A nova Chef Zona Sul é carioca da gema e agora também de coração! Apaixonada pelo poder dos e temperos, Ana Paula coloca o sabor da sua experiência nos menus do Salada Bar e do café da manhã na loja em que atua em Copacabana. Gostou? Então venha conhecer melhor a nova Chef Zona Sul através desse rápido bate-papo com a nossa equipe!

Quem é Ana Paula Legey?

Ana Paula Legey @chefanapaulalegey é carioca, formada em comunicação social e descobriu na gastronomia sua verdadeira vocação. Com 27 anos entrou para a faculdade de gastronomia da IBMR no Rio de Janeiro. Após sua formatura, partiu em direção a águas internacionais e a novas experiências.

Formou-se no programa Master da prestigiosa escola de gastronomia italiana ICIF- Italian Culinary Institute for Foreigners e durante um ano viveu no norte da Itália. Lá, teve a oportunidade de trabalhar em um premiado restaurante Michelin no norte do país em Caneli, onde pôde absorver o melhor da culinária do Piemonte, desafiando-se entre os melhores profissionais do país.

Ao voltar para o Brasil abriu sua própria empresa de eventos de alta gastronomia, criando cardápios e experiências personalizadas para seus clientes.

Atualmente, Ana Paula é o mais novo talento integrado ao nosso time de Chefs Zona Sul e responde a uma entrevista bem gastronômica e carioca de coração.

Ana Paula Legey atua no Zona Sul da Rua Dias da Rocha, 29, Copacabana.

Foto: @chefanapaulalegey

1. Qual sua rotina de trabalho na sua loja de atuação?

Ao chegar na loja, vou sempre buscar os consultores, observo refeitório, o andamento do café da manhã, os pontos gastronômicos da loja e fecho o cardápio quente do dia para o Salada Bar.

Faço o treinamento de manipulação de alimentos, apresentação e finalização de preparos. Busco a integração de toda a equipe do consumo local. Para o café da manhã, busco analisar o cliente, suas preferências e crio opções para completar o buffet.

Para o Salada Bar o desafio é diário e o cardápio também. Foco em textura, sustentabilidade, sabores apurados através de temperos, processos de cocção e utilizo o forno da pizzaria para conseguir a caramelização de legumes, trazendo um sabor diferenciado.

Salada Bar Zona Sul

Uso também frutas, nozes e diferentes mix de folhas, somando uma mescla de acidez, doçura, o umami de diferentes óleos para compor vinagretes para saladas, criando novas combinações de sabores.

2. Como é planejada a criação do menu do dia? Existe alguma demanda do público local ou funciona de acordo com as preferências do chef?

Por ser uma loja localizada entre condomínios e centros comerciais, os clientes buscam uma mescla de leveza e a satisfação de nossa seleção de pratos quentes. Observei que os clientes querem variedade, mas gostam também de ter seus ingredientes favoritos no cardápio.

Cogumelos são um dos nossos best sellers e já foram transformados em saladas, recheios para legumes e até molhos para proteínas, como o frango.

Busco concentrar na criação de uma grande variedade de texturas e cores, com saladas que acompanhem as estações. Agora no verão temos sempre em nosso cardápio saladas leves com frutas, ou com molhos leves com certa acidez, com ingredientes frescos e sazonais.

“Gosto de surpreender e desafiar meu clientes trazendo opções criativas que possam apresentar novas experiências de sabor para eles.”

Ana Paula Legey Chef Zona Sul

3. Cada chef costuma ter um “toque especial”. Qual é o seu?

Meu toque de chef está na alquimia das folhas frescas, dos aromas e texturas que elas podem trazer a qualquer preparação. Crio utilizando uma combinação de ervas para elevar o sabor dos meus cardápios.

Alguns dos meus favoritos:

  • O aroma encantador de um manjericão basílico;
  • Coentro e seu “borogodó” que dá charme a caldos e alegra o preparo;
  • O aroma e sabor acentuado do alecrim que transforma qualquer assado;
  • A sálvia que casa com a manteiga e com o sabor terroso dos cogumelos;
  • Salsinha que traz leveza;
  • Lavanda que faz papel de tempero ao aromatizar sobremesas e geleias.

Essa alquimia proporcionada pelos ingredientes naturais é a base da minha cozinha.

4. Como a sua trajetória profissional interfere hoje na criação de menus para o Zona Sul?

Minha trajetória me levou por caminhos mais intimistas onde o foco em um público pequeno me permitia criar com informações bem específicas para agradar ao paladar do meu cliente.

Ao sair da esfera privada para o Zona Sul, meu mundo expandiu em desafios, demandas e um público que é diário e que nota, comenta, participa e sugere. Mas apesar das diferenças, meu foco em criar algo que encante o cliente não mudou.

“Meu desafio pessoal é sempre surpreender e fazer da experiência do cliente algo saboroso e interessante.”

Chef Zona Sul Ana Paula Legey

5. Quais das suas criações o público Zona Sul já teve o prazer de provar?

Um sucesso recente foi uma salada de feijão inspirada na nossa clássica feijoada, mas com a leveza e maciez do feijão branco que é temperado com azeite de ervas e servido com couve mineira finamente picada e envolvida num vinagrete de laranja. E ainda por cima, acompanhado por pequenos e crocantes pedaços de bacon e decorado com laranja Bahia.

“Como chef de cozinha tento focar em alcançar um equilíbrio entre clássicos e novidades.”

Ana Paula Legey

6. Sua história já cruzou com a história do Zona Sul antes da experiência como Chef?

Cresci com o Zona Sul ao meu lado! Passei minha adolescência no Parque das Rosas onde residia meu pai, vi o nascimento da loja 17 (Av. das Américas, 3665 – Barra) e frequentei com minha família por anos, quando queríamos comprar produtos diferenciados que só têm no Zona Sul.

E hoje em dia, ter a oportunidade de trabalhar na mesma loja que vi nascer é incrível, além de ser um desafio pessoal.

“Fui e sou até hoje cliente Zona Sul e trabalhar na empresa só fez crescer minha admiração pelo amor e cuidado em todos os detalhes.”

Chef Zona Sul Ana Paula Legey

Como profissional, é ótimo trabalhar com insumos de qualidade, com uma carta versátil e atrativa de vinhos e com uma padaria que fornece pães de fermentação natural. Além da seleção impecável de produtos diferenciados e importados, pimentas, óleos e pastas fermentadas para cozinhas como a tailandesa e japonesa, e uma variedade incrível de azeites e vinagres de qualidade internacional.

7. Por fim, o que a gastronomia representa pra você e qual a influência na vida das pessoas?

A gastronomia para mim é afeto, é memória e cultura; não existe civilização sem o alimento e não existe história sem gastronomia. É possível, apenas com um prato, despertar emoções e lembranças, demonstrar afeto através do alimento. E esse transmutar de emoções que me fascina e me encanta.


Os Chefs Zona Sul

É com muito orgulho que o Zona Sul integra Ana Paula Legey ao completíssimo time de Chefs Zona Sul, composto por Thays CostaBia SouzaDavid EleutérioBeth de SáThiago Rossetti e Roberto Neves.