Você é um burger lover? Um prato que agrada a todos e serve para qualquer ocasião, o hambúrguer é daqueles menus multifuncionais. Pode ser na versão fast food, na versão vegana ou no estilo mais gourmet, alguns detalhes podem fazer toda a diferença no resultado final. Por isso, separamos pra você alguns segredinhos dos Experts e Chefs Zona Sul, inclusive dicas para combinar seu hambúrguer com uma boa cerveja.

Aqui você vai ver:

Qualidade em primeiro lugar

Seja para o seu hambúrguer ou para qualquer outro prato, a escolha de ingredientes de boa qualidade é essencial e tão importante quanto o modo de preparo. Por isso, por mais apetitosa que seja sua receita, preste atenção na procedência dos seus insumos e escolha o supermercado mais amado pelos cariocas para garantir tudo fresquinho na sua cozinha.

Você sabia? O dia do hambúrguer é comemorado em 28 de maio!

A escolha do pão

Sabe aquele pão mais macio, lisinho e dourado que é muito utilizado nas redes de fast food, com ou sem gergelim? É o pão americano, o número 1 no ranking de pães para hambúrguer.

De sabor mais neutro, é aquele trunfo para receitas mais básicas, como o trio infalível carne bovina, alface e queijo.

Além do americano existem diversas outras opções de pães para preparar um hambúrguer diferenciado, como brioches, pães de fermentação natural, pão australiano, de milho, integral e até de cerveja preta. E claro, outros pães deliciosos e exclusivos que você só encontra na padaria Zona Sul.

Confira a seguir a receita do Expert em queijos André Guedes e confira as diferentes opções de pães sugeridas:

Hambúruer com queijo raclette por André Guedes, Expert Zona Sul em Queijos e Frios.

Pãozinho na chapa

Depois de escolher o pão de sua preferência, o Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro indica que o pão deve ser tostado para que o mesmo não “desmanche” com os sucos da carne ou molho escolhido. Todavia, a dica não é obrigatória e depende sempre da criatividade e da preferência do comensal.

“Tostar na chapa da carne é uma boa dica, mas deve-se observar a quantidade de gordura na chapa para não encharcar o pão.”

Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro

Capriche nos complementos

De acordo com o Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro, algumas dicas para um bom hambúrguer, além de escolher bem o blend de carnes, é o que será usado como complemento. Queijo, cebola, bacon e molho são exemplos de adicionais que podem combinar com o seu burger, mas devem ser escolhidos com cautela para que não abafem sua combinação.

Proteínas: de origem animal ou plant-based

Apesar do uso mais frequente de carne bovina para as receitas mais tradicionais, existem também as versões com carne suína, salmão e frutos do mar e opções à base de vegetais, para os adeptos de uma dieta vegana.

Fique atento às marcas de qualidade para garantir sabor e suculência na medida certa. O Expert Marcelo Malta indica a linha Corte D’Oro e a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu indica Futuro Burger (Fazenda Futuro) para as versões sem carne animal. Todas elas você encontra no Zona Sul, além de opções repletas de variedade como a linha NotCo.

Queijos

Alguns queijos são de fácil derretimento e fazem um par perfeito com a carne, “abraçando-a”. Um deles é o clássico cheddar e outro é o queijo Raclette, utilizado na receita do Expert André Guedes. O Chef Zona Sul Gabriel Banharo tem um carinho todo especial pelo queijo mineiro do tipo Canastra meia cura, que também derrete com facilidade.

Mas fique esperto à dica para fazer o seu queijo derreter ainda melhor: usar um bom queijo sobre o hambúrguer, colocar um pouco de água sobre a chapa e abafar ajuda a fazer um derretimento perfeito, técnica utilizada também pelo Expert em Carnes Marcelo Malta, como mostra o passo a passo abaixo:

Passo a passo Hambúrguer Corte D’Oro por Marcelo Malta

Cebola para amar

Se tem um complemento tão polêmico quanto as passas no Natal é a cebola. Há quem ame e há quem odeie (que tal conhecer 6 motivos para se apaixonar pela cebola?). Para os que não curtem o sabor muito marcante, a dica é fazer uma cebola caramelizada.

Você conhece os benefícios da cebola para sua saúde? Infográfico por Zona Sul.

A dica do Chef Zona Sul Gabriel Banharo é cortar a cebola (pode ser a normal ou roxa) em meia lua bem fininha e preparar na frigideira com um fio de azeite, adicionar uma pitadinha de sal e pimenta.

“Quando a cebola começar a “suar” e ficar translúcida a sugestão é colocar o tucupi preto que substitui o shoyo e tem 96% de sódio a menos. Deixe 3 minutos na frigideira e desligue.”

Chef Zona Sul Gabriel Banharo

Molhos

Adicionar molho ao hambúrguer não é uma regra e o mesmo deve ser bem escolhido para não anular o sabor dos demais complementos, da carne ou do pão. Por isso, na dúvida ao escolher um molho muito específico, opte pela maionese. Ela pode ser caseira e preparada do seu jeitinho, como a receita do Chef Gabriel Banharo:

Maionese caseira por Gabriel Banharo

Em um liquidificador coloque 2 ou 3 ovos inteiros e bata na velocidade 1. Adicione aos poucos óleo de girassol gelado em fio até dar o ponto de maionese.

Essa base serve para um monte de opções, de acordo com a preferência do criador:

  • Colocar um pouco de mostarda;
  • Picar ervas frescas e adicionar;
  • Adicionar suco de limão siciliano;
  • Alho picadinho e muito mais.

Harmonize com cervejas

Para combinar o seu hambúrguer com a melhor cerveja, a dica é pensar na combinação dos ingredientes, principalmente a carne. Ainda tem o tipo do hambúrguer, se é alto, com carne tostada e caramelizada por fora, ou no ponto pra mal, ou smash burger, que é mais fino e prensado na chapa.

Para cada tipo, existe uma cerveja que “casa” melhor. Por exemplo, para hambúrguer de costela, que é uma carne mais gordurosa e de sabor mais intenso, cervejas mais alcoólicas são as mais indicadas, como os estilos Barleywine, Bock ou Weizenbock.

Já os hambúrgueres mais tradicionais, com blend de carne bovina que não sejam tão gordurosas quanto a costela, vão harmonizar muito bem com estilos Vienna Lager, Pale Ale, IPA, Amber Lager e Pilsener.

E não acaba aí! Ainda tem os hambúrgueres de frutos do mar e os veganos. Por isso, saiba mais dicas sobre harmonizações de hambúrgueres e cervejas com o Expert José Padilha.

Onde degustar um hambúrguer prontinho

Mas se você não é daqueles que gosta de ir pra cozinha e adora sair para provar um menu novo, a dica é ficar ligado nas dicas das melhores hamburguerias do Rio. E, claro, pedir também o seu hambúrguer com batatas no Zona Sul, que é muito mais que um supermercado, mas um lugar para comer e viver bem!

Celebre o dia do Hambúrguer (28 de maio) com toda a comemoração que ele merece!