Se tem uma bebida com a cara do Brasil, certamente é a cachaça. Apelidada carinhosamente com iniciais que abrangem quase todo o alfabeto, a pinga, branquinha ou marvada (entre outros nomes) é conhecida internacionalmente como o principal ingrediente da caipirinha. Mas o uso do nosso destilado nacional vai muito além de um copinho.

Por isso, nossos Experts vão te ajudar a conhecer um outro lado da famosa cachaça. Venha beber da fonte da informação com a gente!

Cachaça com queijos, o casamento perfeito

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que uma cachaça purinha é um ótimo acompanhamento para quase todo tipos de pratos e petiscos. Queijos do tipo Minas, por exemplo, são o casamento perfeito, como você pode ver aqui.

Além disso, o queijo Calambau é a prova de que cachaça e queijo são o par ideal, uma vez que o próprio queijo é banhado a cachaça na sua fabricação.

Você sabia que existe um acordo que assegura a Cachaça no mercado internacional como um destilado genuíno e exclusivo do Brasil? Com o acordo em vigor, apenas os produtores brasileiros poderão fazer uso da denominação Cachaça no bloco europeu.

Fonte: IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça

Um brinde com fondue, costume suíço

Falando em queijos, o Expert André Guedes explica uma forma de harmonizar fondue com uma dose de cachaça, um costume inspirado nos suíços. A tradição ensina que, ao chegar no meio do consumo do seu fondue, bebe-se um schnaps, um tipo de aguardante suíça feita com cereja ou pera. Pode-se trocar tranquilamente a versão suíça da bebida pela brasileira e deixar o seu fondue ainda mais delicioso.

Ademais, não tem como não associar cachaça a um gostoso prato de feijoada ou a outros quitutes da gastronomia nacional e, principalmente, mineira.

Do prato à caipirinha

Mas a cachaça não harmoniza exclusivamente com pratos salgados. Seu sabor levemente adocicado vai bem com sobremesas, das mais complexas às mais simples, como o bom e velho chocolate. É o puro sabor destilado da cana aprimorando o sabor dos ingredientes!

Mas, se apesar do título do post, bater a saudade de uma caipirinha, experimente outras versões da tradicional bebida, como o Sunrise. Drink criado por Tato Giovannoni (restaurante Brasero Atlântico), a versão mais tropical ainda da caipirinha conta com suco de maracujá, laranja e xarope de romã.

Apesar da fama das cachaças mineiras, ela é produzida em todo o país, sendo que o Rio também tem posição de destaque e produz excelentes cachaças.

Expert José Padilha
Cachaça Sunrise

Se você veio aqui para descobrir como a cachaça pode ser o diferencial da sua receita, prepare o avental, arrume a cozinha e mãos à obra!

Drinks

Como não poderia deixar de ser, a cachaça é ingrediente para drinks além da caipirinha. Ela pode ser um incrível substituto do gin para a criação de um Gin tônica brasileiríssimo, a “cachaça tônica”.

Uma cachaça de qualidade, de preferência sem muito tempo de envelhecimento em barris de carvalho, confere ao drink um sabor leve e refrescante.

Famosa na caipirinha, pode ser usada no lugar do Gin na criação do drink “cachaça tônica”.

Outras bebidas incríveis podem fazer da cachaça um item indispensável na coquetelaria. Confira algumas receitas bem diferentes para encher o seu copo de criatividade:

Batida de coco, por José Padilha

Para começar bem, uma batida de coco mesclando a doçura do leite condensado com o toque alcoólico da cachaça. Aprenda o passo a passo com o Expert José Padilha no vídeo abaixo:

Batida de amendoim, por Claudio Adriano

No ritmo da batida, vamos de amendoim, com cachaça Magnífica. Receita do mixologista Claudio Adriano, do nosso Bar do Rio!

Drink energético com café, por Paulo Tassinari

O Expert em cafés Paulo Tassinari ensina um drink alcoólico com gostinho de café e a delicadeza da geleia de damasco. Preste atenção no segredo da receita que realça ainda mais o aroma de baunilha.

Drink energético por Paulo Tassinari

Cerveja com cachaça, por José Padilha

Misturando cachaça Prata com mate, cerveja e limão o resultado é incrível. Basta seguir o passo a passo do Expert José Padilha. Você vai precisar de cachaça branca (Prata), mate levemente adoçado, cerveja Wonderland Timeless Porter, limão siciliano, alecrim e gelo.

Pratos e sobremesas

A cachaça é a única bebida alcoólica no mundo envelhecida em outras madeiras além do carvalho. Um dos maiores diferenciais da cachaça está no uso de distintas madeiras brasileiras, entre elas: amburana, bálsamo, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, ipê, ariribá, grápia, cabreuva, entre outras.

Por isso, acertar na escolha da cachaça faz da sua receita uma experiência sensorial ainda mais rica.

cachaça

Riqueza de madeiras: o Brasil é o único país do mundo que envelhece em diferentes tipos de madeira, além do Carvalho.

Expert José Padilha

Confira as receitas de pratos salgados e sobremesas que ficam ainda “mé”lhores com cachaça.

Costelinha de tambaqui e mandioca, por Carlos Ohata

Uma aula completa da Estação Sabores para você aprender a utilizar a cachaça para grelhar.

Aula Estação Sabores com Carlos Ohata

Bolo de chocolate com cachaça, por Tassinari

O Expert Paulo Tassinari ensina uma receita clássica nas mesas de café da manhã, mas com um detalhe especial. Surpreenda seu paladar. Lembrando que este bolo harmoniza muito bem com vinhos do Porto.

Dica de ouro: cachaça com carnes

A cachaça é um trunfo na gastronomia. Já utilizada para conferir maciez a carnes e para adicionar um sabor especial a pratos como o strogonoff, ela pode ser usada no processo de cocção da carne.

Se adicionada após a selagem da carne, a cachaça sofre redução, ou seja, evapora-se o álcool, e sobram os sabores suaves da cana e os aromas da madeira utilizada no envelhecimento do destilado. Se adicionada ao final do processo, o sabor da cachaça fica mais marcante, uma vez que a bebida tem menos tempo para “liberar” o álcool.

E então? Qual sua Cachaça favorita para uso na gastronomia? Sem dúvidas, opções não faltam aqui no Zona Sul! Escolha a sua e deguste os melhores sabores do Brasil!

Para saber mais sobre a cachaça, ouça o podcast com o Expert José Padilha e acompanhe o Gastronomia Carioca no Spotify!