Uma hortaliça cheia de benefícios e altamente versátil, a abóbora é daqueles ingredientes perfeitos para pratos salgados, doces, sopas e muito mais. Conheça as variedades de abóboras e saiba como utilizá-las nas mais variadas receitas com os Experts e Chefs Zona Sul.

Aqui você vai ver:

Abóbora do bem

Conhecida dos brasileiros, a abóbora é bastante difundida nas regiões do país. Amplamente cultivada no Brasil em plantações abertas, com inúmeras variedades, a hortaliça é bem presente nas refeições dos brasileiros, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

Apesar de muito utilizada para decorar as festas americanas de Halloween, a abóbora está muito longe de ser vilã. Amiga da saúde, a abóbora é rica em fibras e minerais como manganês e potássio, mineral que ajuda a regular a pressão arterial.

Nada de vilã: as abóboras são repletas de benefícios para a saúde.

Rica em carotenoides, substância responsável pelo pigmento amarelo, alaranjado e avermelhado de certos vegetais, a abóbora também ajuda a proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo, com isso, o surgimento do câncer de pele. O betacaroteno, carotenoide presente na abóbora, também é conhecido por fortalecer o sistema imunológico.

A abóbora tem alta digestibilidade, poucas calorias e é uma das maiores fontes de betacaroteno entre os alimentos na natureza.

Tipos de abóbora

Apesar da mais conhecida abóbora arredondada com gomos, típica dos desenhos animados e dos contos de fada, a denominação “abóbora” é atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae, o que inclui também as abobrinhas.

Enquanto as abóboras são colhidas maduras, a abobrinha se refere a alguns cultivares de abóbora que são colhidos ainda verdes. De acordo com a Embrapa, os tipos de abobrinha mais comuns no mercado brasileiro são a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço, e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço.

A abobrinha faz parte da família das cucurbitáceas, assim como a abóbora, a melancia, o melão e o pepino.

Versátil na gastronomia, a abóbora é daqueles tipos de hortaliça em que se pode aplicar o aproveitamento total do alimento, uma vez que até mesmo as suas sementes se tornam petiscos, como as pepitas de abóbora Frutoro, que você encontra no Zona Sul. A pepita, de cor esverdeada, é a semente da hortaliça sem a sua casca externa branca.

As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral que é importante para fortalecer o sistema imune e que ajuda a regular o funcionamento da tireoide.

Conheça os diferentes tipos de abóbora mais populares no Brasil e varie no seu cardápio da semana utilizando essa riquíssima matéria-prima.

Abóbora Baiana

A abóbora baiana ou “bahiana” foi desenvolvida para o clima tropical. De casca lisa e polpa firme, alaranjada e adocicada, a abóbora baiana é perfeita para pratos como camarão ou carne seca, sendo também comum em refogados e sopas.

Você pode utilizar a abóbora baiana ou outro tipo de abóbora para preparar um bolinho saudável de abóbora com peixe. A receita da Expert Lorena Abreu é uma ótima opção para substituir os clássicos salgadinhos de festa, sem perder o sabor e adicionando saúde. Esta e outras receitas saudáveis você encontra no e-book gratuito de receitas da Expert Zona Sul.

Bolinho de abóbora com peixe

Ingredientes (rende 10 unidades)

  • 1 filé de peixe branco pronto (cozido, assado ou grelhado)
  • Purê de abóbora (quanto baste para dar liga)
  • Temperinhos a gosto (lemon pepper, páprica etc)
  • Ervas frescas a gosto (coentro, sálvia, tomilho, salsinha etc)
  • 4 colheres de sopa de semente de gergelim ou outro
  • Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite extravirgem para untar

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 210ºC.
  2. Em uma tigela, misture os ingredientes, prove e ajuste o sabor.
  3. Modele os croquetes e coloque em um tabuleiro untado com azeite.
  4. Asse até dourar.

Moranga

A moranga é achatada e redonda. Seu pêndulo – ou cabinho – é liso, grosso e sem sulcos, bem diferente dos outros tipos de abóbora que costumam ter um pêndulo sulcado, achatado e alargado.

A moranga com camarões é bem popular, mas esse tipo de abóbora vai bem cozida, assada, refogada, recheada, em cremes e sopas, com queijos, carne seca e em doces e compotas.

Para colocar o charme da mini moranga à mesa, aprenda a preparar uma receita de mini moranga recheada com a Chef Zona Sul Jéssica Oliveira. Esta e mais receitas brasileiras você encontra no e-book gratuito Sabores do Brasil.

Mini moranga recheada com camarão ou carne seca

Ingredientes

  • Carne de sol 150g ou camarão 200g
  • Requeijão Da Matina 50g
  • Azeite e sal
  • Cebola e alho picadinhos
  • Cheiro verde
  • Mini moranga

Modo de preparo

  1. Tire a tampa da mini moranga da forma mais fina possível, tire o miolo e as sementes, tempere com azeite e sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio até que elas estejam macias, mas não mole demais.
  2. Para o recheio de camarão: numa frigideira bem quente, frite o camarão com alho, cebola, páprica doce, açafrão e um pouco de chimichurri. Refogue na frigideira até que estejam dourados. Acerte o sal e a pimenta. Acrescente o requeijão e mexa até incorporar e formar um creme. Use esse creme de camarão para rechear as morangas e sirva quente.
  3. Para o recheio de carne seca: corte a carne seca em cubos, ferva pelo menos 4 vezes (trocando a água) para dessalgar totalmente a carne. Coloque na pressão por 20 minutos (contando depois que a pressão pegar). Ao abrir, desfiar a carne e acertar os temperos. Sirva dentro da mini moranga.

Abóbora Batã ou Batan

A abóbora tipo Butternut ou Batã é a mais vendida no mundo. Apresenta pescoço e bojo, onde estão alojadas as sementes. Leve, adocicada, com textura macia e intensa, possui alto aproveitamento de polpa, é fácil de descascar e extremamente cremosa.

É uma delícia recheada, assada no forno e pode ser consumida com a casca.

Abóbora branca Caravelas

A abóbora do tipo Caravelas possui formato grande, casca firme, branca, com polpa laranja e adocicada. É excelente para a produção de doces.

Abóbora japonesa

De casca verde escura, uniforme, firme, polpa amarelo-alaranjada e bem seca e firme, a abóbora japonesa possui textura cremosa e aveludada quando cozida. Ela é também conhecida no Brasil como cabotian, cabotiá ou tsukabuto.

Dica: a cabotiá é a mais difícil de descascar. Se sentir dificuldades, uma opção é levar ao micro-ondas por um ou dois minutos.

Dos tipos de abóbora mais conhecidas, a japonesa é a que possui a polpa mais sequinha e sabor mais adocicado. Combina com sabores fortes, como queijo gorgonzola e receitas com temperos variados.

A abóbora japonesa também é ingrediente do pão de abóbora de fermentação natural, exclusivo da padaria Zona Sul. Vai bem com pastinhas, creme de brie, damasco seco picado, azeites ou geleias.

Quibe de abóbora com creme de ricota

Uma dica é utilizar a abóbora japonesa para preparar um quibe vegetariano de abóbora. Receita da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.

Quibe de abóbora com creme de ricota por Lorena Abreu.

Ingredientes

  • 250g de quinoa mista em grãos cozida com sal
  • 500g de abóbora japonesa cozida e amassada
  • Folhas de hortelã a gosto
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Zatar, pimenta síria e garam masala a gosto
  • ½ xícara de cebola roxa picadinha
  • 500g de creme de ricota
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • Sumo de 1/2 limão Tahiti
  • 10 folhas de hortelã
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Quibe: pré-aqueça o forno à 180°C. Em uma travessa, junte todos os ingredientes até formar uma “massa”. Prove e acerte os sabores.

Creme: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme fluído, em seguida, acerte o tempero caso necessário.

Montagem: em uma travessa, faça uma cama com a “massa” de quibe bem lisinha e recheie com o creme de ricota. Cubra com outra camada de “massa” de quibe. Faça desenhos triangulares na superfície. Regue com azeite extra virgem. Leve ao forno para assar por 25 minutos ou até dourar.

Abóbora sergipana

A Abóbora sergipana, como o nome indica, é cultivada principalmente no norte e nordeste do Brasil. Chamada também de “jerimum de leite”, é muito utilizada na culinária regional. Possui casca laranja-clara e polpa alaranjada. Pode ser consumida de diversas formas, como em saladas, refogados, sopas, bolos, doces, compotas, entre outros.

Experimente um caldo de abóbora com alho-poró da Expert Lorena Abreu e enriqueça sua receita com toppings deliciosos como bacon frito, carne seca e nuts tostadas.

Creme de abóbora com alho-poró

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 1 pacote de caldo de legumes Quasi Pronto
  • 1 pacote de alho-poró picado Quasi Pronto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite extravirgem a gosto
  • Ervas de Provance ou tomilho para finalizar
  • Água o quanto baste

Topping para finalizar (a gosto)

  • Bacon frito em cubinhos
  • Carne seca
  • Nuts tostadas (amêndoas, nozes ou castanha-de-caju)
  • Queijo gorgonzola, feta ou ricota

Modo de preparo

  1. Em uma panela, prepare o caldo de legumes caseiro. Coloque aproximadamente 3 litros de água em uma panela e coloque os ingredientes do caldo de legumes. Sem deixar ferver, deixe apurando os sabores por 30 minutos a uma hora.
  2. Apoie e coe os ingredientes do caldo, separando o líquido dos legumesm que podem ser desprezados (e utiliazdos em outra receita). Volte o caldo de legumes para a mesma panela e cozinhe a abóbora nesse caldo, com um pouco de sal. Assim que ficar macia, desligue o fogo.

Abóbora seca de pescoço

A abóbora conhecida como seca ou “de pescoço” é grande e de formato afunilado, podendo chegar a 15 kg. É uma das mais fibrosas entre os demais tipos, ideal para doces e compotas. Possui casca verde e alaranjada e polpa bem úmida.

Deu vontade de um docinho? Aprenda com a Chef Zona Sul Bia Souza a fazer um legítimo doce de abóbora com gostinho de festa junina e se inspire em outras receitas com legumes e verduras!

Doce de abóbora cremoso

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora cortada em cubos (abóbora baiana ou sergipana)
  • 500g de açúcar refinado
  • 150mL de água
  • 200g de coco ralado
  • 2 ramas de canela
  • 5 cravos da Índia

Modo de preparo

  1. Coloque em uma panela o açúcar e a água. Mexa até dissolver o açúcar.
  2. Leve ao fogo baixo e deixe a calda ferver.
  3. Adicione a abóbora, canela e cravo. Deixe cozinhar a calda em fogo baixo até ela desmanchar.
  4. Adicione o coco ralado e deixe o doce ficar no ponto (desgrudar da panela ou até que a calda fique seca e o doce com uma textura cremosa.

Mini abóboras: pérola negra e pumpkino

Quer servir um prato gostoso e com uma aparência irresistível? As mini abóboras são perfeitas para conquistar os olhos e o estômago dos seus convidados. Para isso, conte com as abóboras do tipo Pérola Negra e Pumpkino (também conhecidas como Mini-Jack, em referência ao personagem Jack-O-Lantern feito de abóbora para o Halloween).

A abóbora pérola negra é híbrida, de tamanho mini, textura firme, pouco doce e com pouca água. Seu sabor lembra o de castanhas portuguesas assadas. Devido ao seu tamanho miniatura, ela faz uma dupla incrível com abóboras pumpkinos, que lembram mais os outros tipos de abóbora “tradicionais”, com casca alaranjada e sabor adocicado.

Ambos os tipos podem ser preparados com ou sem casca, cozidos, assados, recheados, em purês, nhoque e muito mais.

Garanta sua abóbora fresquinha

Para garantir sua abóbora fresquinha e de qualidade para suas receitas, conte com o hortifruti online Zona Sul. Além da escolha das melhores matérias-primas para a mesa do carioca de coração, o Zona Sul conta também com opções orgânicas da linha Bio Vida e super práticas, já cortadas e descascadas da linha Quasi Pronto.

Ambas fazem parte do leque de marcas exclusivas Zona Sul, que conta com diferentes produtos para o dia a dia da sua cozinha!

Hortifruti online Zona Sul.