Ela é bonita, exótica e deliciosa. A alcachofra é uma hortaliça que vai bem como ingrediente para entradas, pratos principais e até mesmo crua. Conheça a versatilidade deste vegetal que vai deixar a sua gastronomia do dia a dia refinada e muito mais saudável! Confira!

Aqui você vai ver:

O que é a alcachofra?

A alcachofra é uma hortaliça típica do Mediterrâneo e velha conhecida dos italianos, que a cultivam há pelo menos dois mil anos e foram os responsáveis pela introdução da hortaliça aqui no Brasil, de acordo com a Embrapa.

Sua estrutura é composta por caule, botão e coração, sendo esta parte a mais consumida na gastronomia em geral, embora outras partes possam ser aproveitadas, como veremos no decorrer deste artigo. Afinal, sempre que possível, somos adeptos do aproveitamento dos alimentos!

As alcachofras roxas são as mais encontradas no Brasil.

Foto: @zonasulsupermercado

Entre os diferentes tipos de alcachofras que se dividem em botões verdes ou arroxeados, são as roxas as mais encontradas no mercado brasileiro e que, sem dúvidas, você encontra com facilidade no hortifruti do Zona Sul mais perto de você.

Os benefícios para a saúde

Muito utilizada no preparo de chás e extratos fitoterápicos contra problemas hepáticos e de má digestão devido à presença da substância cinarina, a alcachofra possui diversos benefícios para quem a consome também na culinária.

Com propriedade antioxidante, rica em fibras e ferro, possui baixo teor de gordura, poucas calorias e oferece também carboidratos. Com toda essa riqueza nutricional, é uma ótima aliada de dietas especiais, como nos casos de diabetes, anemia e obesidade. Porém como em todo caso de cardápios controlados, um nutricionista precisa ser consultado para analisar com cautela cada necessidade.

Os principais componentes da alcachofra são flavonoides, responsáveis pela reação química com vários tipos de radicais livres, formando assim compostos que retardam o envelhecimento das células.

Benefícios da alcachofra. Por Zona Sul.

Indicada para quem sofre de “intestino preso”, a alcachofra é rica em fibras que favorecem os movimentos peristálticos, ajudando a regular o intestino. E para quem costuma sofrer com retenção de líquidos, a planta também atua como diurético. São muitos os benefícios da alcachofra!

Porém, um recado para as mamães: apesar de todos os seus benefícios, a alcachofra não é indicada para gestantes e lactantes, pois alguns de seus compostos podem prejudicar a amamentação.

Fonte: SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina)

Como escolher e consumir sua alcachofra

De acordo com o portal da Embrapa, a melhor forma de escolher sua alcachofra é observando os botões. Eles devem estar bem fechados e com as escamas bem juntinhas. A ponta do botão deve estar bem arroxeada e a base verde. Os talos não devem estar murchos nem machucados, pois nessas áreas pode haver o surgimento de mofo.

Para fazer o aproveitamento da sua alcachofra, a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu dá a dica:

Existe uma limitação em usar a alcachofra integralmente, pois ela tem uma parte cheia de espinhos no centro e uma folhagem mais firme no topo. As pétalas são comestíveis, mas o componente mais nobre é o coração. Ambas as partes dão origem a inúmeras receitas!

Expert Lorena Abreu
Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.

“Azeitando” sua alcachofra

A alcachofra pode ser consumida fresca, cozida ou em conserva e, independentemete da forma de consumo, combina muito bem com azeites frescos de média intensidade.

O Expert Marcelo Scofano indica azeites frescos de média intensidade para combinar com alcachofras.

O Expert Marcelo Scofano indica, para harmonizar com sua hortaliça, azeites monovarietais como Picual (Pátio de Viana, Oro Bailen, Magnum e Casas de Hualdo), Hojiblanca (Rincon de la Subbetica), Nocellara (Centonze) e blends de frutado verde (Parque Oliva Oro, Caroli Verde, Leda, Prosperato Premium).

Receitas com alcachofra

Achou que a gente ia terminar este post sem aquelas boas receitas com alcachofra? Nem pensar! Confira ideias do Chef Zona Sul David Eleutério para você se conectar ao melhor da gastronomia utilizando esta hortaliça saudável e muito versátil.

Penne com alcachofras e Pesto

Para quem ama um macarrão perfeito, esta receita rende de 4 a 5 porções.

Ingredientes

  • 500 g penne San Frediano
  • 6 unidades de alcachofras
  • 50g Pesto San Frediano
  • 50 mL azeite San Frediano
  • 1 kg de queijo parmesão ralado
  • 1 limão Taiti
  • Quanto bastar de sal
  • Folhas de manjericão

Modo de Preparo

  1. Cozinhe o penne com bastante agua e um pouco do sal. Quando cozido dê um choque térmico em água bem gelada, regue com parte do azeite e reserve;
  2. Cozinhe as alcachofras em água fervente com sal e o limão cortado ao meio. Quando as folhas estiverem saindo facilmente, retire da água e deixe esfriar;
  3. Retire todas as folhas da alcachofra (separe as mais bonitas para a decoração) e a vegetação sobre o coração;
  4. Corte as alcachofras em tiras de 0,5 cm;
  5. Aqueça uma frigideira e coloque o restante do azeite, salteie as alcachofras e o pesto;
  6. Junte a massa e salpique o queijo parmesão;
  7. Decore com as folhas de manjericão e algumas folhas da alcachofra;
  8. Se achar necessário finalize o prato com um fio de azeite de oliva.

Alcachofras recheadas de camarão e Queijo Brie

Alcachofra recheada camarão e queijo Brie

Ingredientes

  • 4 Alcachofras
  • 250 g de camarão médio (limpo mas com o rabinho)
  • 1 queijo Brie (ou Camembert)
  • 1 limão siciliano
  • 50 mL de azeite de oliva San Frediano
  • 1/2 ceboulette francesa
  • Sal
  • Lemon Pepper

Modo de Preparo

  1. Tempere o camarão com o lemon pepper e o sal e reserve refrigerado;
  2. Aqueça uma panela com água, sal e metade do limão siciliano e cozinhe as alcachofras. Quando as folhas saírem facilmente, retire da água e resfrie;
  3. Retire toda folha da alcachofra (guarde algumas para decoração);
  4. Pique a ceboulette (hachee);
  5. Corte o queijo em tiras e reserve;
  6. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite, salteie rapidamente o camarão, esprema a outra metade do limão sobre o mesmo, salpique a ceboulette reserve;
  7. Numa placa (ou assadeira) coloque as alcachofras, recheie com os camarões e coloque fatias do queijo. Leve para gratinar em forno pré-aquecido;
  8. Coloque num prato e regue com um fio de azeite para decorar e, se quiser, salpique com ceboulette.

Salada de Farfale com alcachofras e tomates secos

Farfale de alcachofra com tomate seco. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 500 g Farfale San Frediano
  • 6 Alcachofras
  • 1 limão Taiti
  • 100 g de tomate seco San Frediano
  • 150 g de azeitonas pretas fatiadas
  • 150 g de Queijo Grana Padano em lascas
  • 100 mL azeite de oliva San Frediano
  • Sal
  • Pimenta Preta moída na hora

Modo de Preparo

  1. Cozinhe o farfale em água fervente com sal, dê choque térmico e reserve;
  2. Coloque as alcachofras para cozinhar em água com sal e o limão. Quando as folhas saírem facilmente, retire da água e deixe esfriar;
  3. Tire todas as folhas e a vegetação em cima do coração da alcachofra e reserve;
  4. Corte as alcachofras em tiras finas;
  5. Numa saladeira coloque a massa, as alcachofras, o tomate seco e as azeitonas, tempere com sal, azeite e a pimenta do reino moída na hora,
  6. Arrume o queijo em cima da salada e mantenha refrigerado até servir.

Que tal preparar um prato saudável e gostoso com as incríveis alcachofras? Procure agora mesmo o Zona Sul mais perto de você e escolha frutas, legumes e verduras fresquinhos como na feira!