Você conhece o gravlax? Uma receita que remonta aos tempos dos nórdicos vikings, o gravlax de salmão marinado pode ser sinônimo de praticidade e muito sabor na sua cozinha. Quer saber como preparar o seu e harmonizar com bebidas para um vigoroso brinde escandinavo? Fique de olho nas dicas e bom apetite.
Aqui você vai ver:
Dos vikings para o mundo
Quando se fala em países nórdicos como Dinamarca, Islândia, Finlândia, Suécia e Noruega, é provável que você associe essas nações diretamente com os vikings e todo o seu legado. Entre os elementos que se destacam, além dos costumes e histórias de batalhas, está a gastronomia e o consumo de bebidas como o hidromel, “parente” da cerveja, que tem sua participação até mesmo na mitologia escandinava. Quem não imagina um clássico brinde com um uníssono brado de “skål“?
A cultura viking tem sido inspiração para o imaginário cinematográfico, em séries e filmes.
Com uma rotina bem marítima seja por conta das guerras ou com a finalidade de comercializar, conta a história que os vikings seguiam uma dieta repleta de peixes e a defumação estava bem presente no dia a dia, não somente nos pescados, mas nos legumes. A presença de temperos e especiarias também era comum, já que conheciam o Oriente e as famosas especiarias muito antes das ousadas viagens de Marco Polo.
Gravlax: uma herança nórdica
Entre receitas que perduraram até a atualidade está o Gravlax, conhecido também como graved lax em dinamarquês, ou graflax em islandês. O prato se resume ao salmão cru marinado, curado com sal, açúcar e especiarias, como o endro e pimentas. O objetivo do processo de defumação era conservar por mais tempo o peixe cru, que era salgado e enterrado nas areias salgadas e geladas das praias.
O resultado dessa descoberta foi uma receita que conquistou o mundo todo através do paladar.
Como preparar seu Gravlax
Você pode fazer o seu Gravlax em casa, sem precisar aderir aos métodos rústicos. Com os ingredientes corretos e uma geladeira, tudo o que você vai precisar é guerrear contra a vontade de devorar antes do tempo. Afinal, o salmão precisar marinar de 2 a 3 dias.
O salmão é fonte de ácidos graxos, Ômega 3, proteína de alta qualidade, vitamina B, potássio e ainda reduz o risco de doenças cardíacas.
Confira a receita do Expert Zona Sul Christophe Lidy e consuma seu gravlax com pão de fermentação natural, como o Pochon ou pão Santa Mônica, que você encontra na padaria Zona Sul.
“Fatie seu salmão marinado em lâminas, as mais finas possíveis.”
Expert Zona Sul Chistophe Lidy
Dica para os práticos: Companhia do Peixe
E se bater aquela vontade de apreciar um salmão de repente, sem tempo para aguardar de 2 a 3 dias? Para os cariocas de coração com a fome de uma aldeia viking, a novidade Companhia do Peixe é exclusiva Zona Sul.
O salmão em filé marinado, temperado e pronto para o consumo é receita do Expert em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata. Elaborada com salmão de qualidade importado do Chile, a receita vem prontinha para consumo, em finas fatias suculentas!
A dica é consumir como aperitivo, sobre pães de fermentação natural, com molho de mostarda.
“O filé de salmão Companhia do Peixei é uma cura com ervas aromáticas, beterraba e gin, devido aos botânicos e perfumes presentes no destilado.”
Expert Zona Sul Carlos Ohata
E para beber?
Não tem como pensar em degustar um prato inspirado nos vikings sem celebrar com um tradicional brinde cervejeiro! Por isso, nada melhor do que beber na fonte de Odin, o deus considerado o “pai de todos” na cultura nórdica, que serviu de inspiração para a marca de uma cervejaria do Rio que você precisa conhecer.
Para harmonizar com seu gravlax de salmão Companhia do Peixe, o Expert José Padilha recomenda uma cerveja Odin Premium Pilsen: refrescante, com amargor leve e sabor presente do malte.
Já para os admiradores de vinhos, experimente seu salmão com vinhos brancos e rosés com boa acidez, como os que você encontra indicados no catálogo de vinhos de primavera Zona Sul. Os espumantes com menos açúcar residual como os Nature ou Brut também são recomendados para combinar com peixes e frutos do mar.
Para os amantes de salmão
Se você é apaixonado por salmão, pode variar o seu cardápio com inúmeras receitas, utilizando o mesmo pescado. Seja grelhado, assado ou cru, em carpaccios ou pratos asiáticos, como o suculento sashimi, o peixe riquíssimo em Ômega-3 pode fazer parte do seu dia a dia.
Grande fonte de proteína de alta qualidade, o salmão possui vitamina B, boa fonte de potássio e reduz o risco de doenças cardíacas.
Confira as ideias:
- Saúde e sabor à mesa: 4 formas de preparar salmão
- Carpaccio: do antepasto à sobremesa
- Conheça 5 peixes mais consumidos na gastronomia brasileira
- Como comprar peixes e frutos do mar
- Na beira da piscina: petiscos, antepastos e receitas fáceis para harmonizar com vinhos brancos e rosés
Garanta já seu Gravlax Companhia do Peixe no supermercado mais amado do Rio e convide seus amigos para uma batalha de sabores.