Sabe quando a semana precisa de um gostinho diferente para melhorar? Nada mais apropriado do que uma cerveja bem gostosa e refrescante para cada momento. As cervejas artesanais Old School podem salvar cada dia da sua semana, pois seus estilos são perfeitos pra todos os gostos: pra quem ama a tradição da produção artesanal e pra quem é do time da modernidade e novidade. Escolha a sua cerveja e saia da mesmice!

Aqui você vai ver:

A história da Old School Cervejaria

A paixão pelas cervejas artesanais motivou a fundação da Old School Cervejaria (@oldschoolcervejaria) em 2016, no Rio de Janeiro. Sua forma de produção integra a modernidade tecnológica e a antiga tradição cervejeira, transformando água, lúpulo, malte e leveduras em aromas e sabores para os mais diversos gostos.

Produzida no Brasil, a Old School é a prova viva de que cerveja boa não é só cerveja importada. Aliás, isso é dos grandes mitos do universo cervejeiro.

De acordo com o Anuário da Cerveja, o Rio de Janeiro em 2020 ultrapassou a marca de 100 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, provando ser um celeiro de criatividade quando o assunto é a bebida dourada.

Sabia que 2020 foi o ano em que todas as Unidades da Federação (UF) contabilizaram cervejarias registradas, incluindo a abertura da primeira cervejaria do Acre?

Fonte: Anuário da Cerveja 2020

A Old School Cervejaria faz parte deste hall bem carioca de cervejas de qualidade, sempre em uma busca incansável por inovação e excelência. Por isso, hoje você encontra sua Old School nos principais bares do Rio de Janeiro e, como não poderia deixar de ser, também aqui no Zona Sul, o supermercado mais amado do Rio!

Conheça os estilos e saiba como harmonizar

Para você conhecer mais os estilos Old School e saber como combinar com os seus momentos, o Expert José Padilha traz sugestões de harmonização para cada uma. Um brinde ao happy hour!

José Padilha é Expert Zona Sul em cervejas.

@padilhasommelier

Pilsen Premium

Cerveja inspirada nas Pilsen da República Tcheca, com uma coloração amarelo-ouro que se destaca das cervejas tradicionais. Possui amargor sutil e aroma de lúpulos nobres equilibrados com um caráter maltado presente.

Harmonização: receitas com bacalhau, frutos do mar e crustáceos, petiscos fritos, pizzas de mussarela e margherita, salada de folhas verdes, salame, salmão e pratos leves.

  • Cerveja Puro Malte Extra Tipo Pilsen
  • Teor Alcoólico: 4,9%
  • IBU: 15

Weiss

Na Alemanha, as cervejas de trigo são as mais comuns no verão, devido ao sabor leve e ameno. Pensando nisso, a Old School criou uma bebida refrescante e com aromas característicos que remetem à banana e cravo.

Harmonização: salsicha branca, atum, bolinho de bacalhau, frutos do mar, saladas leves, lula recheada, massa ao frutos do mar, quiche de queijo, omeletes, fritattas e sobremesas à base de banana.

  • Cerveja de Trigo (Hefe-Weizen)
  • Teor Alcoólico: 5%
  • IBU: 10

American IPA

Inspirada nas clássicas IPAs Americanas, essa cerveja da linha “Authentic Old School” traz equilíbrio entre o amargor dos 3 lúpulos americanos presentes na receita e o toque adocicado dos maltes caramelo.

Com 6,6% de teor alcoólico, tem coloração acobreada, gosto amargo e aroma cítrico e frutado, proveniente de adição de lúpulo no dry hopping (técnica de adição de lúpulo que dá diferentes aromas e sabores à cerveja).

Combina com pratos mais condimentados, de sabor marcante, como carnes mais apimentadas, pratos mexicanos, indianos e até mesmo o famoso Pad Thai, temperado prato da cozinha tailandesa. Também vai bem com pizza calabresa, hambúrguer, chilli, falafel e arroz de pato.

  • Teor Alcoólico: 6,6%
  • IBU: 50

Session IPA

Cerveja leve, com amargor acentuado, aroma cítrico e equilibrado através da presença de lúpulos americanos e australianos. Devido ao baixo teor alcoólico, é ideal para os amantes de lúpulo degustarem em maior quantidade.

Harmonização: amêndoas salgadas, carpaccios variados, atum, comida mexicana, carne assada, cuscuz, petiscos fritos, frango assado, hambúrguer, pimentão recheado, pizza calabresa, rocambole de carne, cogumelos e lentilhas.

  • Cerveja Puro Malte Leve Clara Tipo Session Ipa
  • Teor Alcoólico: 4,5%
  • IBU: 40

Red Ale

Cerveja de escola Inglesa com aromas característicos e de fácil drinkability. Através de sua coloração avermelhada, com corpo leve e aromas de malte bem acentuados, remete a caramelo, baunilha e toffee.

De acordo com o Expert José Padilha, os melhores estilos de cerveja para harmonizar com churrasco (além da popular Pilsen) são Vienna Lager e Irish Red Ale, devido à leveza associada aos maltes tostados.

“Cerveja refrescante com ligeiro toque de tostado que vai harmonizar por semelhança com as carnes assadas ou grelhadas na brasa e carne suína.”

Expert José Padilha

Para os fãs de um legítimo macarrão italiano, a Red Ale é perfeita para acompanhar um molho à bolonhesa.

Também harmoniza com carnes vermelhas em geral, carpaccio, carne assada, churrasco, comida mexicana, frango assado, pimentão recheado, pizza calabresa e rocambole de carne.

  • Cerveja Extra Escura Tipo Red Ale
  • Teor Alcoólico: 5,5%
  • IBU: 20

High Times

Na pegada hazy e juicy, a High Times é uma cerveja refrescante, com corpo sedoso e aromas marcantes de frutas tropicais e cítricas, promovendo um verdadeiro delírio de sabores e aromas. Essa combinação, somada ao lúpulo incluído na receita ao final do processo, oferece um agradável sabor sem elevar o amargor.

  • New England American Pale Ale
  • Teor Alcoólico: 5,5%
  • IBU: 35

As cervejas High Times, 4:20 Mosaic e White Widow seguem características definidas como “hazy” e “juicy”. Juicy por um aroma marcante do lúpulo e hazy devido à sua aparência turva, proveniente do método de fermentação.

Combina bem com amêndoas salgadas, carpaccio, atum, comida mexicana, carne assada, cuscuz, petiscos fritos, frango assado, hambúrguer, pimentão recheado, pizza calabresa, rocambole de carne, cogumelos e variados preparos com lentilha.

4:20 Mosaic

Cerveja extremamente aromática, com coloração turva e um sabor amargo indescritível, chamado no meio cervejeiro de “juicy“, devido à adição de 30g/L de lúpulo. Os sabores e aromas não serão definidos, deixando todo o trabalho de identificação para a memória sensorial e experiência de cada pessoa.

  • New England India Pale Ale
  • Teor Alcoólico: 7%
  • IBU: 42

Harmonização: carne assada, chilli, porco, hambúrguer, pizza calabresa, falafel, arroz de pato, pratos condimentados, comida mexicana.

White Widow

Por fim, para completar a nossa trinca da linhagem juicy e hazy, a White Widow traz uma experiência sensorial diferente de tudo que você já sentiu. Seus 8,5% de teor alcoólico garantem uma onda agradável, quase viciante, através de um sabor limpo de lúpulo e aromas cítricos e frutados.

  • New England Double India Pale Ale
  • Teor Alcoólico: 8,5%
  • IBU: 55

Harmonização: queijos fortes (como gorgonzola), carnes vermelhas intensas e bem gordurosas (grelhadas ou assadas na brasa), como hambúrguer e bife de chorizo. Além disso, vai bem com sobremesas à base de sabores cítricos, como mousse de maracujá e torta de limão.

Receita de torta de limão por Marcelo Scofano

E então, qual é a sua Old School preferida? Se você ainda não descobriu, que tal experimentar todas elas? Peça já a sua cerveja Old School pelo site, novo app, WhatsApp ou dê uma passada no Zona Sul mais perto de você!