O assunto do momento é Olimpíadas! Realizadas desde a Grécia antiga e na Era Moderna, registrada oficialmente desde 1896, os jogos olímpicos têm como foco promover a paz e a união entre todas as nações. E a gastronomia, assim como o esporte, tem o poder de conectar os mais diferentes povos pelo prazer que é comer bem.

Com isso em mente, separamos para você algumas receitas superespeciais dos 10 países com mais medalhas até a data de hoje nas Olimpíadas: China, Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos, Rússia, França, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Itália. E sempre, o Brasil!

Receitas dos medalhistas olímpicos, por Zona Sul

Então aperte os cintos e embarque com a gente nesta deliciosa viagem gastronômica pelos 5 continentes! Vamos lá?

Antes de tudo: Brasil!!!

Antes de mais nada, apesar de o Brasil não estar, no momento, no ranking dos 10 países com mais medalhas, não podemos nem cogitar deixá-lo de fora! Afinal, nosso país verde e amarelo sempre vai bem nos Jogos Olímpicos.

O bom desempenho do gigante da América do Sul, inclusive, tem rendido ótimos frutos: em algumas modalidades, o Brasil conquistou sua primeira medalha nas Olimpíadas, como no tênis e ginástica artística feminina e representou demais nas novas modalidades como surfe e skate street. Enfim, fato é que temos muito o que celebrar!

Para celebrar nosso país, que tal, então, uma fantástica Tilápia Empanada Com Creme De Baroa e Arroz Selvagem elaborada pelo Expert Carlos Ohata? Esta receita, ainda por cima, tem um toque oriental, representando a gigante, bela e colorida mistura que é o Brasil!

Sabores orientais (Coréia do Sul, China, Japão)

A Coréia do Sul, China e Japão são, certamente, o destaque oriental das Olimpíadas deste ano. A China, aliás, sempre chamou a atenção pelo ótimo desempenho nos jogos. Acostumada a estar entre os 5 melhores colocados no quadro de medalhas, o país já provou, com maestria, que sabe o que faz quando o assunto é esporte. E na gastronomia também! Por isso, confira receitas asiáticas com o toque carioca de coração pelo Expert Carlos Ohata:

Caldo curry com camarões

Para ter o sabor chinês em sua cozinha, confira a seguir a receita do Caldo Curry Asiático com Camarões no vídeo abaixo. O curry é um mix de temperos muito utilizado na culinária oriental e é um dos ingredientes na pizza Sabores do Mundo, edição limitada exclusiva da pizzaria Zona Sul!

Caldo curry asiático por Carlos Ohata

Polvo Oriental

Para continuar a homenagear esses países do Oriente cheios de identidade e muita beleza, nada melhor do que provar um suculento Polvo Oriental. É de conquistar o paladar de qualquer um! O polvo fica supermacio, pois é cozido na pressão com o característico e único sabor oriental. Confira a seguir!

Polvo oriental por Carlos Ohata

Camarão VG na farinha Panko

Agora, pra finalizar os sabores do Oriente, sabe aquela mistura do Japão com Brasil que deu muito certo? Anteriormente, na receita brasileira, já mostramos um pouco dessa deliciosa mistura, e agora a trazemos novamente com o camarão na farinha Panko! Muito crocante e com um sabor deliciosamente oriental, esse camarão vai deixar todo mundo querendo bis.

Sabores da Rússia

A gente já sabe que Rússia é sempre impressionante nas Olimpíadas. E neste ano, é claro, não é diferente. Para homenagear a Rússia, a comida escolhida é o estrogonofe, prato que é amado por praticamente 10 em cada 10 brasileiros.

É isso mesmo: foi na Rússia que ele surgiu, se espalhando pelo mundo com suas variações e adaptações (incluindo o arroz e a batata palha que não são ingredientes da versão russa) e caindo no nosso gosto.

Estrogonofe ou strogonoff: a versão russa original é bem diferente da nossa, sem arroz ou batata palha.

Receita de strogonoff por David Eleutério

Para provar essa receita que ganhou o toque carioca de coração, experimente reproduzir o passo a passo do Chef Zona Sul David Eleutério.

Ingredientes

  • 0,5 kg  Filet mignon em tiras
  • 1 und Champignon de paris laminado
  • 0,5 l Creme de leite Da Matina
  • 10 g páprica defumada
  • 5 g  páprica picante
  • 30 g mostarda escura
  • 40 ml conhaque
  • AAzeite de oliva e sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Aqueça uma frigideira grande e coloque o azeite, salteie, tempere com o sal.
  2. Flambe com o conhaque.
  3. Junte as pápricas e a mostarda.
  4. Acrescente os champignons e refogue.
  5. Junte o creme de leite e deixe reduzir por 5 minutos.
  6. Acerte o sal.
  7. Sirva com arroz branco e batata palha.

Sabores dos Estados Unidos

Quando pensamos em café da manhã americano, é fácil imaginar aquelas clássicas panquecas tão famosas nos filmes e seriados. A receita a seguir, de panqueca americana com emulsão de cacau e azeite por Marcelo Scofano, é, de fato, a pedida ideal para iniciar o dia da forma mais americana possível!

Panquecas americanas por Marcelo Scofano

Falando em Estados Unidos, sabia que acabou de chegar no Zona Sul uma cerveja Ultra Light, zero açúcar, indicada para quem quer se deliciar sem pesar a consciência? Vem aqui conhecer a Michelob Ultra.

Michelob Ultra, cerveja Ultra Light, 100% americana aqui no Zona Sul.

Sabores da Austrália e Reino Unido

Nesse grupo de países, nunca falta a tradicional receita fish’n’chips. Na versão australiana ou britânica, o peixe empanado geralmente é um peixe branco, normalmente cod (bacalhau), plaice (espécie de linguado) ou haddock. Acompanha batatas fritas (as famosas chips) e purê de ervilhas. Idolatrada por tanta gente, a receita também pode ser preparada com o pirarucu, conhecido como o ”bacalhau amazônico”.

Outra receita tradicionalmente britânica é o bife Wellington. Reza a lenda que o nome do prato é uma homenagem ao comandante britânico Arthur Wellesley que derrotou Napoleão Bonaparte na batalha de Waterloo em 1815. Você pode aprender a histórica receita com o Chef Zona Sul David Eleutério na versão com salmão.

Sabores da França

Se você fala de França e pensa logo em uma sobremesa deliciosa em um charmoso café de Paris, você está no lugar certo. A modalidade olímpica preferida na nossa pâtisserie é levantamento de colher de sobremesa.

Brincadeiras à parte, verdade é que a França é conhecida por algumas sobremesas clássicas, como o clafoutis. Mas para deixar seu doce com aquele toque carioca de coração, siga a receita do Chef Zona Sul David Eleutério que utiliza todo o potencial das brasileiríssimas bananas como ingrediente:

Clafoutis de banana com chocolate por David Eleutério.

Mas para quem não está pensando em doces e quer uma alimentação de atleta, a dica é a Salada de Cogumelo Paris por Marcelo Scofano. Com muita leveza e sabor contagiante, o frescor desse prato vai mexer com todos os seus sentidos.  

Alemanha

Já para sentir o sabor alemão, a dica é uma saborosa torta de maçã. De tarde ou como sobremesa, é impossível não se apaixonar pelo sabor dessa torta. Para combinar com uma bebida, a dica é o espumante Aquarela Casa Perini.

Para o seu lanche, a receita é um maravilhoso Sanduíche Alemão, perfeito para um piquenique. Para harmonizar, que tal uma cerveja? Confira uma seleção especial de cervejas europeias pelo Expert José Padilha.

Sanduíche Alemão

Sabores da Itália

Se tem uma medalha que os italianos merecem é a medalha de gastronomia incrível. A gastronomia italiana é um ponto forte da cultura do “país da bota” e as refeições culturalmente são momentos especiais. E se você pensa que o cardápio dos italianos é recheado somente de pasta e pizza, está enaganado. Confira algumas receitas para você se surpreender:

Cebola caramelizada com balsâmico

A receita é simples: basta cortar as cebolas em tiras e refogar com azeite. Quando estiverem douradas, acrescente o glazé balsâmico, o açúcar mascavo e refogue até que se incorpore às cebolas.

Cozido de feijões e grão de bico

Que tal um delicioso cozido de feijões e grão de bico? O prato prova que a Itália é um mundo de sabores e vai muito além das massas! Confira o passo no e-book de receitas Sabores do Mundo.

Gosta de conhecer receitas de países diferentes? Então é só aproveitar e baixar agora mesmo nosso e-book sabores do mundo. Afinal, todos nós estamos conectados pelo amor à gastronomia.