O Brasil é um país rico em cultura, tradições e histórias. E toda essa diversidade também está representada na gastronomia (e muito bem representada!). Quando o assunto são queijos, por exemplo, o Brasil tem muito a oferecer. Afinal, tem queijaria boa espalhada por todo o país, do Oiapoque ao Chuí. Que tal conhecer os queijos de cada região do Brasil e apreciar o sabor único da nossa terra?

Aqui você vai ver:

O mapa do tesouro por André Guedes

Só no supermercado mais amado do Rio você encontra queijos de diversas regiões do Brasil, sendo alguns deles rótulos premiados nos mais reconhecidos concursos do mundo! Se você está acostumado a pensar apenas em Minas Gerais quando o assunto são queijos brasileiros, está na hora de fazer essa viagem gastronômica em busca desses tesouros, através das marcas selecionadas pelo Expert Zona Sul André Guedes.

Você sabia? No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Queijo.

Na foto: Expert André Guedes.

Separe sua mala, ou melhor, sua ecobag Amo Rio e se prepare para experimentar os sabores do Brasil!

Regiões norte e nordeste

Dos queijos que representam as regiões norte e nordeste do país estão o queijo de búfala Marajó (norte) e o queijo coalho (nordeste).

O queijo de coalho é tipicamente nordestino e pode ser consumido de forma natural, assado, frito e como ingrediente de pratos deliciosos, como a sobremesa “cartola”, que combina banana com queijo dourados na frigideira. Ele é produzido principalmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Segundo publicação da EMBRAPA, a produção rural de queijo de coalho gera renda aos produtores de leite da zona rural da região, representando uma importante atividade econômica e social.

Já um queijo único da região norte é o queijo de búfala produzido pela Fazenda São Victor na Ilha de Marajó, Pará. Produzido 100% com leite de búfala e reconhecido pelo Selo Arte, possui sabor único obtido pela fermentação natural do leite. O queijo Marajó possui indicação geográfica reconhecida e já foi premiado em diversos concursos regionais, nacionais e internacionais.

Região sudeste

A região sudeste do Brasil é um importante polo de produção de queijos, e não tem como não destacar o Estado de Minas Gerais. A produção do Queijo Minas Artesanal foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2024. Este reconhecimento honra a tradição das técnicas artesanais para a produção dos queijos, como o Canastra, Araxá, Cerrado, Serro e Serra do Salitre.

Infográfico “regiões produtoras de queijo” em Minas Gerais. Por Zona Sul.

A produção dos queijos mineiros é fiscalizada pelo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que garante um período mínimo de 21 dias de maturação. É válido também lembrar que a produção dos queijos de Minas gradualmente está sendo unificada com o Selo Arte.

Além de Minas Gerais, o Estado de São Paulo também se destaca com queijarias premiadas como a Santa Vitória (@queijariasantavitoria), responsável por iguarias como o queijo Parahyba (cuja casca é lavada com cerveja IPA), Cangalha, Alecrim, Entre Serras e muito mais. Outra queijaria paulistana é a Bela Fazenda (@belafazenda), com queijos autorais como o Duzu, Bem Brasil e o Azul Britânia.

Região sul

A região sul do Brasil é muito conhecida pela vitivinicultura, com destaque para a Serra Gaúcha, responsável por cerca de 90% do vinho produzido no país. No entanto, o sul também é responsável pela fabricação de queijos deliciosos, como o queijo artesanal do tipo Colonial.

Algumas queijarias de destaque estão localizadas em Santa Catarina, como a Vermont (@vermontqueijos), responsável pela produção do queijo maturado Vale do Testo, ouro no concurso World Cheese por três anos consecutivos e prata no Mundial Expo Queijo (Minas Gerais, Brasil 2021).

Outro queijo premiado Vermont é o Morro Azul, suave, cremoso e envolto em uma cinta de madeira, que garante estrutura e ajuda na composição do aroma e sabor. Com mais de 10 premiações nacionais e internacionais, o Morro Azul é perfeito para degustar sem acompanhamentos devido ao seu sabor único, ou com pães de fermentação natural. Harmoniza com vinhos brancos mais refrescantes como Pinot Gris e espumantes como os da linha ODE.

Da Matina: só tem no Zona Sul

Se você procura queijo de qualidade também pode contar com Da Matina, marca desenvolvida especialmente para os cariocas de coração. Além dos queijos e do mais novo mel, você encontra laticínios como manteigas, creme de leite e iogurtes.

Para deixar o seu dia a dia mais gostoso, você encontra mais de 25 marcas que só tem no Zona Sul, com a melhor seleção de ingredientes e com muita variedade. Entre os produtos estão os cafés Me Bebe, os chocolates plant-based Chokoé, sorvetes Gelad, carnes Corte D’Oro, biscoitos da Biscoiteria e muito mais.

Receitas para os apaixonados por queijos

Se você é um amante de queijos e adora provar receitas incríveis, confira mais ideias para usar seu queijo favorito nos mais variados pratos! Desde antepastos a sobremesas, fique de olho nas inspirações dos Chefs e Experts Zona Sul para conectar você ao amor pela gastronomia: