Veganismo é sinônimo de um menu sem graça, só salada e suco? Nada disso! O tempo de associar a filosofia vegana a uma dieta restrita já passou (e faz tempo!). E se você ainda não conhece as receitas de fondue doce e salgado para deixar o seu inverno mais gostoso, a hora é agora, com as dicas da Expert Zona Sul Lorena Abreu.

Aqui você vai ver:

O que é veganismo?

O veganismo é uma filosofia de vida que não está restrita somente à alimentação, mas expande-se para outras áreas, como a moda ou indústria de cosméticos, incluindo a preferência por produtos que não sejam testados em animais.

Das filosofias alimentares mais conhecidas, estão o vegetarianismo (sejam eles ovo-vegetarianos, lacto-vegetarianos ou ovolactovegetarianos) e o flexitarianismo, cujo consumo de carne e derivados é permitido, porém reduzido, havendo a preferência por produtos plant-based.

É válido ressaltar que filosofias são diferentes de restrições alimentares, que geralmente estão associadas a doenças como diabetes, que restringe o consumo de açúcar, ou doença celíaca, que restringe o consumo de glúten, intolerância à lactose e ainda alergias a alimentos como amendoim, ovo, lácteos, camarão e frutos do mar, entre outros.

O veganismo vai além do consumo de carne e abrange outras áreas de consumo.

A escolha por um estilo de vida que não envolva o abate de animais ou derivados dos mesmos é frequentemente associada à falta de opções apetitosas na gastronomia. Mas isso é uma daquelas fake news que aos poucos vêm sendo desmistificadas, ainda mais com a grande presença de produtos à base de proteínas vegetais nas gôndolas e freezers dos supermercados, como as “carnes” plant-based ou os “leites” vegetais, feitos de aveia, amêndoas ou castanhas.

Adotar um estilo de vida sem carne ou derivados pode ser muito gostoso e saudável sim!

Receitas de fondue vegano e harmonizações

Falando em variedades de menu, uma das alternativas veganas para o inverno é preparar um delicioso fondue, com tudo que se tem direito: queijos, chocolates e vinhos. Separe seu aparelho de fondue e siga as dicas da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu, que selecionou os melhores produtos e receitas para garantir a qualidade do seu fondue de inverno.

Creme de queijo vegano para fondue

Reza a lenda que o fondue de queijo foi criado na Suíça pelos camponeses. O prato ficou bem popular nos EUA, onde também ganhou sua versão para a sobremesa, feita com chocolate. O prato, na sua versão doce ou salgada é aquele pedido certeiro nos dias mais frios.

Não resiste a um fondue? Além de aprender a fazer seu fondue de queijo vegano com a Expert Lorena Abreu a seguir, confira também as dicas para um fondue perfeito com o Expert André Guedes.

Ingredientes para o fondue

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, rale todo o Queijo Veg Muçarela, adicione o amido de milho e misture para ficar homogêneo.
  2. Na panela de fondue, esfregue o dente de alho por toda a superfície do fundo e nas laterais, e leve ao fogo baixo. Adicione o vinho branco e deixe aquecer até começar a borbulhar.
  3. Adicione os queijos, aos poucos, mexendo com um fouet para incorporar enquanto derrete. Quando estiver com a consistência bem cremosa e homogênea, acrescente a noz moscada e a pimenta do reino e misture.

Legumes e vegetais para servir com seu fondue

Além da possibilidade de servir seu fondue com pão italiano cortado em cubos, legumes assados em pequenos pedaços vão muito bem.

“A dica para servir com legumes é escolher aqueles que não soltam água, como brócolis, couve-flor, cenoura ou batata.”

Expert Lorena Abreu

Você encontra legumes selecionados pela Expert Lorena Abreu para acompanhar seu fondue de queijo, como:

  • Cogumelos frescos
  • Cenoura baby
  • Tomate cereja
  • Brócolis em floretes Quasi Pronto
  • Couve-flor em floretes Quasi Pronto
  • Mix de brócolis e couve-flor em floretes Quasi Pronto
  • Batata calabresa

Pães veganos para acompanhar

Já para servir seu fondue de queijos com pães, a Expert preparou uma lista de opções sem lactose e sem glúten que você encontra no supermercado mais amado do Rio:

Vinhos veganos para harmonizar

Não existe uma regra exata para a harmonização entre vinhos e fondue, mas quando se trata da versão com queijos, os mais indicados são os vinhos brancos Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Prefere tintos? Invista nos vinhos menos tânicos e mais fáceis de beber, como os produzidos com a uva Pinot Noir.

Apesar de serem derivados da uva, muitos vinhos utilizam insumos animais para o processo de clarificação e filtragem, como a albumina (proteína do ovo), caseína (protína do leite) e gelatina (cola de peixe).  Os produtores veganos, no entanto, utilizam bentonita (um tipo de argila) no lugar dos insumos animais.

Entre as vinícolas que produzem vinhos veganos estão a nacional Miolo e a argentina Doña Paula. Outras vinícolas oferecem opções veganas, como a brasileira Casa Perini, Viu Manent (vinho Secreto), Casa Valduga (linha Naturelle) etc.

Outras nomenclaturas envolvem a produção de vinhos, como os biodinâmicos e orgânicos. Conheça mais termos utilizados no mundo dos vinhos.

Fondue de chocolate para a sobremesa

Se você é fã de chocolate, nada melhor do que preparar um delicioso fondue para a sobremesa. Para fazer sua ganache vegana é muito simples. Veja o passo a passo:

Ingredientes para a ganache

Basta misturar bem e servir bem quentinho com morango, banana, tangerina, cereja cem caroço, maçã ou uva.

Para ficar por dentro

Preparar receitas veganas eé muito mais fácil do que parece. Basta conhecer os produtos disponíveis para a escolha certa dos seus ingredientes. Por isso, que tal aprender mais sobre o tema?