Você é um apaixonado por vinho que ama desbravar novos destinos em busca das melhores taças? Então prepare-se para saborear rótulos de diversas vinícolas classificadas como as melhores do mundo no Zona Sul mais perto de você. Separe suas malas, suas taças e prepare-se para uma viagem cheia de sabores e aromas.
As melhores vinícolas do mundo para conhecer
Em 2021, a World’s Best Vineyards Academy, instituição composta por sommeliers e correspondentes de viagens de todo o mundo, divulgou uma lista das 50 melhores vinícolas para visitar em todo o mundo. Diversas das eleitas ficam na América do Sul, em países como Argentina, Chile e Uruguai.
Para chegar a um resultado de cunho global, a Academia “dividiu” o mundo em regiões geográficas, cada qual representada por especialistas em vinhos e viagens, os quais votaram, cada um, em 7 vinhedos em ordem preferencial.
Enoturismo: turismo cuja viagem é motivada pela admiração pelos vinhos e pela cultura que envolve sua produção.
Cada vinícola selecionada compreende alguns critérios essenciais, como estar aberta à visitação do público e oferecer uma experiência marcante aos amantes do enoturismo, como tour, degustação, ambiente, vinho, comida, equipe, custo-benefício, reputação, acessibilidade, cenário.
“É tudo o que torna a visita a uma vinha uma experiência valiosa e gratificante para os visitantes, e faz com que os hóspedes queiram voltar ou recomendá-la aos amigos.”
World’s Best Vineyards Academy
Para entrar no clima
Você sabia que o Zona Sul oferece rótulos produzidos por algumas das vinícolas selecionadas como as melhores do mundo? Isso quer dizer que você já pode começar a entrar no clima do enoturismo e conhecer um pouco do terroir de cada região através do sabor e aroma de cada um dos seus vinhos. Uma ótima oportunidade para assistir um bom filme com uma taça na mão e o controle na outra.
Diversos rótulos das melhores vinícolas fazem parte da seleção do Expert Dionísio Chaves para os catálogos de vinhos Zona Sul.
Veja a lista das vinícolas premiadas que você encontra no supermercado mais amado do Rio:
Antinori nel Chianti Classico (1º lugar)
A italiana Marchesi Antinori produz desde 1385 vinhos clássicos e premiados, transmitindo o conhecimento de geração em geração. Sua moderna vinícola, Antinori nel Chianti Classico, localizada no coração da Toscana, foi inaugurada em 2012, após sete anos de construção.
Usando materiais de origem local, incluindo madeira, vidro, terracota e aço COR-TEN, o edifício que forma a sede da Marchesi Antinori se mistura à paisagem tanto visual quanto ambientalmente: cercado por olivais e carvalhos, seu telhado coberto de vinhedos, o local ainda reserva em seu interior a vinificação por gravidade e adegas naturalmente frias que reduzem o consumo de energia.
Para o turista que deseja visitar essa incrível referência do Velho Mundo selecionada como vencedora da lista da World’s Best Vineyards Academy, os passeios incluem a introdução à história e filosofia da família Antinori, visitação ao vinhedo e ao museu que abriga grande parte da extensa coleção de arte da família.
Por fim, é possível conhecer o restaurante, Rinuccio 1180, que fica no terraço, com vista panorâmica para as colinas nos. O preparo dos pratos é feito com ingredientes locais toscanos num estilo elegante e moderno. Já as provas dos vinhos é feita numa cápsula de vidro suspensa sobre a adega.
Quinta do Crasto (8º lugar)
A vinícola portuguesa Quinta do Crasto fica localizada no alto da encosta do Douro, região demarcada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecida como a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.
Para conhecer a vinícola, você pode se hospedar no local, com vista para o rio, aproveitando a piscina trapezoidal projetada pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Eduardo Souto de Moura, degustando tapas e vinhos no terraço.
Entre os vinhos produzidos pela Quinta do Crasto estão o Crasto Douro DOC e Flor de Crasto. Ambos de bom corpo, os tintos deve ser servidos junto ao prato principal, ou com um crocante e suculento bolinho de bacalhau.
Viu Manent (32º lugar)
A Viu Manent é uma vinícola chilena fundada em 1935, situada no Vale de Colchagua. Sua propriedade lidera o cenário do enoturismo do país desde que abriu suas portas em 1995, recebendo milhares de convidados todos os anos.
São diversos os rótulos vinícola, que abrangem, além dos conhecidos Viu Manent, vinhos da linha Rayuela, Secreto, Vibo e vinhos de sobremesa.
Para receber os visitantes, o roteiro inclui, além da gastronomia, um programa equestre, com aulas de salto, equoterapia e passeios em antigas carruagens.
Enoturismo verde e amarelo
Não é somente fora do país que você encontra vinícolas que oferecem uma experiência completa de enoturismo. No Brasil também existem vinícolas como a Cristófoli, Casa Valduga e Miolo, que oferecem uma experiência completa em seus vinhedos, com imersão na gastronomia e claro, com muita degustação.
Baixe o catálogo de vinhos dedicado à produção nacional e conheça as bebidas brasileiras selecionadas pelo Expert Dionísio Chaves.
Para conhecer todas as vinícolas internacionais listadas como as melhores do mundo para visitação, acesse a página oficial da World’s Best Vineyards Academy.