Não é só um sanduíche, tampouco um lanchinho. Mais do que uma simples soma de pães, carnes, complementos e molhos, o hambúrguer reúne amigos, combina com qualquer ocasião e tem uma legião de admiradores. Por isso, preparamos essa lista especial para os burguermaníacos cariocas de coração, com hamburguerias espalhadas pelo Rio de Janeiro que merecem sua atenção, sua visita ou seu pedido delivery. Confira a lista e aprecie cada mordida!

O roteiro do nosso tour

Para aparecer na nossa segunda e seleta lista de TOP hamburguerias do Rio, a equipe de editores do Gastronomia Carioca teve uma difícil tarefa: experimentar e aprovar os hambúrgueres (que chato, não é mesmo?).

Além disso, cada restaurante listado aqui tem um delicioso diferencial, como burgers feitos exclusivamente com pescados, uma hamburgueria dedicada ao mundo dos jogos, uma número 1 em smash burgers, entre outras suculentas curiosidades.

Antes, porém, de se arrumar para esse delicioso passeio gastronômico, aprenda também a harmonizar cervejas com o tipo de hambúrguer escolhido. Assim você já vai saber qual bebida pedir para acompanhar seu quitute.

Aproveite para harmonizar cervejas e hambúrgueres com o Expert José Padilha.

Confira a lista:

  1. Original Burguer
  2. Marola Sanduicheria
  3. Vikings
  4. Bullguer
  5. Le Max Hamburgueria
  6. Buzza Burguer
  7. SHEESH!
  8. Ludogrill
  9. Sabor DOC Sanduíches
  10. Zona Sul!

1 – Original Burguer

Com duas lojas situadas na Ilha do Governador e no Recreio dos Bandeirantes, a Original Burguer @originalburguer também realiza entregas em todo o Rio. Com sabores variados para todos os gostos, oferece também versões “fora da caixinha”, como um burger de pão de pimenta com gorgonzola, australiano com cebola caramelizada, vegetariano e até mesmo um smash burger triplo.

Endereços:

  • Ilha do Governador: Estrada do Galeão, 2.733 – Loja B.
  • Recreio dos Bandeirantes: R. Fernando Leite Mendes, 101, loja F.

2 – Marola Sanduicheria

Para quem tinha vontade de provar os famosos hambúrgueres de siri de um famoso desenho animado repleto de lulas, moluscos e esponjas, pode sentir o sabor real dessa iguaria. A Marola Sanduicheria @marola.sanduicheria é a mais nova criação do chef Thomas Troisgros, já conhecido pela sua aclamada T.T.Burger, hamburgueria para os amantes de carne, entre outros sucessos gastronômicos.

Entre as especialidades estão hambúrgueres de atum, de camarão, salmão e o incrível “Siriju”, carne de fibra de caju vegetal e com deliciosos temperos do Norte e Nordeste no Brasil, com picles de cebola roxa e ketchup de páprica defumada. Todos os pescados utilizados nas receitas são Frescatto, o que significa que são de primeira qualidade.

Mais do que oferecer sandubas de pescados, Marola oferece uma deliciosa tendência que veio pra ficar.

Para experimentar o seu Marola, basta pedir delivery.

3 – Vikings

O primeiro restaurante temático nórdico do Brasil, a hamburgueria Vikings @vikings.br leva o tema realmente à sério. Do ambiente aos nomes dos pratos, o restaurante ainda conta com uma receita exclusiva de Hidromel, bebida conhecida como “o néctar dos deuses”.

Além de realizar entregas, a Vikings possui lojas em 7 bairros distintos do Rio de Janeiro e na charmosa região de Penedo. Para quem fica sempre na dúvida do que pedir, a deliciosa solução é experimentar o rodízio de mini burgers e entradas, disponível às terças e quartas-feiras a partir das 18h.

4 – Bullguer

Foi a hamburguria Bullguer @bullguer que trouxe o primeiro smashburger para o Brasil. Criado em 2015, o Bullguer tem diversas unidades espalhadas pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, com lojas em Ipanema e Tijuca, além dos atendimentos delivery.

Além do seu clássico burger prensado, o Bullguer traz uma novidade reinventada e plant-based, utilizando NotBurger e NotMayo, ingredientes da NotCo. A mesma textura, o mesmo sabor, a mesma suculência, mas 100% feito de plantas.

Que tal provar o sabor de um bom e delicioso Bullguer?

Endereços no Rio de Janeiro:

  • Rua Barão da Torre, 510. Ipanema
  • Av. Maracanã, 987. Tijuca (Shopping Tijuca)

5 – Le Max Hamburgueria

Na descrição da bio da @lemaxhamburgueria a gente já fica com fome: “a hamburgueria número 1 do Rio”. Com lojas espalhadas por diversos bairros cariocas, a Le Max também efetua pedidos através de um app próprio.

Os sabores são tão variados quanto os nomes dos burgers e hoje pode ser o dia perfeito de pedir um Xmurf (hambúrguer de cogumelo), um Exterminador do Futuro (feito com proteína vegetal Fazenda Futuro) ou ainda um Kevin Bacon, de picanha bovina com cheddar e claro, muito bacon.

“Até chegar aos resultados perfeitos e totalmente harmonizados, testamos exaustivamente. Para a carne ficar no ponto ideal de suculência e sabor, utilizamos equipamentos de última geração.”

Chef Hugo Grillo, Le Max Hamburgueria

6 – Buzza Burguer

Se você achava que o smash burger era só uma tendência, a Buzza Burguer @buzzaburguer pode provar que é uma delícia que veio pra ficar. Com um menu quase 100% dedicado aos prensados, tem opções vegetarianas, com smashs de 70g para as crianças e uma opção tripla para quem tá com fome de hambúrguer.

Para quem curte uma sobremesa, a boa notícia é que os sócios-fundadores do Buzza Burguer Juliano Laham, Ronny Kriwat e Andrey Lopes, estão com uma novidade na área: é o Gattô Banoffee @gattobanoffee, cujo carro-chefe é a torta inglesa de banana com doce de leite.

Endereço: Av. Ator José Wilker, 400 Loja 125 – Barra da Tijuca. Peça também delivery.

7 – SHEESH!

Ainda sobre os prensados na chapa, que tal provar o smash burger número 1 da cidade? SHEESH! @sheesh.burger é vencedor do prêmio Veja Rio Comer & Beber 2020/2021. Servidos em ponto rosado e bem suculentos, os smashs são variados. Um dos destaques é o trufado, com aioli, azeite de trufa branca e salsa de trufa negra.

E de sobremesa, ainda tem muito sabor nos potinhos para você conferir.

8 – Ludogrill

Ludogrill @ludogrill é aquele lugar pefeito para ir com os amigos para comer e jogar!

Além do sabor e da variedade dos hambúrgueres disponíveis no cardápio, drinks e sobremesas, o restaurante é uma verdadeira biblioteca da diversão e conta com mais de 400 jogos de tabuleiro no acervo, além de eventos direcionados a quem ama a cultura geek.

Endereço: Rua Uruguai, 266 – Tijuca. Também atende delivery.

9 – Sabor DOC Sanduíches

Não é à toa que Marcelo Malta é Expert Zona Sul em carnes desde 2019. Conhecedor do assunto, tanto na teoria quanto na prática, Malta fundou restaurantes de sucesso, como o premiadíssimo Malta Beef Club e o Sabor DOC, que possui sua vertente dedicada aos burgers, a Sabor DOC Sanduíches.

Com opções pra lá de incríveis, como o sanduíche de rabada defumada com aioli de agrião, ou o  Brisket de peito bovino e picles de cebola roxa, o menu também oferece os famosos smash burgers, com cheddar e fritas, para quem quer sentir o gostinho da infância com uma qualidade sem igual.

10 – Zona Sul!

Todo carioca de coração sabe que o Zona Sul é um lugar para comer e viver bem, muito além das compras. Ou seja, para quem deseja apreciar um suculento e tostadinho hambúrguer, nem precisa sair do supermercado mais amado do Rio para aproveitar. Confira as lojas com o serviço disponível e caia de boca!

Tem a versão sem pão: somente a carne no prato acompanhada de uma cesta de batatas fritas; ou a opção do hambúrguer artesanal gourmet: com 200g de carne, queijo meia cura, molho Ranch e bacon.

Todavia, se você estiver no Zona Sul pensando em comprar os ingredientes para fazer o seu próprio hambúrguer em casa, confira os segredos dos Experts e Chefs Zona Sul para elevar o seu burger a outro nível!

Eleja o seu time de amigos burguermaníacos e compartilhe o melhor tour carioca de todos os tempos! Bom apetite.