A berinjela, assim como o jiló, é um daqueles alimentos que costumam ser amados ou odiados. Todavia, muitas pessoas que dizem não gostar de berinjela não conhecem a sua versatilidade na cozinha. Há uma grande variedade de pratos típicos de alguns países e regiões com o uso desse poderoso e nutritivo ingrediente e você pode aprender sobre alguns deles com os Experts e Chefs Zona Sul. Confira!

Aqui você vai ver:

Berinjela, amiga da dieta

A berinjela é uma hortaliça originária da Índia e da China, cultivada em toda a Ásia desde a Antiguidade. Muito apreciada na culinária árabe e mediterrânea, o legume é amplamente versátil e pode ser consumido cozido, assado, grelhado ou frito.

Amiga da dieta: 100g de berinjela possui cerca de 25 calorias.

De baixo valor calórico e grande volume de água em sua composição, a berinjela contém cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e B1. As berinjelas de coloração arroxeada possuem ação antioxidante devido à antocianina, substância presente no pigmento natural da hortaliça.

Beringela ou berinjela? As duas formas estão corretas, sendo que a primeira grafia é a oficial em Portugal, e a segunda, no Brasil.

Tipos de berinjela

De acordo com a Embrapa, no mercado brasileiro encontra-se mais de vinte cultivares de berinjela, incluindo os híbridos, e todos possuem características únicas, assim como formatos e colorações distintas. Apesar de berinjela roxa ser a mais conhecida, há outros tipos como a berinjela branca ou verde, pouco distribuídas no Brasil.

A mais famosa em território nacional é a berinjela de coloração roxa, aspecto brilhante e formato alongado, denominada “Ciça”. Mas outros cultivares também estão ganhando espaço nos setores de hortifruti, como a berinjela rajada, redonda ou rama, que você encontra no supermercado mais amado do Rio.

Como armazenar e conservar

A berinjela é uma hortaliça que murcha rapidamente em condição ambiente, por isso, a dica é armazená-las na parte baixa da geladeira dentro de sacos plásticos com furinhos, para evitar a formação de gotículas de água (fonte: Embrapa).

Quanto ao consumo, o Chef Zona Sul David Eleutério recomenda a degorge (mistura de água, sal e vinagre), a fim de tirar o amargor e remover quaisquer elementos não desejados. Caso não realize o molho nessa solução, mantenha a berinjela em uma vasilha com água após descascar, para que não escureça rapidamente.

Deixar a berinjela de molho em água, sal e vinagre ajuda a retirar o amargor.

Caso deseje congelar, o recomendado é realizar o branqueamento, que consistem em cozinhar em água fervente por 1 ou 2 minutos e logo depois mergulhar em água fria instantaneamente.

Uma alternativa vegetariana

A berinjela é um ótimo ingrediente para as receitas clássicas em versão vegana, como a lasanha ou o espetinho para churrasco. Sua textura suculenta e firme também permite que a berinjela substitua facilmente um pedaço de carne, sendo uma ótima opção o preparo da hortaliça à parmegiana ou empanada.

Se bater aquela vontade de comer uma lasanha de berinjela, você pode pedir a sua na spaghetteria Zona Sul: bem quentinha e com recheio de ricota… Para refeições rápidas e nutriticas, a linha exclusiva Cozinha do Mercado tem a opção de lasanha vegetariana, para matar a fome com praticidade e qualidade.

Receitas com berinjela pelo mundo

Está sem ideia para variar o seu cardápio utilizando a berinjela? Não faltam inspirações! O ingrediente é queridinho de muitas culturas e compõe alguns pratos típicos de vários países e regiões. Escolha seu destino e viaje pelos sabores do mundo!

Japão: espetinhos vegetarianos para churrasco (robata)

Sim, é possível fazer um churrasco vegetariano ou ainda, mesmo que seja no churrasco tradicional, intercalar as carnes com espetinhos de legumes. Conhecidos como robata na culinária japonesa, os espetos de legumes geralmente são preparados com cebola, pimentões, abobrinha, berinjela, cogumelos Paris e abóbora. Tomatinhos do tipo cereja ou grape também podem entrar na lista!

Para dar um toque especial no tempero, a dica do Expert Carlos Ohata é preparar um molho com azeite e ervas para espalhar sobre os legumes enquanto grelham.

Dica: deixar os espetinhos de madeira de molho na água antes de levá-los à churrasqueira evita que eles queimem.

Itália: burrata com caponata

A berinjela é um dos principais ingredientes de um antepasto tipicamente italiano, da região da Sicília: a caponata. Além da berinjela, o prato leva outros vegetais como cebolas, aipo, azeitonas, temperada com alcaparras e vinagre balsâmico. A caponata pode ser servida fria e vai bem com o pão Santa Mônica de fermentação natural em fatias.

Aprenda a preparar uma caponata italiana com o Chef Zona Sul Thiago Rossetti e deguste com a burrata, um dos tipos da mozzarella. Aprenda mais receitas italianas baixando gratuitamente o e-book Sabores da Itália.

Caponata por Thiago Rossetti.

Ásia: berinjela asiática com molho de alho negro

Assim como a berinjela, o alho negro também tem origem asiática e é um um ingrediente muito utilizado nos pratos orientais. Para preparar uma refeição com inspiração asiática, experimente fazer berinjela com molho de alho negro da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.

Ingredientes

  • 1 pacote de berinjela cortada em rodelas Quasi Pronto
  • Cebolinha fatiada a gosto
  • Pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas e sem sementes ou pimenta calabresa em flocos a gosto
  • Sementes de gergelim a gosto para finalizar
  • Amendoim sem casca torrado na hora ou castanha-de-caju a gosto para finalizar
  • Arroz branco tipo jasmim ou basmati para acompanhar

Ingredientes para o molho

  • 4 dentes de alho negro
  • 1/2 talo de cebolinha
  • 1 xícara de molho shoyu
  • Sumo de 1/2 limão – opcional
  • 2 colheres de sopa de missô – opcional
  • 3 colheres de sopa de mel ou agave
  • 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Molho: em um liquidificador / mixer, coloque todos os ingredientes e bata bem em alta velocidade até obter um molho uniforme. Prove e ajuste os sabores.
  3. Berinjela: faça cortes com a faca, sem atravessar do outro lado. Pincele o molho dos dois lados da berinjela e deixe assar até ficar dourada. O restante do molho, leve ao fogo e deixe reduzir até caramelizar. Retire a berinjela assada do forno e pincele o molho caramelizado.
  4. Montagem: coloque o arroz no fundo do prato, a berinjela em cima, finalize com a cebolinha, pimenta, amendoim, semente de gergelim e sirva em seguida.

Oriente Médio: quibe de berinjela

A berinjela também está presente na gastronomia do Oriente Médio e algumas delícias são conhecidas do mundo todo, como a pastinha de berinjela (babaganuche) ou a mussaca: cozido de grão de bico com berinjelas e carne moída, também comum na Grécia.

Se você é daqueles que ama a culinária da comunidade árabe, a Expert Zona Sul Lorena Abreu ensina a preparar um quibe de berinjela vegetariano com requeijão de castanhas. Confira.

Ingredientes (serve 6 pessoas)

  • 2 xícaras de quinoa branca cozida al dente (deixar de molho por 12h com uma colher de chá de vinagre de maçã)
  • 200g de berinjela assada (somente a polpa)
  • Folhas de hortelã a gosto
  • Cheiro verde picado a gosto
  • ½ xícara de cebola roxa picadinha
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 assadeira pequena
  • 1 xícara de requeijão de tofu ou castanhas

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno à 180°C. Coloque as berinjelas direto na boca do fogão e vá girando aos poucos assim que ela começar a ficar mole por dentro. Faça esse processo em todas. Deixe esfriar, abra as berinjelas e retire a polpa. Bata a polpa de berinjela no liquidificador até obter uma textura lisa e homogênea.
  • Montagem: Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes do quibe. Faça uma cama de massa de quibe, recheie com o requeijão de castanhas e cubra com o restante da massa. Faça traços na diagonal (desenho do quibe) e leve para assar por 20 minutos.

Mais receitas com os Sabores do Mundo

Gosta de viajar o mundo através da gastronomia? Baixe o e-book Sabores do Mundo para aprender mais receitas famosas globalmente e fique de olho na programação dos workshops da Estação Sabores Zona Sul. São aulas de temas variados que unem o amor à gastronomia à fome de conhecimento.