A gastronomia brasileira está em alta! Conquistando os mais refinados paladares, os diversos sabores do Brasil estão mais internacionais do que nunca. Mas você conhece a variedade de ingredientes típicos que hoje em dia estão muito mais fáceis de encontrar e podem fazer parte do seu menu? Confira!

Aqui você vai ver:

Do Brasil para o mundo

O Brasil é um dos maiores países do mundo em extensão territorial. Além da sua grandeza em recursos naturais, nosso país é riquíssimo em culturas e histórias, o que faz com que um mesmo alimento seja utilizado e preparado de formas diferentes nos diferentes cantos do país.

E como não podia deixar de ser diante desse vasto cenário, a culinária brasileira está em alta! Os frutos, raízes e sementes típicas dos seis biomas brasileiros estão presentes nos menus dos mais requisitados chefs. Quem antes só conhecia ingredientes como banana e guaraná, por exemplo, hoje em dia já não se espanta em ouvir falar sobre cupuaçu, tucupi, tapioca, cumaru, entre outros.

Você pode conhecer uma lista de alimentos regionais brasileiros baixando a cartilha oficial do Ministério da Saúde.

Mas como está o seu vocabulário gastronômico brasileiro? Venha aprender com a gente sobre alguns dos muitos ingredientes regionais e saiba como aplicá-los nas suas receitas cotidianas.

Taperebá

Talvez você não conheça o nome, mas certamente já viu o taperebá, chamado também de cajá-mirim, acajá ou cajá-pequeno. A fruta aromática de sabor azedinho é facilmente encontrada no Amazonas e no litoral brasileiro.

O cajá ou taperebá é mais consumido in natura e na forma de sucos, mas a fruta também dá origem a sorvetes e deliciosas geleias, como é o caso da Geleia Manioca, que vai bem na sobremesa e surpreende positivamente acompanhando peixes e carnes.

O taperebá é do mesmo gênero da seriguela, do umbu e do cajá-manga e apresenta um tubérculo que é usado no preparo de farinha.

Fonte: Ministério da Saúde

Cumaru

O cumaru é originário de uma grande árvore da região amazônica, presente em estados como Amazonas, Pará e Rondônia, capaz de atingir 30 metros de altura. O fruto dessa árvore, da família das leguminosas, também é chamado de fava tonka e fava do cumaru.

Saborosa e aromática, a semente do cumaru é considerada a baunilha brasileira. Pode ser utilizada em pratos doces e salgados, em molhos e saladas. Antes usado com fins fitoterápicos no norte do Brasil, o cumaru ganhou fama entre os chefs e se tornou queridinho na gastronomia.

Para utilizar a semente no dia a dia, experimente finalizar esse incrível manjar de coco (em versão mais saudável e vegetal) da Expert Lorena Abreu, que também troca a calda de ameixas por uma geleia caseira de morangos, com o toque do cumaru, a baunilha brasileira.

Manjar de coco com calda de morangos e cumaru por Lorena Abreu.

Mandioca (e seus subprodutos)

A mandioca é uma hortaliça amplamente utilizada no Brasil, desde os mais antigos registros durante a colonização.

Existem dois principais tipos de mandioca: a mandioca-brava e mandioca-mansa, também chamada de macaxeira ou aipim. Ambas possuem ácido cianídrico, substância tóxica ao consumo humano, mas em maior concentração na mandioca-brava, que necessita de cuidados no processamento antes do consumo. Já a mandioca-mansa, por apresentar menor concentração de ácido cianídrico, pode ter suas raízes cozidas.

A mandioca dá origem a diversas farinhas, como a de puba e de Bragança, à goma de tapioca, ao polvilho, ao tacacá e ao tucupi, alimento muito utilizado na culinária do Pará.

Pudim de mandioca por Marcelo Scofano

Para aproveitar a mandioca em uma incrível sobremesa é muito fácil: basta seguir o passo a passo do Expert Marcelo Scofano e fazer um pudim de mandioca de conquistar o coração de qualquer um!

Pudim de mandioca por Marcelo Scofano.

Farofa por Jimmy Ogro

Não tem como pensar em farinha de mandioca e não associar à brasileiríssima farofa, um dos principais acompanhamentos do churrasco e de receitas clássicas de fim de ano. Aprenda a preparar uma farofa de Expert com Jimmy Ogro:

Farofa por Jimmy Ogro.

Shimeji na manteiga com tucupi preto

Para aprender a utilizar o tucupi, ingrediente típico do norte do país, você pode seguir a receita Manioca e preparar um delicioso cogumelo Shimeji na manteiga elaborado pelo chef Felipe Gemaque.

Castanhas do Brasil

Se você procura um alimento rico em proteína vegetal, ele se chama castanha!

Assim como as oleaginosas em geral como avelãs, amêndoas, nozes e amendoins, as castanhas são boas fontes de proteína e gordura, vitaminas (ácido fólico, niacina) e minerais (zinco, selênio, magnésio, potássio, dentre outros), e são muito utilizadas como matéria-prima das bebidas vegetais, conhecidas popularmente como “leite vegetal”.

Gostosas e variadas, podem ser consumidas em saladas, nas sopas, no iogurte, nas saladas de frutas e até mesmo em pães e bolos.

No Brasil, existem diversos tipo de castanhas que podem enriquecer o seu cardápio, como as castanhas-do-Pará, castanhas de caju e castanhas-do-baru, que são muito populares no centro-oeste devido à uma suposta propriedade afrodisíaca. Será que é verdade?

Moqueca de caju com arroz e castanhas de caju por Lorena Abreu

Uma receita altamente brasileira para os fãs do brasileiro caju: uma moqueca de caju e castanhas de caju. Acompanhe o passo a passo com a Expert Lorena Abreu:

Moqueca de caju por Lorena Abreu.

Magret de pato com mel de ervas frescas e risoto de castanha-do-pará e rúcula

É hora de aprender uma receita incrível com o Chef Zona Sul Alan Leal: um delicioso magret de pato com mel de rrvas frescas e risoto de castanha-do-pará e rúcula. É uma oportunidade perfeita para dar aquele upgrade nas suas habilidades na cozinha e impressionar a galera com um prato sofisticado.

Magret de pato com risto de castanhas por Alan Leal.

Ingredientes

  • 240g de magret de pato
  • 60g de arroz arbóreo
  • 20g de manteiga
  • 30g de parmesão
  • 30ml de azeite
  • 30g de mel
  • 40g de castanha-do-Pará
  • 10 folhas de rúcula
  • 2 folhas de sálvia
  • 2 galhos de tomilho
  • 4 fios de cebolete
  • 1 cebola
  • 1/2 cenoura
  • 1 talo de aipo
  • Folhas de alho-poró
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Corte a cebola, a cenoura, o aipo e o alho-poró para fazer um caldo de legumes.
  2. Faça cortes leves na gordura do magret, tempere com sal e pimenta e reserve.
  3. Pique as ervas frescas, misture com o mel e reserve.
  4. Doure o magret no azeite, começando pelo lado da gordura, e deixe descansar após selar.
  5. Em outra panela, doure a cebola no azeite, adicione o arroz e deglace com vinho branco. Vá adicionando caldo de legumes até ficar al dente.
  6. Acrescente a castanha picada e a rúcula, finalize com manteiga e parmesão, e corrija o sal e a pimenta.
  7. Corte o magret na diagonal, arrume no prato com o risoto ao lado, finalize com o mel de ervas e sirva! ✨

Cupuaçu

O cupuaçu é uma das frutas mais populares da Amazônia. Rico em vitaminas A, B e C, fibras, fósforo e aminoácidos, o cupuaçu é muito utilizado na produção de doces e também na indústria de cosméticos, que você encontra com facilidade no supermercado mais amado do Rio.

As sementes, depois de secas, são utilizadas na fabricação de chocolate conhecido como “cupulate”.

Cacau

O cacau já é velho conhecido dos brasileiros e sua árvore é originária do Rio Amazonas. Apesar de versátil, o cacau já foi tão associado ao chocolate que fica até difícil pensar nele para outra finalidade. Todavia, outros subprodutos incluem sua polpa, como suco, geleia, destilados e sorvete.

Atualmente populares na gastronomia são os nibs de cacau, que são sementes de cacau secas, depois fermentadas e trituradas. Podem ser utilizados na finalização de sobremesas, como a mousse de chocolate fit da Expert Lorena Abreu ou como topping sobre um delicioso bowl de açaí.

Utilizado também na indústria de cosméticos, o fruto dá origem à manteiga de cacau, facilmente encontrada em farmácias para fins de hidratação, na forma de cremes e batons.

Açaí

O açaí, popular na região norte, é um alimento de grande valor nutricional, e em sua composição apresenta fibra alimentar, antocianinas, cálcio, potássio e ácidos graxos essenciais.

Sua fama já é grande dentro e fora do Brasil. Entretanto, nem todos sabem que sua utilização vai muito além dos famosos sorbets servidos em bowls. A polpa do açaí pode dar origem a pratos salgados incríveis que, por sinal, é acompanhamento de pratos com peixe assado ou camarão seco.

Fique por dentro dos Sabores do Brasil

Se você ama a gastronomia brasileira, fique ligado nos Sabores do Brasil e descubra as delícias que a nossa terra tem a oferecer. Lembrando sempre da importância da preservação e da sustentabilidade, para que as futuras gerações também possam desfrutar de toda essa riqueza natural.

Aproveite para pedir agora seus ingredientes bem brasileiros e receber em casa bem rapidinho!