Você sabia que o consumo e a produção de peixes aumentaram no Brasil em 2020? De acordo com o anuário 2021 de piscicultura da PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), a produção de tilápias foi o destaque de 2020. Mas, além das tilápias, você conhece os peixes que mais fazem parte do cardápio nacional? Confira e aprenda dicas com o Expert Carlos Ohata.

Um visão geral sobre o consumo dos brasileiros

Durante o ano de 2020 uma série de fatores levou ao aumento do consumo de peixes no Brasil. Entre eles, o preço da carne vermelha que aumentou e a praticidade no preparo de peixes pré-prontos já que muita gente teve que se virar sozinha na pandemia, com embalagens mais funcionais e de menor tamanho, para consumos individuais.

peixes

Em 2020 houve um aumento no consumo de pescados no Brasil.

Sendo assim, de acordo com a pesquisa da EMBRAPA, em 2020 pôde-se chegar à conclusão de que os brasileiros consomem peixe ao menos uma vez por semana.

Todavia preferem os peixes de extração aos peixes de cultivo (piscicultura, um dos ramos da aquicultura), o que, segundo a própria EMBRAPA demonstra que ainda existem muitos mitos sobre o consumo de peixes de cultivo. Inclusive existem também muitos mitos sobre os peixes congelados. O lado bom é que o número de gente que tem colocado mais pescados no cardápio é crescente. Mais saúde para todos!

Chegou a hora da lista de peixes, que entre outros, estão muito presentes no consumo e na gastronomia brasileira. Qual é o seu preferido?

Tilápia

A tilápia é a mais famosa do Brasil! Seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias. A espécie é bem conhecida pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional, representando 60% da produção, seguido pelo tambaqui, sendo este de consumo mais regionalizado no centro-oeste e norte (fonte: EMBRAPA).

Versátil para preparar desde ceviches a moquecas, a tilápia pode ser facilmente encontrada aqui no Zona Sul! Que tal preparar uma tilápia empanada com creme de baroa e arroz selvagem, receita do expert Carlos Ohata?

Sardinha

A sardinha é um pequeno gigante, uma vez que representa um terço de tudo que é pescado no mundo.

O gosto brasileiro pela sardinha vem desde muito tempo, uma vez que o peixe faz parte da cultura portuguesa, influência direta em grande parte dos nossos costumes alimentares.

Lá na terrinha, existe o costume de assar o peixe diretamente na brasa, temperado com sal grosso. Sardinha na culinária portuguesa é tão presente que o peixe virou sobrenome. Você conhece alguém de sobrenome Sardinha? Certamente é descendente de portugueses!

Sua versão enlatada também é apreciada na gastronomia e divide espaço com sua versão in natura.

A sardinha representa um terço de tudo que é pescado no mundo.

Receitas

Quer aprender a preparar pratos com sardinha? Veja essa receita de salada de massa com sardinha, pimentão espanhol e aspargos brancos, receita da chef Lorena Abreu. Ou um delicioso prato típico da região sudeste, o cuscuz paulista. Confira os pratos famosos em cada região do Brasil.

Pirarucu

O famoso gigante bacalhau da Amazônia tem ganho um espaço correspondente ao seu tamanho na gastronomia.

O consumo de peixe na região norte do Brasil é maior do que em qualquer outra região do país. De acordo com o SEBRAE (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aceitação do produto chega a 95% dos consumidores nos supermercados, o que mostra que só faltava mesmo o pirarucu chegar nas peixarias do país todo.

De carne macia, vai bem com moquecas, assado e em postas, grelhado. Para saber mais sobre o pirarucu, assista o vídeo com explicação do Expert Carlos Ohata:

Pirarucu, por Carlos Ohata

Importante saber que o pirarucu vendido no Zona Sul é obtido de fornecedores que respeitam as práticas de manejo sustentável que contribuem para a preservação da espécie e ajudam na economia da região.

Salmão

Muito consumido pelos brasileiros e presente em qualquer cardápio de restaurante, o salmão ainda está em nono lugar no ranking da aquicultura nacional, posição ocupada em primeiro lugar pela tilápia, que representa 60% da produção nacional.

O salmão é fonte de ácidos graxos, Ômega 3, proteína de alta qualidade, vitamina B, potássio e ainda reduz o risco de doenças cardíacas.

Ao utilizar nas suas receitas, escolha o tipo de corte especial de acordo com o modo de preparo, pois existem as postas, lombo (com ou sem pele, alto ou baixo), carpaccios e medalhões. E fique de olho: escolha sempre peixes frescos.

Cortes de salmão

Sushi Bar Zona Sul

Na gastronomia, o salmão é apreciado em todas as suas formas, desde o famoso peixe cru, na forma de sashimis e carpaccios, até suas versões assadas, grelhadas, entre outras.

Falando em sashimi, você conhece o sushi bar do Zona Sul? Com pratos criados pelo Expert Carlos Ohata, o sushi bar garante sabor e qualidade para ama se conectar com os sabores da culinária asiática.

Sushi bar por Carlos Ohata

Atum

Você sabia que o atum tem um dia só dele? O dia 2 de maio é considerado o dia mundial do atum, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2016 para incentivar uma maior gestão da conservação do produto em favor de sistemas que evitem a quebra de populações da espécie. 

O peixe, que tem o seu dia comemorativo, é de grande importância, não somente econômica, já que corresponde a 20% do valor de todo o pescado marinho, como nutricional. Sua carne é rica em Ômega-3 e entre seus componentes estão minerais, proteínas e vitamina B12.  

Receitas

Na gastronomia sua utilização é variada e pode ser consumido tanto cru quanto assado, grelhado, cozido e em outras formas de cocção. E, na sua verão enlatada, combina com saladas, patês, omeletes, molhos, entre outros.

Que tal aprender uma receita de tartar de atum, com um pezinho de Japão e outro no México? Aperte o play!

Tartar de atum

Você também pode descobrir outras receitas, como enroladinho de grão de bico com atum ou salada de lentilha com atum.

Para escolher o peixe perfeito

Para escolher o seu peixe perfeito, seja na versão congelada, preparada para o consumo, quanto na versão fresca, disponível na peixaria, uma coisa é certa: você encontra aqui no Zona Sul!

Carlos Ohata, Expert Zona Sul

O peixe que os clientes encontram fresco por aqui é fruto de muito trabalho do nosso time, que diariamente está selecionando os melhores itens que chegam às nossas peixarias.

Expert Carlos Ohata

Escolha seus peixes preferidos e consuma mais nutrientes no seu dia a dia!