Você pode ser um apaixonado conhecedor da vitivinicultura ou um discreto iniciante no mundo dos vinhos, mas certamente já ouviu falar das uvas Cabernet Sauvignon. Famosa e queridinha, a cepa possui diversas características peculiares e confere aos vinhos tintos produzidos com seu mosto adjetivos que explicam sua popularidade. Quer conhecer mais sobre a Cabernet Sauvignon? Mergulhe nesta leitura e aprenda a harmonizar seus vinhos com o Expert Zona Sul em vinhos Dionísio Chaves.
Aqui você vai ver:
- Quem é a Cabernet Sauvignon?
- Características sensoriais
- Harmonização em diferentes ocasiões
- Vinhos de primavera Zona Sul
Quem é a Cabernet Sauvignon?
Primeiramente, é importante ressaltar que a história de sucesso da uva Cabernet Sauvignon começa no cruzamento entre outras duas cepas naturais de Bordeaux, na França, que deram origem ao seu nome: a tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc.
“A Cabernet Sauvignon é conhecida como a rainha das uvas tintas.”
Expert Zona Sul Dionísio Chaves
Apesar da naturalidade francesa, a famosa uva é de fácil adaptação no mundo todo, em diferentes solos, climas e condições de terrroir.
Devido à facilidade de cultivo, várias regiões têm se destacado na produção de Cabernet Sauvignon, como a Califórnia e o famoso Napa Valley nos Estados Unidos. Além disso, Chile, Argentina, Austrália, e até a Itália, nas regiões de Toscana e Piemonte, onde uvas como Nebbiolo e Barbera, ambas típicas do Piemonte, e a Sangiovese, típica da Toscana, são as principais.
No Brasil, a região sul se destaca na produção de uvas Cabernet Sauvignon em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com presença de cultivares na região sudeste, em São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo e, por fim, também no Vale de São Francisco.
Qual taça escolher? Para apreciar o melhor do seu Cabernet Sauvignon, aposte no tipo Bordeaux.
Características sensoriais
Os vinhos Cabernet Sauvignon têm como características estrutura mais encorpada, alta carga tânica devido à casca mais grossa das uvas e marcantes notas de frutas vermelhas, além de aromas intensos.
Nem todos os vinhos produzidos com a rainha das uvas são iguais. Diversos fatores influenciam no resultado final, desde o terroir até o envelhecimento em madeira. Em geral, em regiões mais frias como França e Chile costumam ter notas vegetais e taninos mais marcantes do que em regiões mais quentes, como nos EUA ou Austrália, onde os taninos são mais suaves porém com alto teor alcoólico. Em comum, no entanto, mantém-se a estrutura, que é um destaque dos vinhos Cabernet Sauvignon.
Além disso, uma inquestionável qualidade dos vinhos varietais Cabernet Sauvignon é a versatilidade. Os rótulos mais leves podem abrir sua reunião de amigos, combinando com aperitivos e antepastos. Já os mais encorpados podem garantir um jantar em dias mais frescos, acompanhando carnes mais gordurosas ou massas com molhos mais picantes.
Corte bordalês: o blend tinto de Bordeaux
E a pluralidade da rainha das uvas não termina aí, afinal existem também os blends, ou assemblages em francês, que são as misturas com outras cepas, o que confere ao vinho resultados sensoriais ainda mais distintos. Geralmente, as características das uvas Cabernet Sauvignon ficam bem destacadas e ela não é uma uva que passa despercebida.
Um famoso assemblage com uvas francesas tintas é o Blend de Bordeaux, que costuma misturar Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Cabernet Franc, Malbec e Carmenère em diferentes porcentagens. Todavia, quando falamos desse blend regional, conhecido também como corte bordalês, estamos falando basicamente de Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
O corte bordalês ou blend de Bordeaux soma o melhor das características das castas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot.
A mistura costuma ser muito utilizada pelos enólogos, que afirmam que o resultado final acaba sendo melhor do que a soma das partes, conhecido por eles como “1+1=3”. A Cabernet Sauvignon representa a estrutura e a Merlot suavidade. Outras cepas citadas acima também entram na soma, cada uma agregando valores diferentes à mistura, de acordo com o objetivo de cada enólogo.
Harmonização em diferentes ocasiões
Os vinhos varietais e os blends com Cabernet Sauvignon costuma ser bem versáteis e variados. Por isso, o Expert Dionísio Chaves fez uma seleção de vinhos para que você escolha o seu Cabernet Sauvignon ideal para combinar com a estação mais florida do ano. Conheça alguns rótulos que você encontra no supermercado mais amado do Rio e combine com pratos e receitas elaboradas por nossos Experts e Chefs Zona Sul.
Casa Perini Cabernet Merlot
O blend tinto Cabernet Sauvignon / Merlot Casa Perini é oriundo da Serra Gaúcha e perfeito para caprichar na sua tábua de queijos e frios.
Apresenta tonalidade vermelho púrpura, com aromas que lembram frutas maduras como ameixa vermelha e preta. É equilibrado e macio ao paladar. Harmoniza de forma versátil com aves e carnes vermelhas com molhos variados, além de tábuas e petisqueiras de queijos e embutidos.
Encorpado, guarda até 3 anos, ideal para pratos principais e deve ser servido entre 16º e 18ºC.
Finca Negra Loco Di Piedra Reserva
Vinho tinto chileno Finca Negra Loco Di Piedra Reserva é produzido pela vinícola Miguel Torres com a uva Cabernet Sauvignon. Despojado e equilibrado é ideal para harmonizar com carnes, churrascos, massas de molho vermelho, uma boa pizza e queijos curados.
Bom corpo, com taninos finos, bom equilíbrio com final de boca lembrando a frutas maduras, especiarias e ligeiro defumado. Deve ser servido de 16°C a 18°C.
Um rótulo 100% produzido com uvas Cabernet Sauvignon provenientes de vinhas orgânicas.
Klein Kloof Mountain Red
Um vinho diretamente do Novo Mundo para sua taça. Com origem na África do Sul, o Klein Kloof Mountain Red é um blend de Cabernet Sauvignon com Shiraz.
Possui aromas de frutas vermelhas e negras, com uma leve nota de ervas e toques picantes. Vinho intenso, persistente, com fundo de boca rico e equilibrado. Combina, preferencialmente com pratos principais e deve ser servido entre 16º e 18ºC. Experimente com carnes bovinas, assados, frios e queijos maturados, como Gruyère, Gorgonzola, Grana Padano e Parmesão.
Quercus Cabernet Merlot
Você sabia que a Eslovênia também é destaque no mundo dos vinhos? Um exemplo são os vinhos Quercus, dos quais o rótulo tinto é um blend de Cabernet Sauvignon com Merlot.
De cor vermelho rubi com aromas de frutas vermelhas, de médio corpo, equilibrado e aveludado é ideal para o prato principal. Deve ser servido de 16º a 18ºC, guarda até 3 anos e vai bem com carnes mais magras, aves, frango, carne de porco, queijos de intensidade média e massas.
Vinhos de primavera Zona Sul
Que tal conhecer mais sobre os vinhos perfeitos para harmonizar com diferentes ocasiões e com o clima ameno e gostoso da primavera? Baixe gratuitamente seu catálogo de vinhos de primavera Zona Sul e se inspire na seleção de rótulos feita pelo Expert Dionísio Chaves para o carioca de coração apaixonado por vinhos.
E ainda tem mais surpresa: uma exclusiva seleção de cervejas que merecem todo o glamour da sua taça nessa primavera!