O mês de agosto reserva uma data muito especial pra quem tem aquele paizão para chamar de seu. Pode ser pai de sangue, de coração, ou aquele amigão do peito que sempre esteve com você em todos os momentos; no dia dos pais você pode mostrar a ele o tamanho do seu “muito obrigado”. Para celebrar um dia inteiro com ele, que tal preparar um menu completo, do petisco à sobremesa? Siga as dicas e descubra como deixar este dia com sabor ainda mais gostoso!

Aqui você vai ver:

O melhor presente vem do coração

Qual é o estilo do seu pai? Tem aqueles pais descolados, que adoram fazer sorrir e divertir a galera. Tem aqueles mais caladões, que parecem bravos, até se derreterem com um “eu te amo”. Uma característica, porém, todos têm em comum: o amor pelos filhos.

Para um filho, portanto, pensar em um único presente para representar todo esse carinho recíproco é uma tarefa muito difícil. Por isso, no Dia dos Pais, um presente é um detalhe. Mas o melhor presente vem do coração: poder vivenciar um momento gostoso e especial juntinhos.

Dia dos Pais Zona Sul: o melhor presente vem do coração.

E se o assunto é curtir momento juntos, a gastronomia é a resposta. Afinal, preparar um prato e compartilhar o momento da refeição é um ato de troca, de lembranças e de afeto. Para você curtir 24 horas com o paizão, preparamos uma lista de menus e itens que vão transformar o dia dos pais em um dia de rei. Fique de olho nas dicas:

Café da manhã com cerveja

Começar o dia com cerveja parece muito pesado? Que nada! A prática de beber cerveja no café da manhã é um antigo costume europeu muito comum na Bélgica e Alemanha. Com equilíbrio e sabendo escolher sua cerveja, é possível começar o dia com uma pequena dose de álcool.

Uma dica do Expert José Padilha é preparar o drink Fruhstuck (que significa café da manhã em alemão): uma bebida à base de cerveja de trigo (Weiss) e suco de laranja na medida certa para começar o dia de maneira leve e refrescante.

“Agite a garrafa para que o resíduo que está no fundo vá para a taça. A medida é 40% de cerveja de trigo e 60% de suco de laranja.”

Expert José Padilha

Veja todos os estilos de cervejas selecionados pelo Expert para o Dia dos Pais e escolha sua Weiss favorita para o seu Fruhstuck.

Churrasco para o almoço

Não tem como pensar em um almoço com mais sabor de bate-papo e comemoração do que churrasco, não é mesmo? Churrasco é uma refeição convidativa, onde todo mundo pode comer e virar o churrasqueiro da rodada. Mas pro seu churrasco dar certo e o papai ficar orgulhoso, confira as dicas para o churrasco perfeito.

Dicas para o churrasco perfeito por Zona Sul.

Lembrando que a qualidade das carnes que você escolhe faz toda a diferença! Indicamos a linha Corte D’Oro que inclui, além dos tradicionais cortes bovinos, as carnes suínas como a picanha e o filé mignon, que viraram queridinhas dos churrascos.

Segredinho para quem quer praticidade

Se você quer garantir a quantidade certinha de itens para o seu churrasco, a alternativa ideal é optar pelos Kits de Churrasco Zona Sul. Alguns deles ainda vêm com uma exclusiva sacola térmica Amo Rio!

Pai também tem direito à sobremesa

Depois do almoço nada melhor que a sobremesa! Mas Dia dos Pais pede uma receitinha especial, diferente daqueleas do dia a dia para surpreender! Fique de olho nas ideias e capriche:

Mousse de chocolate com café por Paulo Tassinari

Mousse de chocolate é bom, mas com café tem um charme especial. O Expert Zona Sul em cafés Paulo Tassinari ensina a preparar uma mousse com chocolate suíço Villars e café torra média escura, que harmoniza suas notas mais tostadas com as propriedades do chocolate.

Mousse de chocolate com café por Paulo Tassinari.

Frapê de cerveja por José Padilha

Para os papais que são mais chegados em sobremesas mais refrescantes, que tal um inusitado frapê de cerveja com sorvete Gelad? Mais uma receita para provar que a cerveja pode ser um delicioso ingrediente culinário.

O conselho para dar certo é combinar sorvetes mais neutros com cervejas mais marcantes e vice-versa. Exemplos:

  • Sorvete de baixa intensidade com cerveja mais intensa como a Wäls Petoleum;
  • Sorvete com sabor marcante, como frutas vermelhas, com Pilsen, de sabor mais neutro;
  • Sabores medianos, como cervejas Bock + sorvete de amendoim.

Para o tira-gosto da tarde

O dia ainda não acabou e tem muito tempo para um petisco com o paizão!

Separe aquelas horinhas para ouvir as histórias do seu super-herói, ver fotos antigas e saborear pequenas delícias como azeitonas, queijos e frios ou bolinhos de bacalhau.

Um ótimo petisco indicado pelo Expert Stanislas Brito é o cake de azeite com queijo gouda, salame Pamplona e azeitonas, que você pode aprender a preparar no vídeo abaixo:

Cake e azeite com salame e queijo por Stanislas Brito.

Você sabia que o Zona Sul tem uma série de petisqueiras e tábuas de frios prontas pra você?

No time dos doces, biscoitinhos típicos da infância que você encontra na Biscoiteria, como goiabinha ou o clássico mentirinha. Tudo isso você encontra na seleção especial do supermercado mais amado do Rio para o Dia dos Pais.

Jantar com sabor de “quero mais”

Para encerrar o dia com gostinho de “quero mais”, nada de pratos complicados, para dar tempo de todo mundo curtir a família.

A dica para pegar mais leve depois de um churrasco é optar por peixes e frutos do mar. Entradinhas como carpaccios de salmão ou bacalhau, espetinhos de camarão e preparos folhados e sanduíche de salmão podem fechar muito bem a noite!

Para garantir a qualidade dos seus pratos, é importante ficar de olho na origem dos seus produtos. A dica pra não errar nem optar por um peixe de fonte duvidosa é escolher o seu pescado Cia do Peixe, que só tem no Zona Sul!

Para fazer bonito, aprenda a preparar um salmão assado com massa folhada com o Chef Zona Sul David Eleutério:

Salmão assado com massa folhada por David Eleutério.

Ou ainda um sanduíche croissant de camarão com o Expert Stanislas Brito, com o legítimo croissant que você encontra na padaria Zona Sul.

Sanduíche croissant de camarão por Stanislas Brito.

Um brinde aos pais!

Claro que este dia não podia acabar sem um brinde! Para celebrar com um delicioso drink sem sair de casa, nada como facilitar as coisas para o bartender da noite com as misturas de frutas para coquetéis Easy Drinks.

Basta adicionar o mix à coqueteleira seguindo a receita, com gelo e bebida e pronto, um delicioso drink encerrar com chave de ouro o dia especial com o paizão!

Se você não sabe preparar seu drink, não precisa desistir da ideia. Basta baixar o e-book de drinks e coquetéis Zona Sul e ficar de olho nas dicas do mixologista do Bar do Rio Claudio Adriano.

@zonasulsupermercado Vem aprender a fazer esse drink super famoso, o Moscow Mule! #ZonaSulTáOn #moscowmule #drinks ♬ original sound – Sickickmusic

Escolha os ingredientes para dar ao seu pai o melhor presente de coração: estar juntinho de você, conectados pelo amor à gastronomia.