Se você faz parte da geração X ou Y, certamente teve a oportunidade de curtir os anos 80 e 90 e experimentar receitas que estiveram presentes em reuniões de amigos e familiares, como ovinhos de codorna com molho rosé nas festinhas, strogonoff no fim de semana e um manjar de coco de sobremesa. Para você reviver o sabor das décadas passadas com um toque contemporâneo, o Gastronomia Carioca separou pra você versões newtro dos clássicos de uma era.
Aqui você vai ver:
Receitas de uma era com um toque newtro
Algumas das receitas listadas a seguir são muito presentes até hoje nas mesas de quase todo brasileiro, atingindo o patamar de comfort food. Algumas delas já tiveram seus momentos de altos de baixos, como o strogonoff, servido em ocasiões elegantes nos anos 60 e 70 e nas décadas seguintes, quando passou a ser combinado à batata palha, começou a ser classificado como um prato popular de alta praticidade.
Para as comidas que parecem um abraço, existe um nome especial: comfort food.
Já o contrário aconteceu com o brasileiríssimo brigadeiro: de docinho popular de festa, o brigadeiro atualmente é reconhecido e querido internacionalmente, com versões gourmet recheadas e decoradas, de creme de avelãs a macadâmias.
Sem dúvidas você reserva alguma história de vida com um dos pratos abaixo. Todavia, nenhuma das receitas a seguir reproduz a receita em seu estilo vintage, e todas têm um toque especial surpresa.
A ideia tem um nome e se chama “newtro” (mistura de “novo” – new em inglês – com retrô), um movimento nascido em meados de 2018 na Coreia do Sul que celebra a repaginação de tendências do passado adaptadas ao momento presente. O objetivo é descobrir o que o antigo tem para oferecer de novidade e fazer um mix positivo de culturas e gerações.
Gastronomia, música, arquitetura, moda: nada escapa dos adeptos à tendência “newtro”.
Descubra se você também pode se tornar um adepto da nova cultura “newtro” na gastronomia, revivendo o passado com um toque do presente com as receitas a seguir.
Ovinhos de codorna com molho rosé light
Espetadinhos no abacaxi, ou servidos em pequenos bowls com palitos de petiscos, os ovos de codorna eram petiscos presentes em reuniões, das infantis às de trabalho. E vamos combinar: até hoje os ovinhos arrasam! Mas se tem um match perfeito para os pequenos ovos tipo petisco o nome dele é molho rosé.
E para deixar a receita mais especial, a dica é transformar a receita de molho rosé em uma receita menos calórica, substituindo os ingredientes por opções mais light disponíveis no supermercado mais amado do Rio.
Você também pode apostar em ovinhos de codorna já descascados e temperados, porque a praticidade é uma evolução da qual ninguém quer abrir mão. Confira a receita da Chef Zona Sul Bia Souza, com ingredientes adaptados para uma versão mais light.
Molho rosé light por Bia Souza
Ingredientes
- 200g de maionese light
- 2 colheres de sopa de ketchup zero
- 1 colher de sopa de mostarda zero
- Molho inglês a gosto
Modo preparo
Coloque todos os ingredientes em uma tigelinha e misture bem com uma colher até ficar homogêneo. Está pronto para saborear com ovinho de codorna, filé de peixe entre outros.
Petisco no palito (tropical)
Quem nunca provou um aperitivo muito comum nas festinhas dos anos 80 e 90, que consistia em queijo, presunto, azeitona e salsicha? O popular petisco, apelidado de “sacanagem” era muito comum, mas hoje em dia já não atua mais como protagonista das reuniões.
Porém, você pode reviver o clima dos aperitivos no palito trocando os ingredientes por uma combinação mais tropical sugerida pela Expert Lorena Abreu, mesclando melão com presunto de Parma, ou com queijo e Pesto.
Strogonoff (suíno)
O strogonoff ou estrogonofe é um daqueles pratos que já permeou em diversos cenários culturais. Da Rússia para o mundo, sua receita já passou por inúmeras adaptações (incluindo o arroz e a batata palha que não são ingredientes da versão russa) e caindo no nosso gosto.
Servido com batatas sauté até meados dos anos 70, foi com o surgimento das batatas palha industrializadas que o cenário mudou para o strogonoff, e a versão fast food do prato viralizou. Entretanto, é possível encontrar várias combinações para o estrogonofe, entre as opções com frango ou mignon.
Mas se você quer fugir do lugar comum, a dica é preparar um strogonoff suíno. Aprenda a receita completa e experimente inserir mais carne suína no seu dia a dia.
Pasta de ovos (sem lactose)
A pastinha de ovos é democrática e certamente você já esbarrou com ela em diversas ocasiões diferentes. Lembra daquele piquenique em família? Sanduíche com pastinha de ovo estava lá! E aquela festa surpresa para um amigo querido? Canapé com pasta de ovo também estava.
Mas, assim como as demais receitas, a pastinha de ovo newtro merece uma mistura com o que está rolando hoje em dia. E atualmente, o mercado alimentar tem oferecido inúmeras opções para quem sofre com intolerância ou alergia à lactose.
Sendo assim, aprenda a fazer uma pastinha de ovo sem lactose com a Expert Lorena Abreu. Para a adaptação da receita original basta optar pela utilização de iogurte zero lactose na receita, como indica o passo a passo abaixo. A pastinha de ovos a seguir é vegetariana, low carb, sem glúten e serve 2 pessoas.
Ingredientes
- 2 ovos cozidos
- ½ xícara de iogurte grego Yorgus sem lactose
- 1 colher de sopa de páprica doce ou cúrcuma em pó
- Salsinha e cebolinha picadinha a gosto
- Sal marinho e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma pastinha. Prove e ajuste os sabores. Sirva com torradas ou recheio de sanduíches.
Pavê (de cupuaçu)
É “pavê” ou “pa cumê”? O trocadilho acompanha a história de um dos doces mais presentes nas datas festivas como o Natal ou a Páscoa.
Mas não pense que sua fama acontece somente dentro das fronteiras nacionais, pois o pavê, sobremesa herdada dos franceses, foi classificado pelo TasteAtlas, plataforma de ranking de pratos pelo mundo, como o terceiro melhor “bolo” em escala global.
Apesar da sua fama de longa data, será que você já provou um pavê de cupuaçu? A fruta, ingrediente regional brasileiro, é utilizada para fazer um tipo de chocolate conhecido como “cupulate” e pode deixar a sua receita com os sabores da nossa terra!
Aprenda a receita completa do pavê de cupuaçu da Chef Zona Sul Beth de Sá.
Brigadeiro (de café na colher)
O brigadeiro tem sabor de Brasil! Criado na década de 40, não demorou muito para o “doce do brigadeiro” ganhar fama e se tornar um dos doces preferidos dos brasileiros. Presente em quase todas as festas de aniversário, o típico docinho coberto de granulados ganhou diferentes versões, das mais cremosas às recheadas.
Para colocar um toque de sofisticação no seu brigadeiro com toque atual, que tal misturar o sabor do café, outra paixão nacional? A receita da Expert Lorena Abreu rende 500g aproximadamente e vai muito, muito bem com um café em cápsulas Me Bebe. Veja a receita completa e prepare o seu brigadeiro com café!
Manjar de coco (saudável e vegano)
O manjar de coco já foi figurinha certa nas festas, servido em copinhos; ou bem grandes e enformados, como sobremesa nas refeições em família. Associado aos deuses, o manjar é daqueles pratos que pode rapidamente ir do céu ao inferno, pois quem não o ama, não o tolera.
Sua origem remonta à era medieval e sua chegada ao Brasil é creditada aos portugueses. A receita original do manjar levava peito de frango, que conferia consistência à receita, atuando como “gelatina”. Todavia, o ingrediente foi substituído pelo leite de coco e amido de milho.
A sobremesa passa pelo filtro da atualidade e ganha sua versão mais saudável e vegetal com a Expert Lorena Abreu, que também troca a calda de ameixas por uma geleia caseira de morangos, com o toque do cumaru, a baunilha brasileira.
Para mais receitas exclusivas
Se você gostou das receitas com os toques dos Chefs e Experts Zona Sul, então se prepare para aprender muito mais. Basta conferir a série de e-books preparados especialmente para os cariocas de coração: são receitas variadas, de pratos salgados, doces, aperitivos e até mesmos drinks para você surpreender seus convidados. Faça o seu download e bom apetite!