A gastronomia oriental é muito rica em sabores e vai muito além do peixe cru e dos rolls. O arroz também é mais do que sushi e faz parte da composição do famoso obentô ou bentô, a marmita japonesa. Um obentô balanceado é composto de arroz, proteína animal e vegetais. Com nutrientes suficientes para uma ótima refeição, o bentô possui sua versão infantil e pode ser uma divertida forma de fazer o seu pequeno se encantar por um prato colorido. Quer aprender a preparar o seu? Vem com a gente!

Aqui você vai v er:

Tipos de bentô

Bentô ou obentô nada mais é do que a marmita japonesa. Eles têm muitas variedades e na grande maioria contém uma conserva (tsukemono), bolinhos de arroz (niguiri), uma fritura (tempurá), um cozido (nimono) ou um belo peixe grelhado (yakisakaná). Há variações de tamanhos para todo tipo de gosto e fome, dos mais simples com menos variedade de ingredientes aos mais completos.

“Gosto dos bentôs mais completos que vêm com um peixe grelhado e cozidos de legumes.”

Expert Carlos Ohata

Kyaraben, o bentô para crianças

Com nomes variados para cada finalidade, os bentôs também são super úteis nas lancheiras das crianças. Para incentivar os pequenos a se alimentarem melhor, as mães japonesas costumam modelar os ingredientes em formatos de personagens, flores e bichinhos. O bentô infantil “artístico” é conhecido como kyaraben e pode ser uma excelente opção a ser adotada na rotina do seu filhote!

Dicas para preparar um bentô infantil

E primeiro lugar, tenha em mente que o objetivo da marmitinha japonesa enfeitada é incentivar as crianças a comerem alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes. Por isso, nada de utilizar confeitos ou doces.

A base de tudo: os vegetais

O colorido de um bentô deve-se principalmente ao uso dos insumos naturais. Além de deixar o prato colorido, servem como pequenas peças para a decoração dos seus personagens.

Você pode usar tomatinhos, gergelim preto, cascas de alguns legumes, o “cabinho” do brócolis cozido, a casca da maçã, cenoura ralada, além de frutas secas para modelar seu personagem. Lembrando que é uma ótima oportunidade de aplicar o aproveitamento total de alimentos aqui!

Ademais, sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos. Além de mais nutritivos, são livres de agrotóxicos. Mas fique de olho nos produtos com o selo SisOrg de certificação.

Higiene anda de mãos dadas com a saúde

Use sempre alimentos frescos e aprenda a higienizá-los e armazená-los de forma apropriada para evitar contaminações.

O processo de higienização dos legumes chama-se sanitização. Ela serve para eliminar os microorganismos nocivos dos alimentos que serão consumidos crus ou com casca, não sendo necessária quando os alimentos são cozidos ou consumidos sem a casca. Tanto a sanitização quanto o cozimento devem ser precedidos de lavagem, sempre.

Dica: o e-book do Ministério da Saúde sobre vegetais contém ótimas dicas sobre preparo de alimentos.

Arroz: para dar corpo ao prato

Para criar o corpo dos seus personagens o ideal é utilizar o arroz japonês, pois o arroz nosso de cada dia tende a ficar mais soltinho. Para cozinhar seu arroz japonês, utilize a proporção 1 xícara de arroz para 2 de água. Deixe na panela com a tampa fechada por aproximadamente 25 minutos e não mexa enquanto isso.

Para modelar, a dica é enrolar o arroz já cozido no plástico filme, enrolar na mão e depois tirar o plástico filme na hora de posicionar na marmita.

Nori: a alga dos sushis

Aqui vai uma peça chave da gastronomia japonesa para utilizar nos seus bentôs: a alga Nori. São folhas finas e secas, feitas a partir do processo de desidratação de algas comestíveis da espécie Porphyra (Algas Vermelhas).

Como é crocante e de sabor umâmi, ela pode ser um incrível “acessório” para decorar os seus personagens.

Umâmi é uma das cinco percepções do paladar humano, como o ácido, doce, amargo e salgado, e é uma palavra de origem japonesa que significa “saboroso e agradável”.

Ela pode ser fina e discreta, mas traz muitos benefícios. É rica em proteínas, cálcio, ferro, vitaminas, carotenos e uma ótima fonte de iodo, ideal para o funcionamento da glândula tireoide.

É fácil encontrar sua Alga Nori aqui no Zona Sul para começar agora mesmo a criar seus bentôs e ir além na gastronomia asiática.

Complete com as proteínas

Por fim, para completar a marmita do pequeno ninja, adicione as proteínas. Para os ovolactovegetarianos, a dica é utilizar ovos. Além de deliciosos, os ovos também são um convite para a arte das mamães e papais, já que o formato é inspirador a criar uma carinha ou personagem.

Se sua família consome proteína animal normalmente na dieta do dia a dia, você pode optar por frango empanado com farinha Panko na airfryer, ou fatiar peito de peru para construir desenhos com elas.

Você também pode preparar hamburguinhos caseiros com carne moída ou até mesmo almôndegas sequinhas. O importante é dar preferência aos preparos artesanais, evitando o consumo dos ultraprocessados, como sugere o Guia Alimentar do Ministério da Saúde.

Carinhas em todos os lugares: os ovos também são ótimos suportes para a sua arte.

Sushi Bar Zona Sul

Se você gostou de trazer um pouco do Japão para o menu dos seus filhos, por que não aproveitar e viajar ainda mais pelo continente asiático? Confira os sabores da Ásia e conecte-se ao amor pela gastronomia!

E para os amantes de um clássico “japa”, a dica é dar uma passada no Sushi Bar Zona Sul e conferir a variedade de pratos orientais elaborados pelo Expert Carlos Ohata. Confira o menu e prepare o seu hashi!