Bem-vinda, primavera! Com a chegada de um clima mais acalorado, melhor do que sombra e água fresca só muito sol e vinho geladinho! Para curtir a estação das flores com jeitinho de verão, os Experts e Chefs Zona Sul prepararam uma lista de receitas fáceis para você receber os amigos em estilo pool party carioca. Convide a galera e escolha os vinhos brancos e rosés perfeitos para harmonizar com seus antepastos e aperitivos de primavera.
Aqui você vai ver:
- Vinhos brancos e rosés combinam só com calor?
- Uma seleção de vinhos de primavera
- Receitas fáceis para harmonizar
- Além dos brancos e rosés
Vinhos brancos e rosés só combinam com calor?
Antes de mais nada é importante relativizar o conceito que afirma que tintos combinam só com frio e rosés e brancos com o calor. Essa definição não constitui um mito do mundo dos vinhos, mas também não é uma regra.
Tal distinção é uma escolha natural, mas só pode ousar quem tem conhecimento de causa. Geralmente, os tintos mais leves podem ser interessantes no verão e brancos e rosés mais encorpados vão bem no inverno.
“Não é uma regra, mas é uma escolha sem erro: no calor, rosés e brancos são sempre bem-vindos.”
Expert Dionísio Chaves
No calor, você pode optar por um tinto mais leve e fresco que não tenha passagem em madeira. E no frio, brancos fermentados em barricas de carvalho também costumam ser servidos em temperatura mais alta e são propícios para dias mais frios.
Todavia, em geral, brancos e rosés são sim escolhas mais pertinentes no clima quente por serem servidos em temperatura mais baixa, geralmente entre 10º e 12ºC e alguns rótulos de 6º a 8ºC. São refrescantes e costumam combinar com comidas pouco untuosas que não deixam com a sensação de digestão “pesada”.
Os espumantes também merecem um capítulo à parte e são muito apreciados em dias mais quentes.
Uma seleção de vinhos de primavera
Pensando no suave equilíbrio climático da primavera, o Expert em Vinhos Dionísio Chaves selecionou uma lista de rótulos nacionais e importados para deixar sua estação mais gostosa. Confira essas sugestões e aprenda a seguir receitas bem práticas para combinar com seus brindes!
Para conferir todas as sugestões, baixe gratuitamente seu catálogo de vinhos de primavera Zona Sul e conheça a variedade de rótulos que vai deixar sua primavera mais deliciosa.
Rótulos brasileiros selecionados:
- Casa Perini Rosé
- Branco Casa Perini Sauvignon Blanc
- Branco Casa Perini Chardonnay
- Rosé Cristofoli Sangiovese
- Branco Cristofoli Chardonnay
Rótulos importados:
- Vinho branco esloveno Quercus Pinot Grigio
- Branco argentino Postales Sauvignon Blanc
- Branco argentino Argento Pinot Grigio
- Rosé francês Laurent Miquel Cinsault Syrah
- Branco Francês Laurent Miquel Chardonnay & Viognier
Receitas fáceis para harmonizar
Se o clima pede um passeio ao ar livre, como um dia de piscina ou um alegre piquenique carioca, ninguém quer perder tempo preparando receitas difíceis na cozinha. Por isso, os Experts e Chefs Zona Sul separaram uma lista de antepastos e entradinhas fáceis (e não menos incríveis) para você harmonizar com o seu rosé ou branco de primavera.
Ceviche de caju por Christophe Lidy
O ceviche é o tipo de prato bem democrático que pode servir como entrada ou para a ocasião principal. Geralmente preparado com peixe branco ou frutos do mar, é uma opção refrescante com um toque cítrico para abrir a reunião.
Mas nem só de peixe é feito um ceviche e o Expert Christophe Lidy prova pra gente que o caju pode ser o ingrediente brasileiro principal dessa receita 100% vegetariana.
Ingredientes
- 4 cajus cortado em cubos de 1cm
- 2 bananas-da-terra maduras cortadas em cubos
- 1 cebola roxa picada
- 1 maço de coentro picado
- Suco de 1 limão siciliano
- Suco de 1 limão Tahiti
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes cortada em cubos pequenos
- 10g de gengibre ao vinagre (aquele que vem com o sushi) picado
Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e servir acompanhando seu vinho branco ou rosé!
Bruschettas de bacalhau por Leo Salgueiro
Bruschettas são petiscos que sempre vão bem em qualquer momento. A variedade de combinações dos ingredientes sobre o pão depende unicamente da criatividade!
Para harmonizar com suas taças bem repletas de vinhos de primavera, o Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro ensina a preparar uma bruschetta de bacalhau. Anote:
Ingredientes
- 1 baguete parisiense
- 200 g de pasta de bacalhau
- 50 g de azeitonas pretas sem caroço picadas
- 30 g de pimentão vermelho cortado em tiras
- 30 g de cebola branca em tiras finas
- Salsa picada
- 4 dentes de alho
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- Azeite extravirgem
Modo de preparo
- Corte as baguetes em fatias na diagonal regue com azeite e leve ao forno até fazer uma torrada dourada.
- Descasque o alho e passe o mesmo sobre as torradas para dar sabor às torradas.
- Em uma frigideira, coloque fio de azeite e refogue as tiras de cebola, o pimentão e metade da quantidade de azeitonas, temperando com sal e pimenta e aguarde esfriar
- Misture o refogado frio à pasta de bacalhau e com o auxílio de uma colher, disponha a quantidade desejada sobre as torradas.
- Finalize com salsa e o restante das azeitonas pretas picadas e sirva.
Você encontra pastinhas de bacalhau e sabores variados no Zona Sul, prontas para levar pra casa!
Tomatinhos Confit por Beth de Sá
A Chef Zona Sul Beth de Sá é uma admiradora do mundo dos vinhos. Não é à toa que a Chef possui formação em enogastronomia, unindo o melhor das bebidas às harmonizações perfeitas. E falando em harmonização, você pode combinar seus vinhos rosés e brancos a uma entradinha irresistível: tomates confit. Aprenda a preparar e surpreenda as visitas!
“Tomatinhos confit ficam perfeitos com vinho rosé de médio corpo.”
Chef Zona Sul Beth de Sá
Ingredientes
- 500g de tomate cereja
- 1 ramo de louro
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de alecrim
- 300mL de azeite extravirgem
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- 1 cabeça de alho
Modo de preparo
Coloque numa assadeira todos os ingredientes, sendo que a cabeça de alho deve ser apenas cortada ao meio e posicionada no centro da assadeira. Leve ao forno a 180ºC por 10 minutos.
Sirva com torradas, bruschettas ou com uma belíssima burrata, ou use de molho para sua massa favorita. Acompanha ricota Vitalatte e pizza branca Panetto.
Antepasto de berinjelas por Beth de Sá
Além de nutritiva e rica em antioxidantes, a berinjela é muito versátil na cozinha e fica bem cozida, assada, frita e até na versão lasanha. Funciona muito bem como antepasto e é muito comum na culinária italiana.
Para adicionar o sabor da berinjela no seu dia a dia, a Chef Zona Sul Beth de Sá ensina a preparar uma receita prática que vai muito bem com vinhos brancos mais encorpados. Sirva com torradinhas Panetto e bom apetite!
Ingredientes
- 3 berinjelas grandes cortadas em tirinhas
- 1 pimentão verde cortado em tirinhas
- 1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
- 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 2 cebolas roxas grandes cortadas em tirinhas
- 250 mL de azeite
- Tomilho, louro, alecrim
- 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
- Sal a gosto
- 150g de uvas passas brancas
- 150g de damascos secos
- 150g de nozes
- Alho inteiro descascado
Modo de preparo
- Corte as berinjelas, os pimentões e as cebolas e arrume em camadas a berinjela, o pimentão e, por cima, a cebola, o damasco, as nozes, as passas e o alho em um tabuleiro de alumínio.
- Coloque por cima o azeite, o sal, o alecrim o tomilho e o louro. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido bem quente (mais ou menos 150ºC graus) por 15 minutos.
- Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas dê uma ligeira misturada e leve novamente ao forno (continua com o papel alumínio) até que a berinjela seque e fique escura (mais ou menos 1 hora e meia).
- Tire do forno, espere esfriar e leve à geladeira.
- Se puder esperar que fique marinando 2 ou 3 dias na geladeira, fica bem mais gostoso.
Canapé de salmão defumado por Carlos Ohata
Se tem um peixe que geralmente vai bem tanto cru como ao fogo é o salmão. E quando o assunto são entradinhas para receber os amigos, o carpaccio de salmão costuma ser uma ótima pedida. Entretanto, além do famoso antepasto, outras opções são possíveis com o salmão defumado, como deliciosos canapés com mozzarella fresca.
Confira a receita do Expert Carlos Ohata e prepare deliciosos canapés com torradinhas Panetto.
Ingredientes
- 4 torradas
- 40g de salmão defumado
- 40g de mozzarela fresca
- 20g de patê de salsa e cebolinha
- 8 alcaparras
- Azeite de oliva extravirgem
- 1 pitada de páprica doce
Modo de preparo
- Passe uma camada do patê na torrada.
- Em seguida, coloque uma fatia do salmão defumado em um dos lados da torrada e acrescente uma fatia de mozzarela por cima.
- Coloque 2 alcaparras por cima regando com um fio de azeite. Finalize com uma pitada de páprica doce.
Além dos brancos e rosés
Se você acha que a primavera se resume aos vinhos e rosés, nada disso! Saiba como escolher os tintos ideais para o calor, incluindo os versáteis vinhos eslovenos e sul-africanos, e ainda os sempre apreciados espumantes.
E ainda tem as cervejas, que estão conquistando seu espaço nas taças, provando que harmonizam com todo e qualquer momento! Fique de olho nas dicas e baixe o seu catálogo de primavera Zona Sul!