O azeite é um alimento ancestral e faz parte da refeição humana há muitos séculos. Utilizado para a cocção e como tempero, o óleo do fruto das oliveiras é versátil e saudável. Originalmente delicioso, o azeite pode se tornar um tempero ainda mais interessante quando somado a ervas frescas, especiarias e até mesmo frutas. Que tal aromatizar o seu azeite em casa e experimentar um novo sabor no seu prato?

Aqui você vai ver:

Expert Marcelo Scofano

Escolha seus ingredientes

Aromatizar um azeite pode ser muito divertido e gostoso, mas não é uma tarefa aleatória. Como escolher os melhores ingredientes para realçar o sabor do sumo das olivas?

O Expert Marcelo Scofano indica subdividir os seus condimentos em 3 categorias: ervas frescas, especiarias e frutas cítricas. E o alho, para quem ama um sabor mais forte. Para cada qual existe uma finalidade diferente.

Ervas frescas

Se você já conhece as propriedades das ervas frescas na gastronomia e seus benefícios nutricionais, pode utilizá-las sem medo para aromatizar seu azeite. Escolha alecrim, tomilho e manjericão para dar o toque especial ao seu tempero. Um azeite com ervas fica perfeito para massas, carnes mais leves e grelhados.

Especiarias

Para as especiarias, escolha cardamomo, cravo, canela ou zimbro. Marcantes, elas dão um toque diferenciado ao preparo e combinam com carnes e doces.

As pimentas também são bem-vindas! Utilize-as em grãos, como a pimenta branca, preta ou rosa, que você encontra aqui no Zona Sul da linha Zuppa ou Kotanyi.

Receita: azeite e pão

Sabe qual é o par perfeito do azeite? O pão! A combinação que sempre dá certo é uma entrada infalível para receber pessoas em casa, além de ser um convite para degustar um bom vinho de verão.

Coloque um pouco de sal, um toque de pimenta e pronto! Bom apetite!

Azeite e pão, o clássico.

Alho

Você também pode utilizar o alho para aromatizar seus azeites. Porém, em caso de “garrafadas” não utilize o alho sem antes realizar o branqueamento, ou seja, um rápido cozimento em temperatura alta. A finalidade é pasteurizar o alho e eliminar bactérias do botulismo que podem se reproduzir na ausência do oxigênio, uma vez que o alho será fechado em uma garrafa.

“Evite armazenar os azeites aromatizados por muito tempo, principalmente se tiver alho envolvido. Se necessário, realize o branqueamento para eliminar as bactérias anaeróbias (que proliferam sem oxigênio).”

Expert Marcelo Scofano

No caso de aromatização no momento do consumo, o alho não precisa ser branqueado. Basta amassá-lo, cobri-lo com azeite e utilizar a mistura.

Frutas cítricas

As cascas das frutas cítricas são ideais para dar um toque tropical ao seu azeite. Para isso, Marcelo Scofano indica raspas de tangerina, limão siciliano e laranja. O azeite mais cítrico harmoniza com sobremesas, aves, peixes e saladas.

Receita: torta cítrica de limão com azeite

Que tal experimentar seu azeite aromatizado em uma torta de limão? Utilizando as raspas do limão siciliano você garante um toque especial para finalizar sua receita. Aprenda o passo a passo com o Expert:

Torta cítrica de limão com azeite aromatizado.

Receita: morangos marinados com chantilly, balsâmico e azeite

Para preparar uma deliciosa sobremesa refrescante com o toque frutado da laranja, siga as etapas abaixo e surpreenda seu paladar. Rápida e fácil de fazer, é uma ótima opção para receber os amigos.

Você pode substituir o chantilly por uma bola de sorvete.

Morangos marinados no azeite e vinagre balsâmico.

Receita: tapioca de banana com emulsão de chocolate e azeite

A tapioca é um dos alimentos que tem o sabor do Brasil! Para um café da manhã ou lanche bem verde e amarelo, uma Tapioquíssima de banana é tudo de bom. E pode ficar ainda melhor se finalizada com azeite aromatizado com casca de laranja misturado com chocolate para finalizar com uma calda divina.

Tapioca de banana com emulsão de chocolate.

Dicas de consumo

Para aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais dos seus ingredientes, o ideal é aromatizar o seu azeite poucas horas antes do consumo. Evite as chamadas “garrafadas”. Como o azeite favorece a absorção de moléculas aromáticas, a aromatização é feita de forma muito rápida algumas horas antes do consumo.

O azeite absorve facilmente as moléculas aromáticas, por isso pode ser aromatizado rapidamente algumas horas antes do consumo.

No caso de aromatização no momento do consumo, o alho não precisa ser branqueado. Assim como as ervas: basta macerá-las e e cobrir de azeite.

Para as especiarias, o Expert costuma aquecê-las antes para a liberação dos seus óleos essenciais. Depois deve-se macerá-las e misturar com o azeite.

Como escolher e conservar seu azeite

Para escolher e conservar bem o seu azeite, algumas dicas são essenciais, seja para as versões aromatizadas ou não. Aperte o play e guarde as dicas no coração.

Armazenamento e consumo do azeite.

Para aprender ainda mais: Estação Sabores

Marcelo Scofano (@marceloscofano) é azeitólogo e consultor em gastronomia e ministra cursos e oficinas sobre o tema. Suas aulas são destinadas inclusive aos pequenos Experts, promovendo a experiência sensorial das crianças e o contato com os ingredientes e suas propriedades.

Fique de olho no Sympla do Zona Sul e aproveite as oficinas de culinária da Estação Sabores para adultos e crianças!