Você é daqueles que gosta de exercitar os dedos rolando as publicações no TikTok? Ou do time do levantamento de garfo e faca? Se as duas opções são as suas modalidades preferidas, pode chegar junto porque aqui você vai ver receitas que estão em alta no TikTok com um diferencial carioca de coração: todas elaboradas pelo time Zona Sul. Confira!

Aqui você vai ver:

  1. Cafés gelados por Paulo Tassinari
  2. Pesto genovês por Marcelo Scofano
  3. Folhado de salmão por David Eleutério
  4. Sanduíche sem pão Emagrecida
  5. Sanduiche de salmão por Carlos Ohata
  6. Creamy lemonade por Claudio Adriano
  7. O tiramisú mais fácil do mundo

1. Cafés gelados por Paulo Tassinari

Os cafés gelados sempre estão em alta! O Iced Coffee é um tipo de bebida gelada feita à base de café, assim como o Cold Brew. Ambos, apesar de “parentes”, são bem diferentes na forma de preparo.

O Iced Coffee, por precisar de muito gelo, uma vez que o café é extraído com água quente, torna-se mais ácido e com mais amargor. O Cold Brew, por sua vez, devido à extração a frio do café, é mais suave e adocicado.

Expert Paulo Tassinari

Bebidas geladas à base de café possuem preparos distintos, cada uma proporcionando uma experiência sensorial diferente.

Conheça mais sobre a diferença entre Iced Coffee e Cold Brew aqui. E, para provar uma bebida gelada com café bem diferente do convencional, com o toque do maracujá e da vodka, que tal o drink Cara-metade, criado pelo Expert Paulo Tassinari?

Sugestão do Expert: você pode adornar seu drink com lascas e sementes de maracujá e alguns grãos de café e harmonizar com um delicioso sanduíche de lombinho. O caramelado dos aromas formados nas reações de Maillard do café certamente combinará com os aromas do lombinho assado.

2. Pesto genovês por Marcelo Scofano

Um dos molhos mais vistos na rede social e tradicional da cozinha italiana, o pesto é uma ótima opção não só para massas, mas também para antepastos como as bruschettas. O Expert em Azeites e Temperos ensina a preparar o molho com um grande diferencial, que é a escolha do azeite certo. Aperte o play:

Pesto por Marcelo Scofano

3. Folhado de salmão por David Eleutério

O salmão está em alta no TikTok. Ele é versátil e vai bem em qualquer momento: desde a sua versão crua em deliciosos sushis até a versão tostadinha e bem assada com molhos.

O interessante é que as receitas que ganharam notoriedade na rede social são aquelas fora da caixinha, como um sushi em formato de pizza ou um arroz com salmão desfiado no lugar do cotidiano atum.

Então se é de receita diferente com salmão que o mundo está precisando, então vamos a um incrível folhado de salmão com carpaccio de legumes e vinagrete de dill (ou endro) pelo Chef Zona Sul David Eleutério.

Salmão assado em massa folhada com carpaccio de legumes.

4. Sanduíche sem pão Emagrecida

Para quem está procurando opções mais light para hambúrgueres ou sanduíches pode trocar seu pão por hortaliças para aproveitar a crocância em cada mordida, ou preparar um delicioso guacamole para acompanhar a carne.

Veja mais dicas sobre como preparar seu hambúrguer sem pão com as criadoras do Projeto Emagrecida (@projetoemagrecida).

No caso de veganos e vegetarianos, a carne de hambúrguer pode ser trocada por produtos feitos com proteína vegetal, que você encontra com facilidade aqui no Zona Sul, como a linha NotCo, Sadia ou Fazenda Futuro.

5. Sanduíche de salmão por Carlos Ohata

Se você ama salmão, ama pão, ama sanduíche e quer juntar tudo de bom em uma receita só, calma que temos a solução!

O Expert Carlos Ohata ensina um sanduíche de salmão com legumes e um molho de carpaccio que é de surpreender o seu paladar. Confira o passo a passo e corra para preparar o seu:

@zonasulsupermercado Salmão é um delícia de qualquer jeito, ainda mais no sanduíche do nosso Expert Ohata! Que tal fazer o seu em casa? #ZonaSulTáOn #Salmão ♬ Swear By It – Clutch

6. Creamy lemonade por Claudio Adriano

Uma limonada cremosa que mistura o cítrico da fruta com a cremosidade e a doçura do sorvete pode ser a resposta para os seus dias de calor.

A creamy lemonade é uma bebida “longa” como um smoothie (ou seja, é consumida devagar) mas que também não pode demorar tanto assim para ser ingerida, pois o limão tende a talhar o sorvete quando muito tempo “parado” no copo. Ou seja, a limonada cremosa deve ser degustada na medida certa do seu calor e da sua vontade de um docinho.

O mixologista Claudio Adriano indica o sorvete no lugar de outros espessantes como o leite condensado, por exemplo, para não carregar demais na doçura, o que à primeira vista, pode parecer bom, mas não é, pois o ponto ideal é utilizar ingredientes que se complementem e não que se anulem.

Uma outra ideia é trocar o seu suco de limão pela Pink Lemonade Me Bebe, novidade Zona Sul!

Para brincar um pouco mais com os sabores, você pode adicionar um pouco de especiarias ou outras frutas menos ácidas, como manga ou coco.

Experimente utilizar a Pink Lemonade Me Bebe com frutas vermelhas para o sua bebida à base de sorvete!

Claudio Adriano, mixologista responsável pelo Bar do Rio

7. O tiramisú mais fácil do mundo (e do TikTok)

Por fim, já que o assunto é TikTok, foi lá mesmo que a gente compartilhou o segredinho do tiramisú mais fácil do mundo! Uma sobremesa de origem italiana que é a cara do carioca de coração. Não acredita? Aperte o play!

@zonasulsupermercado Vem aprender a fazer o Tiramisù mais fácil do mundo! #Gastronomia #Tiramisu #Café #ZonaSulTáOn #aprendanotiktok #minhareceitatiktok ♬ r&b loop – Official Sound Studio

Não poderíamos deixar de dar uma preciosa e gostosa dica de tiramisú prontinho para consumo que você encontra no Ateliê Doce Zona Sul. Uma receita preparada pelo Expert Dominique Guerin, que assim como em outras delícias da pâtisserie, utiliza ingredientes de qualidade para garantir o melhor da gastronomia pra você.

E então, qual a sua receita favorita para reproduzir e postar no seu TikTok? Pra seguir as dicas do Zona Sul, fique de olho no @zonasulsupermercado e se mantenha conectado ao melhor da gastronomia Bom apetite!