O meio do ano chegou e, com os meses de junho e julho, chegou a hora de botar o chapéu de palha, acender a fogueira e aproveitar o melhor das festas típicas e seus “comes e bebes”! Para isso, aprenda com os Chefs e Experts Zona Sul receitas tradicionais e inovadoras para deixar a sua festança boa demais da conta!
Aqui você vai ver:
Origem da Festa Junina e receitas para seu “arraiá”
Uma tradição que é a cara do Brasil! As festas juninas trazem em suas origens um pouco da história da formação do nosso povo. Afinal, as festividades que permeiam os meses de junho e julho têm raízes portuguesas, africanas e indígenas, uma mistura que é muito bem representada na gastronomia, com receitas típicas de cada região do país.
A canjica é um grande exemplo dessa riqueza cultural. Algumas fontes relatam que a receita é uma herança dos povos nativos que já habitavam o litoral quando chegaram os portugueses, enquanto outras pesquisas mostram que a receita é de origem africana e o termo “canjica” seria derivado de “kanzika”, que significava “papa grossa de milho”.
Outras delícias foram criadas e aperfeiçoadas em território nacional. As receitas típicas feitas com milho, tão queridas dos “arraiás”, como curau e pamonha são tipicamente brasileiras e o milho, ingrediente tão versátil, é oriundo da América do Sul.
Se você ama essa época do ano e não perde a oportunidade de transformar qualquer reunião de amigos em um “festão”, a dica é ficar de olho em receitas deliciosas que não podem faltar no seu “arraiá”. Confira:
Canjica
O clássico: uma canjica bem docinha e cremosa tem sabor de festa junina! E para preparar sua canjica no ponto certo, sem ficar rala demais nem com os grãos duros, a dica é seguir o passo a passo do Zona Sul e surpreender!


Ingredientes
- 1 pacote de canjica branca
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 1 lata de creme de leite
- 1 pacote de coco ralado
- 1 litro de leite
- 1 pedaço de pau de canela
- 2 litros de água para cozinhar
Modo de preparo
- Colocar os grãos de canjica de molho por 24 horas com 1 litro de água.
- No dia seguinte, escorrer e colocar em uma panela para cozinhar com o outro litro de água, quando estiver bem macia acrescente os outros ingredientes e deixe ferver bastante até ficar cremosa.
- Sirva quente ou gelada com farofa de paçoca.
Curau de milho com crumble de canela por Raquel Moura
O milho é um dos ingredientes que ganham destaque durante as festas típicas dos meses de junho e julho. Do alimento cozido e servido com manteiga ao curau, o milho é versátil e não tem glúten! Confira a receita da Chef Zona Sul Raquel Moura e deixe seu arraial mais gostoso.


Ingredientes
- 5 espigas de milho sem cozimento
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 1 litro de leite
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Bater o milho com o leite no liquidificador por 3 minutos, depois passar essa mistura na peneira fina.
- Colocar na panela com o açúcar e a pitada de sal. Mexer até engrossar, e deixar cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.
- Colocar em um refratário e cobrir com crumble de canela. Manter na geladeira.
Toque de Chef: crumble de canela (para colocar em cima do curau)
Ingredientes para o crumble
- 4 colheres de açúcar
- 4 colheres de manteiga em temperatura ambiente
- 4 colheres de farinha de trigo
- 4 colheres de canela
Modo de preparo
Misturar os ingredientes até fazer uma farofa. Esticar em uma assadeira e levar ao forno a 180°, por 15 minutos, ou até ficar crocante, dependendo da potência do forno.
Bolo de pé-de-moleque por David Eleutério
O pé-de-moleque já é um doce tipicamente “junino”. Mas ele pode se tornar ainda mais interessante como ingrediente de um bolo fofinho com merengue! A receita do Chef Zona Sul David Eleutério está disponível no e-book gratuito Doces Receitas, que conta com muitas outras ideias para quem é apaixonado por bolos e sobremesas.


Ingredientes
- 300g de ovo
- 300g de açúcar
- 350g de farinha de trigo
- 15g de fermento
- 170mL de iogurte grego com mel
- 80g de manteiga sem sal
- 170g de pé-de-moleque
Ingredientes para o merengue
- 150g de clara de ovo
- 220g de açúcar refinado
Modo de preparo
- Comece picando o pé-de-moleque. Junte a farinha e o fermento.
- Derreta a manteiga e junte com o iogurte. Junte a clara e o açúcar e leve em banho-maria até que o açúcar esteja derretido. Leve para bater na batedeira em velocidade máxima até montar.
- Coloque os ovos numa batedeira e bata até montar. Junte o açúcar e bata mais 5 minutos.
- Em um recipiente, coloque a farinha e junte os ovos batidos, acrescentando a mistura do iogurte com a manteiga e metade do pé-de-moleque no processo. Misture bem.
- Unte uma forma e coloque a massa para assar em forno pré-aquecido. Depois de frio, desenforme e cubra com o merengue.
- Finalize salpicando o pé-de-moleque restante e maçarique.
Creme de pipoca por Jimmy Ogro
Nem só de pipoca doce e salgada é feita uma festa. A pipoca pode servir como ingrediente para outras inusitadas receitas, como o creme de pipoca. Pode apostar: a receita é uma delícia. Dica do Expert Zona Sul Jimmy Ogro.


Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1/2 xícara (chá) de milho de pipoca (100 g)
- 750mL de água
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Modo de Preparo
- Numa panela em fogo médio, coloque 3 colheres (sopa) de óleo, ½ xícara (chá) de milho de pipoca, tampe a panela e quando o milho começar a estourar, mexa a panela para não grudar. Quando todos os milhos estiverem estourados, apague o fogo e reserve.
- Em uma panela, coloque 750 ml de água, 3 colheres (sopa) de manteiga, sal a gosto, a pipoca e cozinhe até amolecer, em fogo médio. Reserve.
- Retire a pipoca cozida com uma escumadeira, coloque em uma peneira em uma panela, pressione até que na peneira fiquem somente os grãos de milho. (Faça este procedimento gradualmente). Descarte os grãos.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino branca a gosto e adicione o caldo do cozimento lentamente no purê de pipoca. Em fogo médio, cozinhe até que fique com consistência de creme. Apague o fogo e sirva.
Blondie de chocolate branco com goiabada por Raquel Moura
Você sabe o que é um blondie? A versão com chocolate branco do brownie, o blondie preserva as mesmas característica da famosa sobremesa, mas sem ter a tonalidade marrom escura (brown, em inglês). Para surpreender na festa junina, que tal fazer essa delícia de chocolate branco com o brasileiríssimo toque da goiabada? A combinação é de dar água na boca. Confira a receita da Chef Zona Sul Raquel Moura.


Ingredientes
- ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de açúcar (refinado)
- ½ xícara (chá) de manteiga sem sal
- 2 ovos
- 200g dechocolate branco (picado)
- 100g de goiabada cascão
Modo de preparo
- Derreter o chocolate branco no micro-ondas.
- Ir colocando a manteiga aos poucos, até ficar homogêneo.
- Adicionar os ovos, um por um.
- Misturar a farinha e o açúcar.
- Colocar a goiabada em pedaços.
- Assar por 13 minutos a 190°C.
Mais receitas de Festa Junina
Acabaram as receitas? É mentira! Tem muito mais dicas? É verdade! A lista de gostosuras não acaba por aqui. Inspire-se em muito mais receitas para rechear a sua festa junina de sabor:


- Drinks para sua festa junina: batidas e quentões para esquentar o clima
- 10 Receitas típicas de festa junina pra você fazer seu arraiá em casa
- Doce ou salgado? Receitas de festa junina pra todos os gostos
- Arraiá em casa com gostinho carioca de coração
- Arraiá com vinho: saiba como harmonizar com comidas típicas













