Bacino Centro Sud e, no Rio de Janeiro, implementado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, que convida consumidores e profissionais do setor a embarcarem juntos em uma jornada gastronômica única.

Na Itália, o período de colheita dos tomates acontece nos meses de julho, agosto e setembro.

A Itália produz, por ano, cerca de 5 milhões de toneladas de tomate, o que corresponde a 15% da produção mundial. Mas grande parte do que é produzido fica na Europa, Ásia e África. O objetivo do projeto é fazer com que a qualidade dos tomates produzidos no país alcance também o mercado brasileiro.

Além de abordar o uso do tomate na gastronomia, o Meu Tomatì também informa sobre a origem controlada, técnicas sustentáveis de produção e os padrões de segurança.

Marcas italianas que você encontra no Zona Sul

O Zona Sul, fundado por italianos e carioca de coração, não poderia ficar de fora dessa ideia. Por isso, conheça algumas marcas que levam consigo o sabor e a essência da Itália em forma de ingredientes para suas receitas.

San Francesco

Nascida na Itália e feita para os cariocas. San Francesco é uma marca exclusiva Zona Sul de molhos, como Alfredo, pesto e molhos de tomates.

Além dos molhos, você também encontra tomate em cubos e tomate pelado para receitas, como essa de gnocchi caprese da Chef Zona Sul Thays Costa.

Gnocchi Caprese por Thays Costa.

Alce Nero (orgânicos)

A Alce Nero é uma marca focada na produção orgânica, com matérias primas cultivadas sem produtos químicos de síntese. A passata de tomate Alce Nero é produzida com tomates 100% italianos. Após a seleção e lavagem, a casca é removida dos tomates por vapor; somente depois os tomates são triturados e concentrados.

O purê de tomate orgânico Alce Nero é preparado sem aditivos ou sal adicionado.

Muraca

Muraca é uma marca italiana que fabrica seus produtos em parceira com agricultores diretos da Calábria. Com variedades como molhos para bruschetta, tomates secos, azeitonas e temperos, Muraca é uma representante do sabor italiano que você encontra no Zona Sul.

O tomate seco Muraca pode ser o ingrediente perfeito para seu fusilli ao funghi, receita do Chef Zona Sul Leo Salgueiro. Aperte o play e prepare sua massa:

Fusilli ao funghi com tomate seco por Leo Salgueiro.

De Cecco

De Cecco é a representação da gastronomia italiana. Entre os produtos da marca estão molho de tomate, azeite, as mais variadas massas e farinha para uma boa e típica polenta italiana!

A De Cecco usa apenas tomates cultivados na Itália e colhidos no grau certo de maturação, para trazer o aroma e o sabor típicos dos tomates italianos para a sua mesa.

Para utilizar sua passata De Cecco em uma receita tipicamente italiana, aprenda o passo a passo de uma burrata com caponata com o Chef Zona Sul Thiago Rossetti:

Burrata com caponata por Thiago Rossetti.

Calugi

De Castelfiorentino, no conhecido Vale d’Elsa, na Toscana, o Zona Sul traz com exclusividade trufas e produtos trufados Stefania Calugi uma empresa familiar fundada em 1987.

Stefania Calugi produz suas próprias trufas e seleciona produtores da região, oferecendo também uma grande variedade de produtos trufados como o molho de tomate italiano com trufas negras, ideal para consumir com massas curtas ou longas, risotos, acompanhar carnes brancas e vermelhas. Ou ainda o pesto rosso, com tomates secos e trufas negras.

Receitas italianas (com tomates)

Com todas essas dicas sobre tomates italianos e marcas que você encontra no supermercado mais amado do Rio, que tal se inspirar nos e-books de receitas elaborados pelos Experts e Chefs Zona Sul?

Com diversas edições já publicadas, os e-books Sabores da Itália reúnem pratos típicos do “país da bota” como o malfatti com molho de tomates do Expert André Guedes, ou o gnocchi alla Sorretina do Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro.