A Itália é o país que lidera o ranking mundial quando se trata de produção de vinhos. Com inúmeras regiões viníferas dentro de seu território, o país surpreende não só pelas bebidas que fabrica, mas pela riqueza cultural e gastronômica, que conquista os mais variados paladares. Entre essas icônicas regiões está a ilha de Sicília, localizada ao sul da Itália, que coleciona patrimônios da humanidade e se destaca pelas suas uvas autóctones. Que tal conhecer mais sobre o sabor siciliano?
Aqui você vai ver:
O que a Sicília tem?
A Sicília é uma ilha localizada ao sul da “bota” italiana, considerada a quinta maior cidade do país, sendo a maior ilha do Mediterrâneo.
Com uma geografia única e influência de diversos povos, a Sicília abriga diversos patrimônios registrados pela UNESCO, entre tangíveis e imateriais.
Entre os Patrimônios Materiais naturais estão o Monte Etna e as ilhas eólias; e os culturais: Vale dos Templos em Agrigento, Villa del Casale na Piazza Armerina, Siracusa e a necrópole rochosa de Pantalica, entre outros. Já um patrimônio imaterial tradicional da região é o teatro de marionetes conhecido como Opera dei pupi.
Por ter sido povoada por diferentes culturas, a região tem uma diversidade gigantesca, refletida também nos idiomas que permeiam entre francês, alemão e até árabe. A mesma mistura acontece na gastronomia, considerada complexa, bem colorida e cenográfica.
A Itália é o país com o maior número de patrimônios da Unesco em todo o mundo, totalizando 58.
A gastronomia siciliana
Reconhecida por ser uma das cozinhas mais diversificadas da Itália e também pela produção dos vinhos e cultivo de azeitonas, a ilha se destaca quando o assunto é gastronomia.
Entre as receitas típicas sicilianas estão a admirada Pasta alla Norma com queijo Pecorino siciliano, a caponata, o ravioli ragusan, o sfogghiu, o pesto siciliano feito com pistache e muito mais. Entre os queijos, outras delícias também se destacam como o caciocavallo, provola e a ricota de ovelha.
Que tal aprender uma receita de caponata com o Chef Zona Sul Thiago Rossetti? Aperte o play e confira.
Se você ama pistaches, é na Sicília que são produzidos os pistaches de origem controlada Bronte DOP, conhecidos como o “ouro verde” da região, pois possuem um sabor único, fatores explicados pelas condições geográficas, como o solo vulcânico local e as águas na nascente do Monte Etna.
Uma das receitas com o ouro verde da região é o pesto siciliano, que você pode aprender com o Chef Zona Sul David Eleutério.
A confeitaria siciliana
Entre os doces, algumas iguarias são típicas da região, como a cassata, o marzipã, o cannolo (cannoli no plural), a pasta di mandorla (biscoito de amêndoas) etc.
Para colocar o sabor da Sicília na sua sobremesa, aprenda a preparar cannoli de tiramisú com a Chef Zona Sul Thays Costa.
Os vinhos da Sicília
Quando assunto é a vitivinicultura, o clima e a geografia promovem o ambiente perfeito para as videiras, e a mineralidade de um solo vulcânico costuma ser a marca dos vinhos produzidos na região.
Conhecida anteriormente pela produção de vinhos de sobremesa, como o Marsala, o “primo italiano” do vinho do Porto, a Sicília hoje se destaca pela produção de vinhos brancos.
Antes conhecida pelos vinhos fortificados Marsala, atualmente a Sicília de destaca na produção de brancos.
O que há em comum nos vinhos sicilianos, de forma geral, é a utilização de uvas autóctones, ou seja, uvas exclusivas cultivadas na região. Hoje em dia, as uvas nativas tintas de maior destaque são a Nerello Mascalese e Nero D’Avola, e as brancas são a Grillo e a Inzollia, com destaque também para a Catarrato Bianco.
A casta Nero d’Avola é mais cultivada e dá origem a vinhos de boa estrutura e taninos equilibrados.
Vinhos Inycon
Para conhecer o sabor da Sicília e seus vinhos, você pode apreciar os rótulos da vinícola Cantine Settesoli, que tem um papel econômico bem importante na região. Com mais de 6.000 hectares (7% de toda a superfície de vinhedos da ilha); 673 hectares dos vinhedos Cantine Settesoli são cultivados organicamente, com participação ativa de grande parte das famílias locais.
Entre as produções da Cantine Settesoli estão os vinhos Arpeggio e os variados Inycon, que oferecem uma grande versatilidade de rótulos para todos os seus momentos.
“Inycon é uma gama que representa a vocação vinícola centenária de uma terra como a Sicília e a experiência da comunidade de vinicultores. Uma marca distribuída em 30 países ao redor do mundo.”
Site oficial Cantine Settesoli
A linha Inycon conta também com os vinhos em caixa, conhecidos como bag-in-box. Tendência no mundo dos admiradores de vinhos, o tipo de embalagem conserva a bebida por mais tempo e confere praticidade tanto para mora sozinho quanto para aqueles que desejam fazer uma reunião ao ar livre, como um piquenique.
A linha Inycon também conta com vinhos bag-in-box, que somam vantagens para quem topa fugir da clássica garrafa de vidro.
Conheça alguns rótulos Inycon selecionados pelo Expert Dionísio Chaves para o catálogo de vinhos de primavera e harmonize o toque siciliano com a estação mais equilibrada do ano.
Inycon Pinot Grigio
Você já sabe que a Sicília atualmente se destaca pelos vinhos brancos. Separe sua taça para provar esse Pinot Grigio especial! Apesar de ser mais cultivada no norte da Itália, a uva Pinot Grigio também prospera no sul, produzindo vinhos deliciosos.
Inycon Pinot Grigio é aromático, com notas picantes de frutas cítricas, flor de laranjeira e notas delicadas de pêssego. Combina com frutos do mar, queijos frescos e saladas. Ideal para consumo imediato, deve ser servido entre 10 e 12ºC.
Para deixar o seu menu 100% italiano, você pode também combinar seu Pinot Grigio com salada caprese.
“Leve, fresco com notas de ervas finas e mineral. Vinho fácil de beber.”
Expert em Vinhos Dionísio Chaves
Inycon Sauvignon Blanc
É frescor que você procura? Então aposte no Inycon Sauvignon Blanc. Um frutado refrescante, de corpo leve, elegante e aromas de frutas tropicais. Combina com ocasiões como entrada e pratos com aves, peixes, queijos e saladas. Deve ser servido de 8 a 10ºC.
Fresco e leve para dias de calor, vai bem com aperitivos à beira da piscina e é um match ideal para as entradinhas, como um carpaccio de salmão ou canapés com pastinhas de queijos frescos.
Aproveite para aprender a preparar um carpaccio de salmão com o Expert em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata:
Inycon Rosé Nero d’Avola
Produzido com a uva Nero d’Avola, a mais cultivada da Sicília, o rosé Inycon é uma combinação perfeita para menus refrescantes e elegantes. Com taninos delicados, como todo bom vinho rosé, apresenta aromas de frutas vermelhas e é fácil de beber, com temperatura de serviço entre 10 e 12ºC.
Para harmonizar, acompanha bem saladas, carpaccio, queijos leves como queijo de cabra ou brie, e peixes menos gordurosos. Entre algumas receitas certeiras que combinam com o Inycon Rosé estão a cavaquinha com creme de baroa do Expert Carlos Ohata e a salada com queijo feta do Expert Marcelo Scofano.
Inycon Shiraz
Se você procura um tinto que harmonize com as mais variadas receitas, a dica é um Inycon Shiraz. Produzido com a uva Shiraz, conhecida também como Syrah, guarda até 3 anos, possui corpo médio e deve ser servido de 12 a 14ºC.
“Um tinto macio e aveludado com notas de especiarias.”
Expert em Vinhos Dionísio Chaves
Acompanha muito bem pizzas, massas com molho vermelho, queijos tipo brie, camembert, gouda e gruyère e carne de porco. Vinhos produzidos com Shiraz harmonizam bem com carne bovina com gordura externa, como uma suculenta picanha.
Aprenda uma receita de pernil assado do Expert Jimmy Ogro para harmonizar com seu Inycon Shiraz.
Vinhos de primavera
Para conhecer mais rótulos que combinam com a estação mais equilibrada do ano, tanto italianos quanto brasileiros e franceses, baixe o seu catálogo de vinhos de primavera Zona Sul.
A publicação exclusiva reúne uma seleção de vinhos realizada pelo Expert Dionísio Chaves que leva em conta as características do clima carioca de coração, acrescentando dicas de gastronomia e muita informação para os apaixonados por vinhos.