Você sabia que o Brasil é um celeiro de marcas de qualidade? Não precisa ir muito longe para descobrir. Na sua comunidade local, olhando ao redor, você vai descobrir centenas de empreendedores envolvidos em toda uma cadeia produtiva, cuidando de cada etapa, da elaboração à distribuição. Mas como saber onde encontrar um produtor local e conhecer a variedade do que ele tem a oferecer? E mais: o que você, enquanto consumidor ganha com isso? É simples: vem com a gente aqui e conheça como o seu dia a dia pode apoiar o futuro do país.

Aqui você vai ver:

Tendência de consumo: reconstruir

O incentivo a pequenos negócios no Brasil não vem de hoje e também não nasceu com o cenário inesperado da pandemia. Há bastante tempo que iniciativas nacionais como as condições mais favoráveis às pequenas empresas pelo BNDES ou treinamentos do SEBRAE auxiliam o nascimento de novos negócios locais.

Entretanto, depois do “novo normal”, alguns hábitos de consumo mudaram bastante, tornando o consumidor mais consciente, como mostra o Euromonitor Consumer Trends Report 2021.

Sustentabilidade e relevância social são comportamentos esperados pelo “novo” consumidor.

Segundo o relatório, os consumidores do pós COVID-19 passaram a enxergar as empresas como parte de uma cadeia de reconstrução do planeta. A nova tendência aponta preferências por empresas que focam em algo mais do que no lucro, colaborando de alguma forma com a sociedade e com a planeta.

Apoio aos produtores locais: um dos pilares do nosso coração

Sendo assim, um movimento interessante começou a acontecer: grandes marcas apoiando pequenos negócios, ajudando a impulsionar produtores de pequeno porte e estimular o comércio local.

Um dos movimentos criados em 2020 foi o #apoiemarcaslocais. com a participação do Zona Sul, para estimular os comerciantes impactados com a pandemia.

O apoio aos produtores locais porém, foi muito além de um movimento temporário e ganhou proporções muito maiores, tornando-se parte da filosofia do supermercado mais amado do Rio. Atualmente, o Zona Sul faz questão de disponibilizar nas suas prateleiras “figitais” (físicas + digitais, uma outra tendência de consumo mencionada no Euromonitor report) uma grande diversidade de marcas criadas por empreendedores brasileiros como você.

Vantagens de consumir de um produtor local

Talvez você ainda não tenha parado pra refletir o quanto pode ser vantajoso também para o consumidor adquirir um produto de uma marca local em ascensão. Não é somente o produtor que sai ganhando com isso, mas todos os envolvidos! Confira as vantagens:

Pequenos gigantes: qualidade reconhecida

Não se engane: apoiar um produtor local não significa comprar “por pena”. Este é um engano muito comum, pois diversas marcas nacionais nascidas de pequenos produtores são premiadas e reconhecidas internacionalmente, como é o caso de dezenas de cervejas artesanais, cafés e destilados. O fato de comprar um produto de qualidade que ainda promove a economia nacional é duplamente satisfatório.

A cerveja Three Monkeys I’m Sour foi premiada no Mondial de La Biere 2021!

Foto: Fernando Mafra / Zona Sul

Exclusividade

Outro fator interessante é a exclusividade. Alguns produtos são regionais e impossíveis de serem reproduzidos em escala global com as mesmas características, como é o caso dos queijos artesanais ou da cachaça, nossa bebida oficial, que não pode receber o mesmo nome se produzida fora do país.

Mais abertura para conhecer as raízes

Um ponto positivo de adquirir de um pequeno produtor é conhecer a origem do produto. Marcas como a dos chocolates Mendoá, por exemplo, têm controle de toda a cadeia produtiva, incluindo pesquisa, cultivo do cacau (quando o proesso é tree to bar) visando a proteção à mata nativa e produção do chocolate. Qualidade 100% da Bahia para a sua sobremesa. Tal como a Mendoá, outros produtores de chocolates brasileiros naturais seguem os mesmos princípios, como Nugali e Maré.

“Praticamos o cultivo de cacau no tradicional sistema Cabruca, que consiste na implantação dos cacaueiros sob a proteção das árvores da Mata Atlântica, de forma descontínua e circundada por vegetação nativa.”

Chocolates Mendoá

Conheça a diferença dos processos de produção:

Existe uma diferença no tipo de produção dos chocolates nas marcas envolvidas desde a colheita até a compra pelo consumidor. Tais processos são conhecidos como bean to bar e tree to bar.

  • Tree to bar: chocolates produzidos pelo mesmo fabricante desde o cultivo até a produção da barra. Do cultivo da terra à produção do chocolate. A Mendoá (Bahia) adere a este tipo de produção.
  • Bean to bar: indica que uma marca controla todas as etapas, desde a compra das amêndoas até a produção da barra. Mostra preocupação com a pesquisa do fornecedor dos grãos, mas não envolve o cultivo. É o caso das marcas Maré (Rio de Janeiro) e Nugali (Santa Catarina).

Nichos de mercado

Um produtor local geralmente consegue identificar seu público com mais facilidade, criando produtos específicos para os chamados “nichos de mercado”. Muitas vezes essas marcas são o reflexo do estilo de vida dos seus produtores, o que garante maior conhecimento na fabricação.

Quer um exemplo? Não é difícil encontrar pequenos produtores de orgânicos, como a linha Vale das Palmeiras, de produtos veganos como as pastinhas Baba Sol ou laticínios VidaVeg, plant-based como as manteigas basi.co, ou produzidos com leite de cabra ou ovelha, como os produtos Cabriola ou Capril Deville.

A lista é longa e você pode conferir aqui todos os pequenos produtores que você encontra no Zona Sul!

“Aqui em nossa fazenda, as vacas são tratadas com homeopatia e não por medicamentos e antibióticos, resultando em um leite muito mais puro e saboroso! Animais felizes geram leite de maior qualidade. ”

Vale das Palmeiras

Que tal apoiar agora um pequeno produtor? Corre já para o Zona Sul e faça parte deste ciclo de apoio e valorização do comércio nacional!