Se tem alguém que é conectado ao amor pela gastronomia, literalmente, é Leonardo Salgueiro. Profissional da área de tecnologia, o carioca filho de nordestinos descobriu na gastronomia a sua verdadeira conexão e encontrou sua família trabalhando no Zona Sul. Hoje em dia Leo Salgueiro integra o time de Chefs, criando menus para o Salada Bar e café da manhã na loja da Av. Erico Veríssimo, 565, Barra da Tijuca. Venha conhecer o dia o dia do nosso novo Chef Zona Sul!

Quem é Leonardo Salgueiro

Leonardo Salgueiro se intitula como “nerd gastronômico” no seu perfil do Instagram @leo_salgueiro84 e canal do Youtube. Isso se explica pelo fato de sua história profissional estar ligada à área de informática, na qual atuou por mais de dez anos, viajando o Brasil oferecendo treinamentos e implantando software de gestão em telefonia celular.

Depois de descobrir seu amor pela comida, decidiu mudar de área e se especializar na atividade que passaria de hobby à profissão da sua vida: a gastronomia. Sua trajetória gastronômica se desdobrou principalmente em eventos particulares, planejando cardápios para festas e eventos, mas foi no Zona Sul que Leonardo aprendeu, cresceu e se desenvolveu em uma carreira sólida e inspiradora.

De estagiário à Chef Zona Sul: Leonardo Salgueiro é, sem dúvidas, uma história de crescimento profissional.

Foto: @leo_salgueiro84

Uma história que cresceu no Zona Sul

Leonardo começou como estagiário de gastronomia buscando oportunidades de criação dentro da empresa. Ao término do seu contrato de estágio, tornou-se se artesão de alimentos no setor de grelhados da loja na Rua Barão da Torre, 220 – Ipanema.

Com o tempo, Leonardo começou a se envolver em outros setores da loja, atuando junto aos consultores para auxiliá-los nas degustações de produtos, passando por praticamente todas as categorias da empresa, sempre em contato com os Experts, principalmente Christophe Lidy e Stanislas Brito.

De lá pra cá, Leo ganhou notoriedade como cozinheiro e com sua formação em gastrônomo alcançou seu lugar junto ao seleto time de Chefs Zona Sul.

“De artesão fui cozinheiro júnior, cheguei a cozinheiro sênior até a minha função hoje.”

Leonardo Salgueiro, Chef Zona Sul
Painel de memórias Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro.

Como Chef, Leonardo é responsável por criar diariamente um menu variado para o Salada Bar e para o café da manhã da loja em que atua, pensando em conceitos como aproveitamento total do alimento e na qualidade que o supermercado mais amado do Rio se preocupa em oferecer sempre.

Salada Bar: isso é Zona Sul.

O dia a dia de trabalho

Diariamente, Leonardo planeja junto com sua equipe o menu, identificando as necessidades do cliente, distribuindo tarefas e revisando detalhadamente o que será servido no Salada Bar.

“O menu é planejado de acordo com a disponibilidade e variedade de insumos do dia sempre buscando atender e agradar aos nossos clientes.”

Chef Zona Sul Leo Salgueiro

A rotina de criar pratos variados com grande rotatividade é desafiador e bem diferente do que Leo estava acostumado com sua atuação como Chef para festas e eventos: “Quando planejamos cardápios para festas e eventos, temos a antecedência em relação ao serviço, o que dá uma certa tranquilidade. Já o cardápio diário é dinâmico e pode sofrer alterações imediatas, o que faz com que a criatividade seja exercida em todo momento”, afirma o Chef Zona Sul.

O toque de Chef de Leonardo Salgueiro

Assim como todos os Chefs Zona Sul, Leonardo também tem o seu toque especial, aquele estilo particular de preparar os alimentos. E o seu segredo está no tempero!

Por ser filho de cearenses, Leo Salgueiro cresceu sabendo que comida tem que ter tempero! O Chef não utiliza temperos industrializados, valorizando sempre o natural.

“Não tem como comparar o aroma de um refogado de cebola e alho preparado na hora.”

Leonardo Salgueiro, Chef Zona Sul

Alguns pratos criados por Leonardo já fizeram bastante sucesso entre os comensais da loja Zona Sul em que atua como o bacalhau com natas, o queijo brie assado em massa folhada com amêndoas e ainda o lombo de namorado assado com lentilhas e tomate seco, que você pode anotar o passo a passo para reproduzir em casa!

Receita: Lombo de namorado assado com lentilhas

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as lentilhas em água fervente por 8 minutos e reserve. Tempere o lombo do peixe com sal, pimenta, tomilho picado e regue com azeite. Em seguida, asse em forno a 200°C por 5 minutos.

Montagem

Disponha as lentilhas em um prato de sua preferência, coloque o lombo de peixe por cima junto com o tomate seco cortado. Finalize com salsa picada e sirva.

Zona Sul: uma história de família

O Zona Sul faz parte da história de vida de Leonardo Salgueiro. De estagiário a Chef, Leo construiu sua carreira dentro do Zona Sul e cresceu fazendo o que ama, após abrir mão da área e tecnologia pela sua paixão verdadeira.

Mas o supermercado carioca de coração vai além da sua história profissional, pois foi dentro da empresa que o Chef encontrou um irmão ao qual ainda não havia sido apresentado.

“O Zona Sul também está na história de minha família, pois encontrei um irmão por parte de pai que nunca havia conhecido antes de vir trabalhar aqui, e nos encontramos depois de 38 anos!”

Chef Leonardo Salgueiro

Além dessa incrível experiência familiar dentro da empresa, Leonardo afirma que o ambiente familiar vai muito além dos laços de sangue:

“O Zona Sul pra mim é família! Uma empresa realmente familiar onde o ambiente de trabalho favorece um clima de amizade que se reflete, sem dúvidas, nos resultados e na satisfação de cada colaborador e cliente.”

Chef Zona Sul Leo Salgueiro

O papel da gastronomia para Leonardo Salgueiro

Sabemos que cada um tem uma relação pessoal com a gastronomia. É a refeição que prova que comer é muito mais que um ato de sobrevivência, mas um hábito cultural e social. E para o Chef Leo, a gastronomia também representa o futuro.

“Não há futuro sem alimentação. A gastronomia nos possibilita justamente buscar uma alimentação mais saudável e sustentável. E aí onde penso que há o benefício para as pessoas.”

Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro

Por fim, Leo acredita também que a função do gastrônomo está associada a apresentar o alimento e seus benefícios de forma mais interessante e atrativa.

Para mim, não há nada mais gratificante que alguém comer algo diferente ao seu paladar e falar : “não comia isso, mas esse que você fez está ótimo!” Isso é extremamente satisfatório.

Os Chefs Zona Sul

É com muito orgulho que o Zona Sul integra ao completíssimo time de Chefs Zona Sul, composto por Thays CostaBia SouzaDavid EleutérioBeth de SáThiago Rossetti, Ana Paula Legey, Gabriel Banharo e Roberto Neves.

Para saborear as criações do Chef Zona Sul Leo Salgueiro, basta fazer uma visita à loja da Av. Erico Veríssimo, 565, Barra da Tijuca e degustar as delícias do café da manhã e Salada Bar.