Se você é daqueles que ama combinar friozinho e gastronomia, a época da festa junina é tudo de bom, não é mesmo? Mas nem só de bolo de milho, canjica, salsichão e cuscuz é feito um arraial, pois o clima gostoso do inverno pede uns bons drinks que vão muito além do tradicional quentão. Deixe o carro na garagem para poder beber à vontade e se prepare para degustar drinks bem juninos com a gente!

Aqui você vai ver:

Qual tipo de bebida ideal para a festa junina?

De acordo com o mixologista do Bar do Rio Claudio Adriano, as bebidas comuns nessa época do ano são as de paladar quente, à base de cachaça e whisky, por exemplo. No nordeste no Brasil, sobretudo, onde a produção de cachaça é um dos pontos fortes da região, existem diversas receitas feitas com o destilado nacional.

“No geral, o que caracteriza as bebidas típicas das festas juninas é o fato de serem fortes e doces, feitas para esquentar, que você vai ficar bicando de pouquinho em pouquinho.”

Claudio Adriano, mixologista Bar do Rio

Batidas e quentões

As batidas e os quentões são as misturas mais populares. Ambas as alternativas geralmente são preparadas com alto teor alcoólico para cumprirem sua função de aquecer. E no caso das batidas, são feitas com ingredientes como leite condensado ou creme de leite para deixar o paladar mais doce.

Primordialmente o quentão era feito com vinho, mas passou a ser feito com outras bebidas também. Adiciona-se a ele frutas, ervas, temperos e especiarias e é servido quente, como o nome indica.

Já as batidas são preparadas com frutas e leite condensado e dão um sabor mais suave à cachaça ou a outra bebida como vodka ou whisky.

Bebidas de festa junina Zona Sul.

Olha a ressaca! É mentira!

Mas com tanta bebida gostosa, como evitar que o clima fique ruim por causa das misturas de bebidas e ingredientes? Claudio Adriano responde essa questão que geralmente preocupa quem gosta muito de um bom drink de festa junina.

Dica 1: beba água

De fato, toda bebida alcoólica afeta o organismo de alguma forma. De forma geral, o álcool aumenta a diurese (aquela vontade de ir ao banheiro), desidratando o corpo. Com isso, a ingestão de água para a reposição é primordial. Entre um coquetel e outro, beba água.

Dica 2: entenda a densidade das bebidas

Um outro ponto é a diferença entre drinks mais leves que não levam ingredientes como leite condensado, como um gin tônica ou um Negroni, e as batidas. A diferença está na sensação de saciedade. Ao ingerir uma batida, é fato que ela vai “parar no estômago” e satisfazer mais. Sendo assim, as bebidas mais densas são feitas para serem degustadas aos poucos, tal como acontece com os smoothies.

Smoothies são bebidas sem álcool e mais espessas. A partir do momento que o álcool entra na composição, a bebida se torna uma batida.

Dica 3: não beba de barriga vazia

Uma outra questão importante é evitar beber de estômago vazio. Aliás, nem existe motivo para ficar de barriga vazia em uma típica festa de São João com tanto quitute “bão” para provar, como cuscuz, arroz doce, canjica, bolo de milho, de fubá, de cenoura…

Mas é importante saber que beber de estômago vazio irrita as paredes do órgão e ainda potencializa os efeitos do álcool no corpo.

Dica 4: petisque

Entre uma bebida e outra, procure ingerir pequenas porções de alimentos salgados ou doces. Uma outra dica é optar por coquetéis preparados com pedacinhos de frutas, pois ajudam a processar o álcool ingerido.

Dica 5: chás para curar

Por fim, se no dia seguinte da festança a ressaca resolver te pegar, aposte nos chás. Ingredientes como gengibre e canela são ótimos “cura-ressaca”, além de opções detox prontas no mercado para resolver a desagradável sensação de embrulho no estômago.

Receitas de drinks juninos

Com todas essas informações em mãos, sabe o que você pode fazer? Um belo e gostoso arraiá! Aprenda a preparar receitas típicas com os Experts e Chefs Zona Sul e capriche nos drinks juninos que você pode aprender a seguir:

Batida de coco

A receita é do Expert José Padilha @padilhasommelier, utilizando uma brasileiríssima Cachaça Magnífica. É “parente” do chamado “leite de onça”, que costuma ser mais doce e menos alcoólico.

Batida de amendoim

Imagine somar paçoca com leite condensado e uma boa cachaça? Anote a receita do mixologista Claudio Adriano para preparar rapidinho em casa:

@zonasulsupermercado Tem batida de amendoim no Arraiá em Casa sim sinhô! Anote a receita! #ZonaSulTáOn #Batida #MinhaReceitaJunina #arraiáZS #festajunina #arraiatiktok ♬ som original – Myllena Apolinário Gomes

Quentão de cachaça por Claudio Adriano

Quentão tem sabor de São João! Por isso, prepare-se para escolher o seu quentão favorito. Esse é feito com cachaça e muitas especiarias gostosas, por Claudio Adriano.

@zonasulsupermercado Que tal um Quentão de Cachaça Soledade pra esquentar o seu Arraiá em Casa? Anote a receita! #ZonaSulTáOn #Quentão #MinhaReceitaJunina #arraiáemcasaZS ♬ som original – Duda Alho

Quentão de cachaça por Beth de Sá

A Chef Zona Sul Beth de Sá também tem dica de quentão com cachaça e especiarias. É muito fácil de fazer. Anote a receitas:

Ingredientes

  • 1 garrafa de cachaça (600 ml)
  • 600 mL de água
  • 500 g de açúcar
  • casca de 2 laranjas
  • casca de 1 limão
  • 50 g de gengibre em pedacinhos
  • cravo-da-índia a gosto
  • canela em pau a gosto
  • 1 maçã cortada em pedacinhos
  • 3 anis estrelados
  • 8 zimbros
  • 6 cardamomo
  • 1 molho de hortelã

Colocar tudo em uma panela e levar ao fogo por 40 minutos.

Quentão sem álcool

Você sabia que também é possível preparar esse típico drink sem álcool para curtir a festa junina e ainda ser o motorista da rodada? É muito fácil de preparar e uma delícia!

@zonasulsupermercado Que tal um quentão sem álcool? Vem ver essa receita do mixologista Cláudio Adriano! #ZonaSulTáOn #quentão #quentãosemálcool #tiktokreceitajunina ♬ som original – Trechos Paraense

Quentão de cerveja

Você não vai resistir a essa versão de quentão com cerveja Wäls Quadruppel, uma cerveja aveludada, com aroma e sabor de malte, chocolate toffee, mel e frutas secas que vão esquentar você.

@zonasulsupermercado Que tal experimentar a deliciosa Wäls Quadruppel no Quentão? Encontre os ingredientes no Zona Sul! #MinhaReceitaJunina #arraiáemcasaZS #festajunina ♬ som original – Trechos Paraense

Quentão de saquê

Um arraial carioca de coração é assim, abraçando o melhor da gastronomia do mundo todo. O Expert Carlos Ohata ensina a preparar o quentão com saquê, bebida fermentada típica do Japão.

Quentão de saquê por Carlos Ohata

Que tal dar uma provadinha em cada uma dessas delícias juninas? Mas sem exagerar, para não perder o melhor da festa! Prepare os ingredientes para fazer o seu arraial em casa com o supermercado mais amado do Rio.