Um dos pratos preferidos de todos os tempos, o hambúrguer é muito mais do que carne no pão. Todavia, a escolha da carne é essencial para o sucesso do prato. Por isso, fique ligado nas dicas dos Experts para fazer um delicioso hambúrguer tradicional de carne bovina, molho e queijo pra ninguém botar defeito.

O Dia Mundial do Hambúrguer é celebrado dia 28 de maio.

Por que hambúrguer?

Em primeiro lugar, para sanar a curiosidade, você sabe o porquê do nome hambúrguer?

Assim como em muitos outros elementos da gastronomia, as supostas histórias sobre suas origens são diversas. A mais antiga delas associa a carne prensada aos Tártaros, tribo dos povos Mongóis, que no século 13 tinham o costume de levar em suas longas viagens e batalhas pela Europa carne de cordeiro amassada e modelada em formato circular. Um alimento prático e nutritivo para os soldados.

Da Ásia para a Europa, o hambúrguer chegou na Escandinávia pelas mãos do povo Mongol, e de lá, finalmente aportou na Alemanha, mais especificamente na cidade de Hamburgo no século 17, onde houve uma alteração na receita original: os alemães trocaram a carne de cordeiro por carne bovina picada, conhecida como frikadellen.

Na “árvore genealógica” do hambúrguer está o frikadellen alemão.

A receita alemã da carne bovina moída e temperada chegou de navio em Nova Iorque pelas mãos dos imigrantes alemães no século 19. À medida que os alemães se expandiam pelo continente americano, a receita do frikadellen também se misturava aos costumes locais.

Logo a cultura dos EUA adotou o hambúrguer como prato, servindo o hamburg steak em pães, que é a forma como consumimos o hambúrguer hoje em dia. De fato, o hambúrguer é um sanduíche de carne em sua essência, mas ganhou identidade própria, sendo desassociado dessa definição mais abrangente.

A iguaria conquistou os cardápios dos restaurantes e posteriormente das lanchonetes, tornando-se um ícone gastronômico americano. As receitas e variações são muitas e o hambúrguer já passou de vilão fast food à receita artesanal gourmet. Basta você escolher a sua forma preferida de preparo.

A escolha da carne

Um bom hambúrguer já começa com a escolha da carne. Se a carne não estiver legal, de nada adianta incrementar com molhos e adicionais para disfarçar. Por isso, você pode apostar na linha artesanal Corte d’Oro, exclusiva Zona Sul.

O mais tradicional tipo de hambúrguer é o prensado de carne bovina moída, que pode ser alcatra, picanha, costela, fraldinha, entre outros. Recomenda-se escolher cortes mais macios de carnes e apostar nos blends, ou seja, fazer a combinação entre cortes diferentes, geralmente uma carne mais “magra” e outra mais gordurosa.

Um blend de carnes magras e mais gordurosas pode ser o ideal para seu hambúrguer.

Entre as carnes nobres mais gordurosas estão filé mignon, fraldinha, angus. E entre as mais magras, maminha e miolo de alcatra.

Gourmet com praticidade

Ao escolher os ingredientes para fazer o seu steak em casa, você estará optando por um hambúrguer artesanal. Mas você também pode preparar uma receita tradicional ou gourmet optando por ingredientes de qualidade, como a linha Corte d’Oro, que oferece blends com 100% de carne bovina e opções variadas para os burgermaníacos.

A linha Corte d’Oro é uma exclusividade Zona Sul para os cariocas de coração.

Além das carnes, um bom hambúrguer precisa de pão queijo e molho. Por isso, confira mais dicas de Experts e Chefs Zona Sul para montar o seu sanduíche de qualidade.

Lembrando que hoje em dia, é possível criar mil e uma formas de hambúrgueres vegetarianos e veganos, com ingredientes plant-based ou com o uso somente de vegetais e grãos.

O pão americano

O pão mais tradicional pra o preparo dos hambúrgueres como conhecemos é o pão americano, que não por acaso leva esse nome. Afinal, o burger moderno é uma herança dos EUA, que adaptaram as receitas herdadas dos alemães e mongóis.

De sabor mais neutro, é aquele trunfo para receitas mais básicas, como o trio infalível carne bovina, alface e queijo. Você encontra pão americano fofinho e gostoso da marca exclusiva Panetto.

“Dica de Chef: toste o pão para que o mesmo não “desmanche” com os sucos da carne ou molho escolhido.”

Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro

Queijos que combinam com hambúrguer

Ao escolher o seu hambúrguer Corte D’Oro, acerte também na escolha do queijo certo para combinar. O Expert em Queijos e Frios André Guedes indica o queijo mais interessante para cada tipo de carne. Confira:

Infográfico Queijo + Burger Corte d’Oro Zona Sul.

Pausa para saborear o queijo Raclette

Se tem um queijo que vale conhecer mais sobre ele é o queijo Raclette, ainda mais quando se trata de dias mais frios com o inverno à porta. Afinal, uma característica do queijo raclette é derreter bem. E no hambúrguer, isso é tudo de bom!

O teor de gordura do queijo é um pouco reduzido e fica mais leve na hora de consumir. O tostado do raclette é super saboroso e cada raspada tem em média 60 a 80g de queijo: a medida certa de um bom hambúrguer.

A cerveja de trigo, do estilo Witbier combina muito bem com o queijo Raclette devido às suas notas cítricas.

Hambúrguer com raclette por André Guedes.

Molhos para acompanhar

O tradicional american burger não dispensaria uma boa maionese como molho, acompanhado de picles. Para os fãs de uma receita artesanal, nada melhor do que um passo a passo de maionese caseira da Expert Lorena Abreu.

Maionese caseira por Lorena Abreu

Ingredientes

  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de vinagre ou sumo limão espremido
  • ¼ de cebola descascada cortada em cubos
  • dente de alho sem miolo
  • 2 colheres de sopa de mostarda dijón
  • Pitada de sal marinho
  • Fio de óleo de girassol ou milho a fio

Modo de preparo

Em um liquidificador ou mixer coloque as gemas com o vinagre e bata até espumar. Em seguida, coloque o restante dos ingredientes adicionando o óleo a fio até engrossar. Conserve na geladeira. Durabilidade 24h. Rende aproximadamente 800g.

Tapenade de alcaparras

Apesar da maionese ser o molho mais popular para acompanhar burgers e hot dogs, outras opções com sabores bem variados são completamente possíveis, como a tapenade, um antepasto que também pode ser apreciado em bruschetta, canapés e outros tipos de tira-gosto.

Aperte o play e aprenda uma receita de tapenade de alcaparras com o Expert em Carnes Jimmy Ogro.

Hambúrguer no roteiro

A busca pelo hambúrguer ideal também pode ser a desculpa que você procurava para fazer um incrível passeio gastronômico. Para começar bem o seu roteiro, a dica é passar em uma das lojas Zona Sul com o serviço disponível e pedir um generoso hambúrguer artesanal com 200 g de carne, queijo meia cura, bacon e molho ranch da casa.

Por fim, para passear pelo Rio em busca dos mais variados sabores e variedades de hambúrgueres, dos mais robustos aos crocantes smash burgers, confira a lista e aprecie sem moderação: