Se tem um país que representa o Novo Mundo na vitivinicultura, o nome dele é Chile. De acordo com a Wines of Chile, são abertas duas garrafas de vinho chilenos a cada segundo no mundo todo. O país, que se destaca globalmente entre os dez principais produtores de vinho, é famoso pela diversidade e qualidade dos seus rótulos, oferecendo um incrível custo-benefício aos enófilos. Conheça de perto algumas vinícolas chilenas selecionadas pelo Expert em Vinhos Dionísio Chaves e se prepare para essa deliciosa viagem.

O Brasil está entre os principais importadores de vinho do Chile, ocupando o quarto lugar no ranking, precedido de Japão, EUA e China em primeiro lugar.

Fonte: ProChile

Aqui você vai ver:

A história do vinho no Chile

De acordo com a Wines of Chile, organização que fortalece e promove os vinhos chilenos no mercado internacional, a história de sucesso da vitivinicultura do Chile começou quase ao mesmo tempo que a sua conquista pelas mãos dos espanhóis. As terras chilenas – donas de um clima privilegiado – tornaram-se o ambiente perfeito para cultivar as sementes de videira trazidas pelos europeus.

Apenas algumas décadas após os espanhóis trazerem ao Chile diversos “enxertos” europeus, a grande praga da filoxera assolou o Velho Mundo, devastando inúmeros vinhedos. Já no Chile, essas novas plantações cresceram e tornaram-se, sem querer, um material genético precioso para o futuro, principalmente por permitir que sobretudo a Carménère, cepa quase extinta, se desenvolvesse com facilidade.

São mais de 16 as cepas cultivadas no país entre uvas tintas e brancas.

Fonte: Wines of Chile

Até meados de 1.800 era a uva País a variedade mais plantada no Chile, até ser superada pela tinta Cabernet Sauvignon, a mais famosa localmente. No entanto, as uvas francesas de Bordeaux como Merlot, Carménère, Syrah e Pinot Noir começaram a “entrar” no país em meados do século XIX, e também se adaptaram muito bem ao milagroso terroir chileno.

Entre as uvas viníferas cultivadas no Chile, a Cabernet Sauvignon é a mais famosa.

Geografia e clima

O Chile possui um dos melhores terroirs do mundo para a produção de vinhos, com altas temperaturas no verão e invernos frios e chuvosos.

O norte do comprido país é mais quente, onde se localiza o deserto do Atacama, o mais árido do mundo. Por outro lado, ao sul, a temperatura é mais fria, onde fica a Patagônia chilena. À esquerda, no vale central, a cordilheira da Costa barra o ar gelado vindo do Pacífico; já à direita, a Cordilheira dos Andes fornece irrigação ao derreter a neve.

A geografia do Chile apresenta uma grande diversidade de solos e climas que permite produzir uma vasta gama de vinhos.

Entre as regiões produtoras de vinhos, três delas se destacam pela produção marcante das principais uvas tintas chilenas: Maipo, Valle del Cachapoal e Colchagua. Todavia, são 16 os vales e denominações de origem ao todo no país.

  • Alto Maipo: região próxima à capital chilena Santiago, é um dos melhores terroirs do mundo para a Cabernet Sauvignon.
  • Valle del Cachapoal: tradicionalmente conhecida por seus vinhos tintos, particularmente Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot, que respondem por aproximadamente 80% da produção total da região.
  • Colchagua: região vizinha ao Cachapoal, com vocação para a produção de Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Conheça as vinícolas chilenas selecionadas

Vinhos chilenos de qualidade já fazem parte do “repertório” de vinhos do supermercado mais amado do Rio. Mas não tem nada melhor do que conhecer ao vivo de onde vem cada um dos rótulos que enchem as taças dos cariocas de coração.

A fim de compartilhar mais conhecimento e experiências, o Expert em Vinhos Dionísio Chaves visitou vinícolas chilenas que merecem sua atenção: Haras de Pirque, Miguel Torres, Bestias Wines, Viu Manent e muito mais. Confira!

Haras de Pirque

Haras de Pirque, localizada no Valle del Maipo, é propriedade da família italiana Antinori (a mesma que produz os supertoscanos), que possui tradição de mais de 600 anos na fabricação de vinho.

A vinícola foi fundada em 1981 por Eduardo Matte, fanático por cavalos. Não por acaso, a arquitetura do local foi projetada em formato de ferradura. Da mesma forma, os rótulos Haras de Pirque são batizados em homenagem a cavalos importantes de corrida, como Hussonet e Galantas.

Os rótulos Haras de Pirque fazem parte da seleção de vinhos de outono Zona Sul. Veja como você pode harmonizá-los para deixar sua estação ainda mais gostosa:

Haras de Pirque Chardonnay

O Haras de Pirque Chardonnay é um vinho branco produzido com a uva Chardonnay, frutado, fresco e agradável. Vai bem com peixes, carne de porco, massas com molho branco e queijos tipo Brie e Camembert. De corpo médio, deve ser servido entre 10º e 12ºC e é ideal para a ocasião de entrada e consumo imediato.

Haras de Pirque Reserva de Propriedad

Aprecie esse incrível blend tinto de Carménère, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc com carnes bovinas, massas com molhos vermelhos, risoto de funghi e pizza pepperoni. Encorpado, deve ser servido entre 16º e 18ºC, guarda até 3 anos e acompanha o prato principal.

Haras de Pirque Galantas Cabernet Franc

O Haras de Pirque Galantas varietal Cabernet Franc é encorpado e guarda até 5 anos, acompanhando bem carnes de caça, molhos picantes, bife de ancho e queijos curados. Encorpado, mas com elegância, possui taninos equilibrados e finos.

Haras de Pirque Hussonet Gran Reserva

Produzido com a estrela do Chile, a uva Cabernet Sauvignon, o Hussonet Gran Reserva vai bem com carne de cordeiro, bife de ancho, massas com ragu de carne, bacalhau ao forno e queijos intensos. Sirva de 16º a 18ºC.

Miguel Torres

A Viña Miguel Torres está localizada no Vale do Curicó, ao sul de Santiago. Oriunda da família espanhola Torres, a vinícola mantém muito da tradição do Velho Mundo, produzindo vinhos há mais de 150 anos.

Entre os vinhos produzidos da vinícolas, todos produzidos de forma orgânica, estão os da linha Finca Negra.

Bestias Wines

A vinícola chilena Bestias Wines está situada nas belas paisagens do Maule, com um clima privilegiado, onde a costa e a Cordilheira dos Andes se fundem e exercem toda a sua influência sobre o solo, criando um cenário perfeito pra um vinho distinto.

Para experimentar o sabor dos vinhos Bestias Wines, você pode escolher entre os vários rótulos da linha Honorem.

Viña VIK

Eleita como uma das melhores vinícolas para visitação pelo ranking da World’s Best Vineyards, a VIK está situada no Valle del Cachapoal, no sopé da Cordilheira dos Andes, em um lugar remoto chamado de “Lugar Dourado” pelos nativos.

A Viña VIK, além de vinícola, também oferece serviço de hotel, proporcionando aos hóspedes passeios pelas vinhas, passeios a cavalo, degustações de vinhos e jantares requintados. Já na produção de vinhos, a VIK prioriza manter as operações em harmonia com a terra: procura beneficiar a comunidade, fornecendo empregos não apenas na propriedade, mas também por meio dos fornecedores locais que apoia.

Entre os rótulos de destaque para o outono Zona Sul estão o tinto Milla Cala e os vinhos La Piu Belle.

Casa Silva

A vinícola Casa Silva, situada no Vale do Colchagua, é mais conhecida pelos vinhos Doña Dominga. Na visita à vinha, o Expert Dionísio Chaves e sua equipe de consultores tiveram o imenso prazer de conhecer o enólogo Mario Geisse e também, Dominga Silva, que dá nome ao tão famoso rótulo.

Entre os rótulos Casa Silva, o varietal Cabernet Sauvignon Reserva é indicado pelo Expert para deixar o seu outono ainda mais interessante. Encorpado, vai bem com carnes bovinas e massas. Deve ser servido entre 15º e 16 ºC.

Conheça mais vinhos chilenos

Ademais, entre outras vinícolas de destaque no Chile, estão a Viña VIK, Vina Koyle, Siegel Wines e Bodegas Arlequin. Cada uma delas você encontra no catálogo de vinhos de outono Zona Sul, elaborado pelo Expert Dionísio Chaves para harmonizar os momentos da sua estação com o melhor da enogastronomia.

Catálogo de vinhos de outono Zona Sul.

Para conhecer ainda mais os sabores do Chile, fique de olho no que já rolou por aqui: