Uma fruta que é a cara do Brasil, tem um aroma delicioso, sabor doce e zero acidez. Repleta de nutrientes, de baixa caloria e versátil, a goiaba é aquela fruta que não passa despercebida na sua receita. Seja de polpa branca ou vermelha, essa fruta tropical pode fazer parte do seu dia a dia, com ideias que vão além dos sucos e doces. Conheça mais sobre essa apetitosa fruta e aprenda como extrair tudo de bom da goiaba!

Aqui você vai ver:

A origem da goiaba

Fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, a goiaba é nativa da América do Sul, especialmente no Brasil e Antilhas. A família Myrtaceae possui em torno em mil espécies no Brasil e engloba diversos frutos comestíveis bem conhecidos, como a pitanga e a jabuticaba e outros como o araçá e a guabiroba.

Você sabia que a goiaba é considerada uma fruta nativa da América do Sul, com destaque para o Brasil?

A goiaba é uma fruta típica do clima tropical e o seu sabor conquistou os exploradores, que levaram o fruto para as colônias, que facilmente se adaptou nas regiões tropicais. Os espanhóis, por exemplo, conheceram a goiaba nas Antilhas, sob o nome Koiab, que significa “com muitas sementes” na língua Taino, falada na época pelos indígenas da região. No Brasil, a goiaba já estava presente na alimentação muito antes da colonização pelos portugueses, e foi descrita pelo cronista português Gabriel Soares de Sousa como uma “fruta indígena”, em 1587.

Quintal de vó: a goiabeira, popular no Brasil todo, faz parte da memória afetiva de muita gente.

O Brasil é um dos principais produtores de goiaba

Por ser um dos “berços” da goiaba, não é surpresa que o Brasil se destaque entre os 3 principais produtores mundiais de goiaba, e o primeiro da fila na exportação de goiabas vermelhas.

De acordo com o Projeto Frutas do Brasil, realizado pela Abrafrutas juntamente a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, a produção de goiaba no Brasil gera uma cultura sustentável e promove a inclusão da comunidade produtora, gerando renda e emprego na fruticultura.

Um exemplo vivo dessa sustentabilidade é a linha Cariorta, marca exclusiva do Zona Sul, que comercializa frutas, legumes e verduras de produtores locais, estimulando a economia circular.

Benefícios da goiaba para a saúde

A goiaba possui alto valor nutricional e é altamente benéfica para a saúde. Muita gente não sabe, mas a goiaba é uma importante fonte de vitamina C, cujo teor, nessa fruta, é seis a sete vezes maior que em outros frutos cítricos (fonte: Embrapa).

A goiaba possui cerca de sete vezes mais vitamina C do que a laranja ou o limão.

Além disso, a goiaba tem poucas calorias, é rica em fibras e antioxidantes, auxiliando na perda de peso, pois promove sensação de saciedade. Possui vitamina A, vitaminas do grupo B e minerais como fósforo, potássio, ferro e cálcio. Sua ação adstringente impede o crescimento de bactérias no aparelho digestivo. Por isso, a goiaba é indicada no combate a diarreia e problemas gastrointestinais.

A goiaba possui uma polpa macia e uma casca porosa que também pode ser consumida, sem necessidade de ser descascada. Por não possuir acidez, a goiaba é um excelente ingrediente substituto para quem é intolerante à acidez do tomate em molhos e preparos como o ketchup. O sabor agridoce vai muito bem em diferentes preparos e no tradicional hambúrguer.

Outro grupo que pode se beneficiar com a goiaba são os diabéticos, pois a fruta possui baixo índice glicêmico. Dessa forma, ela impede os picos da glicose e da insulina no sangue.

Tipos de goiaba

Existem as goiabas de polpa branca e as de polpa vermelha. No Brasil, os principais tipos de goiaba vermelha ou rosada são: Paluma, Rica, Pedro Sato e Sassaoka. As goiabas vermelhas são as que se destacam na produção nacional e são preferência do mercado interno. Já no mercado internacional as variedades de polpa branca são mais procuradas.

Algumas são as diferenças entre as goiabas brancas e vermelhas que vão além da cor: o tempo de durabilidade de branca é maior e sua polpa também é mais doce. Por outro lado, a vermelha possui um aroma mais intenso e maior quantidade de licopeno, um pigmento carotenoide, que dá cor avermelhada a alguns alimentos, como o tomate e a melancia, considerado um dos mais poderosos antioxidantes naturais.

As goiabas se diferem também quanto ao tempo de maturação. Enquanto as mais maduras são mais doces e duram menos tempo na prateleira, indicadas para sucos e doces, as mais verdes são indicadas para o consumo in natura.

Novidade: goiaba Romeu e Julieta

Sabia que existe um tipo de goiaba que agrada a todos os gostos? A goiaba Romeu e Julieta é uma mistura da goiaba branca com a goiaba vermelha, formando uma coloração mista da polpa. Essa variedade possui um sabor mais adocicado que a goiaba tradicional. Experimente essa novidade que você encontra no Zona Sul!

Como consumir

No Brasil, a goiaba dá origem à goiabada, famoso doce que faz parte das iguarias de Minas Gerais, e vai muito bem como recheio do pão de queijo, em pedacinhos no bolo de fubá, como calda de manjar ou pudim, ou como recheio do famoso biscoitinho artesanal chamado de “goiabinha”.

Goiaba vai bem até mesmo na cerveja! Algumas cervejas utilizam goiaba na composição para dar sabor e dulçor. Um dos exemplos é a Masterpiece Manet Blond Ale, medalha de Prata no Brasil Beer Cup 2021.

Um estilo cuja característica é a utilização de frutas tropicais como ingredientes é o brasileiríssimo Catharina Sour. Para experimentar o toque da goiaba em uma Catharina Sour, você pode apostar na I’m Sour, produzida pela cervejaria carioca Three Monkeys, que também conta com o frescor da pitaya.

“O estilo Catharina Sour é um exemplo de uso de frutas tropicais em cervejas. A goiaba está dentro deste espectro de frutas tropicais.”

Expert Zona Sul em Cervejas José Padilha

Além dos amantes de goiabas, outro consumidor em potencial é a mosca-das-frutas, a responsável pelo famoso bicho-da-goiaba, que é a sua larva. Apesar de não ser nada agradável encontrar um bicho-da-goiaba na hora de comer a fruta, a boa notícia é que o bichinho não faz mal e não causa doença, mesmo se ingerido acidentalmente.

Para aproveitar os nutrientes da goiaba da melhor forma, o mais indicado é consumir a fruta com a casca, higienizando corretamente. De acordo com a Embrapa, para higienizar corretamente suas goiabas, basta deixá-las em um recipiente com uma solução de cloro (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 10 minutos. Depois disso, só retirar as goiabas da solução de cloro e lavá-las novamente com água corrente.

Receitas com goiaba

Já ficou com água na boca de pensar em receitas com essa fruta docinha e versátil? Anote algumas receitas dos Experts e Chefs Zona Sul e peça goiabas fresquinhas diretamente pelo hortifruti online Zona Sul.

Barbecue de goiabada

Essa receita de barbecue de goiaba é daquelas que vai conquistar seu coração. A Chef Zona Sul Tamires Christine ensina o passo a passo para você surpreender os seus amigos com esse molho incrível.

Ingredientes

  • 0,5kg de ketchup
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola-branca pequena em cubos pequenos
  • 2 colheres de sopa de páprica defumada
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 tablete de goiabada cascão (300g aproximadamente)
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 pitadas de pimenta-do-reino moída (se gostar do barbecue mais picante pode adicionar mais e trocar a páprica defumada pela picante)
  • 1 copo americano de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de fumaça líquida

Modo de preparo

  1. Barbecue mais fácil do mundo! Refogue a cebola e o alho na manteiga.
  2. Enquanto isso derreta a goiabada no micro-ondas ou em uma panelinha a parte, com um “pouquinho de nada” de água e vai mexendo até derreter. Reserve.
  3. Quando a cebola e o alho estiverem dourados adicione todos os outros ingredientes, inclusive a goiabada derretida e, em fogo baixo, deixe ferver até ficar homogêneo e engrossar.

Suco de goiaba com leite

Suco de goiaba é uma delícia, mas você já experimentou suco de goiaba de polpa branca com leite? A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina a preparar esse poderoso combo de energia.

Ingredientes

  • 450g de goiabas maduras
  • 1 xícara e meia de água (aproximadamente 360 mL)
  • Leite (pode ser o vegetal também)
  • Agave ou mel a gosto (opcional para adoçar)
  • Equipamentos necessários: liquidificador e peneira fina

Modo de preparo

  • Descarte as pontas da goiaba e corte a fruta em cubos. Não precisa descascar.
  • Coloque no liquidificador com água e o adoçante ou o mel.
  • Bata até ficar homogêneo e depois passe por uma peneira fina, mexendo com uma colher para que a polpa passe facilmente.
  • Adicione leite à polpa de goiaba até atingir a consistência desejada e prove para ajustar o dulçor.
  • Sirva gelado.

Mais frutas no seu dia a dia

Inserir frutas, legumes e verduras no menu diário é essencial para uma alimentação saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 400g (o equivalente a cinco porções) de frutas e vegetais por dia, exceto batata, batata-doce, mandioca e outros tubérculos.

No entanto, o consumo de frutas, legumes e verduras não precisa se restringir apenas a saladas e frutas in natura. Você pode se inspirar em diversas ideias para deixar o seu cardápio mais colorido e nutritivo consumindo mais frutas no seu dia a dia. Confira: