Aqui você vai ver:

O que é a chia

Em primeiro lugar, é importante saber de onde vem essa sementinha pequena que é tão querida por quem busca uma alimentação saudável. A planta popularmente chamada de chia, é conhecida como sálvia hispânica, da família das mentas, sálvias e do alecrim, e é originária da Guatemala e regiões do México e Colômbia. A planta se adapta bem ao clima tropical e subtropical, e é de cultivo de inverno, apesar de intolerante a temperaturas muito frias.

Você já viu uma planta de chia? São as sementes da chia que são utilizadas na culinária.

Os benefícios da chia e sua utilização na gastronomia

A chia é uma semente repleta de fibras e por isso, auxilia o sistema digestivo e reduz a prisão de ventre. Como a semente absorve bem a água, ela forma um gel no estômago, que prolonga a digestão dos alimentos, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, as fibras ajudam a controlar os níveis de glicemia no sangue, prevenindo a diabetes.

A chia não contém glúten e pode ser consumida por quem tem restrições alimentares, como os celíacos. Ela também não contém açúcar.

Por ser rica em proteínas, gorduras saudáveis e antioxidantes, a chia se tornou queridinha dos adeptos da alimentação saudável e pode ser adicionada in natura como topping em iogurtes, bowls de frutas e smoothies, saladas, pratos doces e salgados e, em forma de farinha, servir de ingrediente para panquecas, pães e bolos.

Uma colher de sopa de chia (aproximadamente 10g) é o recomendado por dia, o que equivale a cerca de 70 kcal.

A semente de chia tem um poder incrível de se tornar gelatinosa quando em contato com água. Ela absorve o líquido e as sementes viram bolinhas macias como o sagu. Na gastronomia vegana, o ingrediente hidratado é um ótimo substituto do ovo na panificação devido à sua textura.

Receitas com chia

É hora de inserir a chia no seu cardápio e provar os seus benefícios na alimentação. Confira receitas fáceis de preparar com a Expert Lorena Abreu.

Pão de queijo com sementes

A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina a preparar um pão de queijo recheado que, além de saboroso, é repleto dos benefícios das sementes. Uma ótima opção para o lanchinho das crianças e para levar para o piquenique da família. Esta e outras receitas você encontra no e-book de Receitas Saudáveis, disponível gratuitamente para download.

Ingredientes (rende 30 unidades)

  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1 xícara de purê de batata doce amassada
  • 4 colheres de sopa de semente de chia
  • 2 xícaras de queijo curado ralado
  • 2 colheres de chá de sal marinho
  • 4 colheres de sopa de manteiga ghee ou azeite
  • 1 xícara de água filtrada
  • Cubinhos de queijo muçarela ou meia cura para rechear
  • 2 ovos

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 210ºC.
  2. Em uma tigela, junte os polvilhos, a cúrcuma e o sal.
  3. Ferva a água com a manteiga ghee e junte na tigela com os ingredientes secos. Misture bem, sovando a massa.
  4. Em seguida, junte o queijo, os ovos e a semente de chia.
  5. Assim que a massa estiver bem uniforme, faça as bolinhas, recheie com os cubinhos de queijo e coloque em um tabuleiro untado com azeite.
  6. Asse por 30 a 35 minutos. Retire e sirva.

Overnight oat de frutas amarelas

Overnight de frutas amarelas

Mais do que uma receita da moda, o overnight oat veio pra ficar. O termo, que significa “aveia da noite anterior”, refere-se a uma receita que precisa passar a noite na geladeira para ganhar consistência. Por isso, ela é uma das queridinhas dos cafés da manhã saudáveis. A delícia gelada, que tem aspecto de sobremesa e textura de pudim, pode ser um ótimo alimento pré-treino.

Ingredientes básicos para seu overnight aot por Zona Sul.

A textura da receita é resultado das fibras da aveia e da chia hidratada, as quais oferecem mais saciedade. Por isso, o preparo é considerado um aliado para o emagrecimento. Apenas esses ingredientes com algum tipo de líquido, como leite ou bebida vegetal seria o suficiente, mas pode levar frutas, iogurte e mel para o enriquecimento nutricional e um sabor ainda mais delicioso.

A Expert Lorena Abreu ensina a preparar um overnight de frutas amarelas. Além dessa receita, você pode usar a criatividade e bolar outras variações de acordo com a sua preferência.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de chia
  • 1 colher de sopa de mel ou agave – opcional
  • 400ml de leite de coco ou outro leite vegetal
  • Gotinhas de baunilha
  • 100g de cubos de manga Quasi Pronto
  • 50g de cubos de damasco seco Quasi Pronto

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, junte a chia, leite de coco, mel e baunilha. Misture bem.
  2. Aguarde 20 minutos e assim que a chia gelatinizar o leite, coloque um pouco no fundo de uma taça e faça camadas intercalando com a manga com damasco em cubos, outra camada com a chia com leite, até terminar na camada de frutas amarelas.
  3. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Sagu de chia

As sementes de chia adquirem uma textura gelatinosa após hidratadas, sendo uma excelente alternativa para um sagu bem saudável com suco de uva ou de manga. Experimente surpreender seus convidados com essa sobremesa diferente por Lorena Abreu, Expert em Cozinha Saudável.

Ingredientes (serve 2 pessoas)

Para finalizar

  • Mel
  • Granola
  • Frutas picadas
  • Iogurte grego natural sem açúcar
  • Folhinhas de hortelã a gosto

Modo de preparo

  1. Sagu: em uma tigela, misture os ingredientes e espere alguns minutos até firmar. Em seguida, transfira para taças e reserve.
  2. Montagem: finalize as taças com o sagu de suco de uva já pronto e firme com os toppings a gosto e sirva em seguida.

Por uma alimentação saudável

Assim como a chia, outros alimentos são amigos da saúde, como os probióticos, cereais como a aveia, proteína animal e vegetal e, sem dúvidas, a presença de muitos legumes, verduras e frutas para um prato mais colorido.

Em geral, uma alimentação balanceada deve conter carboidratos, leguminosas, legumes e proteína animal. Para quem opta por dietas que priorizem a proteína vegetal, é importante conhecer a diferença entre os tipos de proteína.

Todavia, hábitos saudáveis não envolvem apenas o que vai no prato, mas outras práticas cotidianas como atividades físicas, ingestão suficiente de água, tempo de descanso, entre outros.

Para saber mais dicas sobre alimentação saudável, fique de olho nas dicas: