Nas festas de fim de ano, comida boa não falta. E com toda essa fartura, há o costume de reunir a família novamente para o almoço do dia seguinte, conhecido popularmente como “enterro dos ossos”. Um hábito bem brasileiro, com um jeitinho descontraído e criatividade na cozinha. Mas nada de repetir prato igual ao da noite anterior: o enterro dos ossos precisa de reinvenção. Por isso, aprenda pratos fáceis de preparar e inove no almoço do pós-festa.

Aqui você vai ver:

Salpicão

Nada de comer ave ressecada no dia seguinte. O chester da ceia pode virar um suculento salpicão carioca. Aprenda a preparar esse típico prato de verão com o Expert Zona Sul em Azeites e Temperos Marcelo Scofano, substituindo o frango desfiado pronto pelo chester da noite anterior.

Salpicão carioca por Marcelo Scofano.

Sanduíche de pernil suíno

Muita gente gosta de incluir uma carne suína na ceia. Alguns gostam de tender, outros de porchetta e outros amam um pernil de porco. Se você é fã do pernil e não tem coragem de desperdiçar o que sobrou do jantar da noite do dia anterior, o Expert em Carnes Jimmy Ogro ensina a preparar um sanduíche de respeito, combinando com o frescor do abacaxi.

Sanduíche de pernil com abacaxi por Jimmy Ogro.

Arroz de fim de festa

Precisa de praticidade com gostinho de almoço feliz? A receita do Chef Zona Sul David Eleutério garante que nada seja desperdiçado: das proteínas às passas, tudo se transforma em uma receita irresistível para o almoço em família. Siga o passo a passo e surpreenda os convidados utilizando banana à milanesa na finalização do prato.

Arroz de fim de festa por David Eleutério.

Pudim de panetone

Se sobrar panetone, a dica da Chef Thays Costa é transformar o que já era uma delícia em outra delícia! O pudim de panetone é uma daquelas receitas que vai sair do seu “plano B” para se transformar em uma das preferidas do Natal e do Ano Novo. Veja como é fácil transformar panetone em sobremesa para a família toda.

Pudim de panetone por Thays Costa.

Crumble de frutas vermelhas

Sabe aquelas frutas vermelhas que ficam lindas na mesa de Natal? Se elas sobrarem depois da ceia, não jogue fora! Congele e utilize no preparo de um crocante crumble de frutas vermelhas da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.

E o melhor: você também pode aproveitar aquelas oleaginosas como amêndoas, avelãs e castanhas. Uma sobremesa gostosa, prática e nutritiva para o dia seguinte!

Crumble de frutas vermelhas por Lorena Abreu.

Pêssego assado com sorvete de baunilha

Na mesa de Natal e do Ano Novo as frutas sempre estão presentes, deixando a ceia mais saudável e colorida. Mas na realidade, a maioria dos convidados ingere pouca fruta e se esbalda nos doces. Se for assim na sua família, nada de jogar fora os pêssegos da noite anterior. Transforme as frutas em uma deliciosa sobremesa, utilizando também nozes e castanhas trituradas, e sirva com uma generosa bola de sorvete Gelad (também na versão light).

Copie ou salve a receita da Expert Zona Sul Lorena Abreu para não esquecer.

Ingredientes (serve 4 pessoas)

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180 graus.
  2. Coloque os pêssegos em um tabuleiro e regue com fio de azeite e mel.
  3. Leve para assar em calor seco por 10 minutos
  4. Retire, salpique o tomilho e sirva com o sorvete, finalizando com as amêndoas e mel se quiser.

Chá da casca do abacaxi

Essa receita nem precisa ser preparada no dia seguinte à ceia, ela pode ser feita no momento em que você estiver cortando o seu abacaxi para compor a mesa natalina ou do Ano Novo, basta não desperdiçar a casca da fruta e deixá-la em infusão. O resultado é um delicioso chá natural que fica perfeito, seja geladinho ou quente, e ajuda na digestão.

Se você busca praticidade, pode comprar abacaxi já descascado da linha Quasi Pronto e deixa o chá para outro momento.

Anote a dica da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu e seja adepto da gastronomia sustentável.

Ingredientes (rende aproximadamente 1 litro)

  • Casca de 1 abacaxi lavada
  • 4 paus de canela
  • 6 folhas de capim-limão
  • 4 rodelas de limão-siciliano
  • 1L de água filtrada
  • 1 ramo de hortelã — depois de pronto

Modo de preparo

  1. Em uma panela com água, coloque todos os ingredientes e deixe levantar fervura.
  2. Assim que levantar fervura, tampe (abafe) e desligue o fogo. Deixe em infusão por 20 minutos.
  3. Após, coe e coloque em uma jarra e decore com um ramo de hortelã.
  4. Sirva quente ou gelado.

Aplique o aproveitamento na cozinha

Em suma, o “enterro dos ossos” não se trata somente de evitar o desperdício, mas é também a chance de aplicar um olhar criativo na cozinha e usar tudo que os ingredientes têm a oferecer. Isso se chama aproveitamento total dos alimentos e faz parte do conceito de gastronomia sustentável.

O aproveitamento total dos alimentos tem como foco transformar cascas, talos, sementes, entre outros, em caldos, recheios, novos pratos e combinações cheias de sabor. É tornar a cozinha mais consciente sem abrir mão do prazer de comer bem.

Lorena Abreu e o conceito Cozinha Saudável Zona Sul.

Faça do seu novo ano uma oportunidade de aplicar a sustentabilidade também na gastronomia.