Salgada, doce, pequena, grande ou tamanho família: pizza todo mundo gosta! Entretanto, apesar de ser um prato completamente democrático e delicioso, pouca gente prepara sua pizza em casa. O tour gastronômico pelas pizzarias pode ser um incrível passeio, mas você também pode colocar o seu pizzaiolo interior para trabalhar e criar receitas incríveis! Ainda mais se tiver uma mãozinha dos Experts e Chefs Zona Sul. Fique de olho e mão na massa!

Aqui você vai ver:

O dia nacional da pizza

A pizza é tão querida pelos brasileiros que tem um dia só dela! No Brasil, a pizza chegou junto com os imigrantes italianos por volta de 1910, mais especificamente na cidade de São Paulo. A primeira pizzaria da cidade ficava situada no bairro do Brás, o que tornou o bairro bastante conhecido.

Anote na agenda: 10 de julho é Dia Nacional da Pizza!

Já o Dia Nacional da Pizza foi criado em 1985 pela Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo como resultado de um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de pizzas em âmbito estadual. O evento deu tão certo que foi determinado que o último dia do concurso, 10 de julho, passasse a ser o Dia Nacional da Pizza.

Receitas de pizza

Para celebrar um dos pratos mais amados do mundo, você pode ir além da experiência de degustação e participar de todo o processo do seu preparo. Convide as crianças para uma bagunça em família e comemore o Dia da Pizza fazendo sua receita completa!

Primeiro, a massa

Tudo começa com a massa! Quem ensina a preparar a base da sua redondinha é o Expert Piero Cagnin. Veja o passo a passo:

Massa de pizza por Piero Cagnin.

Também é possível optar pelas massas prontas e customizar apenas os recheios. Para isso, basta escolher a massa pronta e resfriada Panetto, que você só encontra no Zona Sul.

Outra possibilidade é adquirir as pizzas resfriadas semiprontas Panetto e incrementá-las com mais ingredientes e combinações deliciosas, como transformar uma tradicional pizza de mozzarella em uma versão gourmet de presunto de Parma com champignon, por exemplo.

Customizando sua pizza

Com a massa em mãos é hora de pensar no recheio, que é aquele momento único e especial. Mas em meio a tantas opções de ingredientes, como saber quais combinar? Pensando nisso, aqui você vai conferir algumas ideias dos Experts e Chefs Zona Sul para criar um sabor equilibrado e surpreendente para sua pizza.

Camarão com cream cheese por Thays Costa

Para os apaixonados por frutos do mar, a Chef Zona Sul Thays Costa ensina rapidamente a montar uma saborosa pizza de camarão. Dá pra sentir o cheirinho da pizza saindo do forno!

@zonasulsupermercado #DiaDaPizza chegando e você já sabe como vai customizar a sua? Vem ver a #dica da #ChefZonaSul Thays Costa #pizza #camarão #shrimp #minhareceitatiktok ♬ som original – Zona Sul

Frango com catupiry + berinjelas grelhadas por Piero Cagnin

Um supercombo para aprender em um único tutorial com o Expert da Pizzaria e Spaghetteria Zona Sul Piero Cagnin. Se você conhece alguém que não gosta de berinjelas, a chance de mudar de opinião pode ser agora! E para quem ama frango na pizza, aquele toque especial do Catupiry faz a diferença.

Customizando pizzas com Piero Cagnin.

Presunto de Parma com champignon por Piero Cagnin

Atenção para um truque de mágica! O Expert Piero Cagnin ensina a transformar sua pizza semipronta de muçarela Panetto em uma versão mais elegante e gourmet com presunto de Parma champignon refogado.

Pizza Zona Sul incrementada por Piero Cagnin.

Pizzas fora da caixinha

Quer fugir do padrão ousar com receitas bem fora da caixinha, sem utilizar a massa feita com farinha convencional? Por aqui também tem pizza diferentona!

Pizza low carb de couve-flor por Lorena Abreu

É possivel fazer sua pizza sem utilizar farinha de trigo! A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu tem uma receita low carb utilizando farinha de amêndoas e couve-flor, que vai fazer você comer sem culpa.

Ingredientes

  • 1 xícara de couve-flor crua batida no liquidificador ou processador até virar uma farofa
  • 1 xícara de farinha de amêndoas
  • 1 ovo
  • Pitada de sal
  • Fio de azeite
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate caseiro
  • 4 colheres de sopa de queijo mozarela de búfala ralado (vendido em peça)
  • 1 xícara de tomate em rodelas ou 10 tomates cerejas cortados ao meio
  • Folhinhas de manjericão e orégano seco a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno à 210ºC. Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Unte uma frigideira média antiaderente com um fio de azeite e despeje a massa e espalhe para ficar uniforme. Asse por 20 minutos ou até a massa ficar bem sequinha.

Use um pano ou luva para segurar no cabo da frigideira e solte a massa com a ajuda de uma espátula. Assim que ela soltar, coloque o molho, o queijo, orégano, tomate e orégano novamente. Volte ao forno e asse até o queijo derreter.


Pizza de pão de queijo

Imagina esse casamento: pizza com massa de pão de queijo. É claro que dá match!

Aperte o play e descubra como transformar o pão de queijo Nuu em uma massa bem saborosa para sua pizza. Para quem não quiser perder tempo na cozinha, a novidade já vende prontinha pra ir ao forno.

Pizza de pão de queijo Nuu por Erik Nano.

As versões prontas estão disponíveis nos sabores margherita e frango defumado. Mas para deixar sua receita ainda mais mineira, que tal testar na versão doce, com goiabada? Fica a dica!

Vinhos para harmonizar com pizza

Para um momento especial, nada melhor do que um vinho de qualidade para combinar com sua pizza. Não existe uma fórmula única para combinar a bebida com pizza em geral, pois a harmonização depende dos ingredientes utilizados.

“Harmonização é ingrediente. O vinho deve enaltecer o sabor da comida e vice-versa.”

Chef Zona Sul Beth de Sá

Para combinar com sua pizza de margherita, que é um sabor tradicionalmente italiano, a dica do Expert Dionísio Chaves é escolher vinhos italianos, para uma harmonização por região. Vinhos Sangiovese, Chianti ou Barbera vão muito bem! Você sabe como foi inventada a pizza Margherita?

Para saber ainda mais possibilidades de harmonização de vinhos com pizzas, baixe o catálogo de vinhos de inverno Zona Sul 2022.

Vinhos para pizza

Por fim, se você quiser provar a pizza da massa fininha mais crocante e famosa do Rio, basta dar um pulo na pizzaria Zona Sul mais perto de você e comemorar o Dia da Pizza sem sair do supermercado mais carioca de coração!