Se tem um profissional que entende que a gastronomia vai além do ato de comer, é o chef. Envolvido em todos dos processos do preparo de um bom menu, desde a escolha dos ingredientes ao momento de servir o prato, pensando em cada detalhe para uma experiência sensorial completa, o chef de cozinha é aquele que brilha sem aparecer no palco. Conheça mais sobre essa atividade através dos Chefs Zona Sul. Vamos juntos?

O que você vai encontrar aqui:

O que faz um Chef de Cozinha

O Chefe de Cozinha (ou Chef ) é o responsável por gerenciar todas as atividades dentro de uma cozinha, desde a execução dos profissionais da sua equipe até a compra dos produtos. Ele precisa elaborar um cardápio completo levando em conta o público, a sazonalidade dos alimentos, a ocasião de consumo e precisa também criar pratos, receitas diferentes e equilibradas.

Para se tornar Chef é preciso experiência em gestão. Todo Chef é um cozinheiro, mas a recíproca não é verdadeira.

O perfil de trabalho de um Chef também envolve aquele “toque especial” que muitos profissionais costumam imprimir às suas criações, tal como um artista às suas obras. Por isso leva tantos anos para um cozinheiro se tornar um Chef.

Hoje em dia existem diversos cursos profissionalizantes além do ensino superior em gastronomia. Todavia, a formação confere ao profissional o título de gastrônomo e não de Chef, pelo menos aqui no Brasil. O título vem da experiência na administração de cozinhas, insumos e equipes.

De acordo com o reconhecido Guia Michelin, para ser chef é preciso mais do que a vontade de vestir a dólmã, como a paixão pela gastronomia, a resiliência, o respeito pelas relações, além de ousadia e curiosidade.

Você sabia? Em 13 de maio se comemora o Dia Nacional do Chefe de Cozinha. E a data internacional celebra-se no dia 16 de outubro.

Os Chefs Zona Sul

Ok, você já sabe que o Zona Sul é o supermercado mais amado do Rio. Mas além de um lugar para fazer compras, o Zona Sul é também aquele ambiente especial onde você pode tomar um café da manhã, fazer um almoço saudável, fazer um happy hour com os amigos e muito mais.

Salada Bar Zona Sul.

Para oferecer aos cariocas de coração uma verdadeira conexão com a gastronomia, é necessário uma equipe que entenda sobre a utilização dos insumos, aproveitamento total de alimentos, receitas clássicas ou modernas e trabalhe com muita, mas muita versatilidade.

Para isso o Zona Sul tem o orgulho de trabalhar com uma equipe de Chefs experientes, responsáveis não só por oferecer pratos gostosos (sempre), mas por compartilhar conteúdo para que você possa entender cada vez mais sobre a importância dos alimentos.

Além dos Chefs, um outro time também está envolvido em compartilhar com você o melhor do mundo dos azeites, dos cafés, da alimentação saudável, dos vinhos, queijos, cervejas e muito mais. São os Experts Zona Sul! Muitos Experts também são chefs profissionais, como Lorena Abreu, Christophe Lidy, Piero Cagnin e Dominique Guerin.

Será que você conhece os Chefs Zona Sul que imprimem sua personalidade nos menus que você adora?

1- Chef Beth de Sá

A Chef Beth de Sá é sommelier, especializada em cozinha brasileira e enogastronomia. Beth sabe, além de harmonizar muito bem pratos com a bebida dos deuses, utilizar o vinho como ingrediente para a criação de pratos.

Tecnologia e inovação também são características marcantes do seu perfil, o que explica sua participação como co-autora de um livro sobre o tema publicado pelo Centro de Pesquisa em Inovação e Tecnologia na Cozinha do Senac.

Chef Beth de Sá

Você pode conhecer mais sobre a Chef Beth de Sá e saborear suas criações na loja Zona Sul da Avenida Lucio Costa, 4700, Barra da Tijuca.

2 – Leonardo Salgueiro

De “nerd” da informática à Chef de cozinha. É assim que Leonardo Salgueiro define sua trajetória. Deixando para trás uma carreira voltada para a área de tecnologia, Leonardo descobriu que sua atividade que antes era um hobby se tornaria sua profissão principal.

Sua história com o supermercado mais amado do Rio também é inusitada, passando de artesão a cozinheiro júnior, sênior e então tornando-se Chef Zona Sul. E foi no dia a dia de trabalho no Zona Sul que Leonardo encontrou um irmão a quem não havia sido antes apresentado. Uma história repleta de emoção!

Para saborear as criações do Chef Zona Sul Leo Salgueiro, basta fazer uma visita à loja da Av. Erico Veríssimo, 565, Barra da Tijuca e degustar as delícias do café da manhã e Salada Bar.

3 – Ana Paula Legey

Ana Paula Legey é formada em comunicação social, mas descobriu na gastronomia sua vocação. Adquiriu conhecimento partindo para a Europa e desafiando-se entre os melhores profissionais do país. Ao voltar para o Brasil abriu sua própria empresa de eventos de alta gastronomia, criando cardápios e experiências personalizadas para seus clientes.

Seu toque especial está na utilização do poder das ervas frescas e temperos para realçar texturas, aromas e sabores dos pratos.

A Chef Ana Paula Legey atua no Zona Sul da Rua Dias da Rocha, 29, Copacabana. Dê uma passada por lá e prove suas criações para o café da manhã e Salada Bar.

4 – Thiago Rossetti

Se todo bom chef confere sua identidade aos pratos criados, então Thiago Rossetti tem um pezinho na Ásia. O chef carioca, formado pela renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu, apaixonou-se pela culinária asiática durante suas viagens pelo mundo. Por isso, hoje em dia o Chef Thiago coloca, sempre que possível, o sabor do mar e das especiarias em suas receitas.

Arroz de polvo por Thiago Rossetti.

Uma característica marcante no seu estilo é utilizar sempre ingredientes frescos e temperos. Entre algumas criações estão o fomoso Pad Thai, moqueca de lula, curry de abacaxi, entre outros.

 O Chef Thiago Rossetti atua na filial da Rua Visconde de Pirajá, 504 – Ipanema.

5 – Roberto Neves

Roberto Neves é paraense de berço e carioca de coração. Formado em gastronomia e pós graduado em culinária regional amazônica, o chef também possui conhecimento em panificação e confeitaria, além de participação em cursos de culinária brasileira.

Entre suas criações estão pratos que priorizam ingredientes regionais, com os sabores do Brasil, como o gigante peixe amazônico pirarucu, a castanha-do-Pará, o cumaru (a baunilha brasileira), e os derivados da mandioca, como a famosa tapioca.

Pirarucu à portuguesa por Roberto Neves.

Roberto é casado com a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu e juntos formam um time e tanto a favor do melhor da gastronomia para você!

O Chef Zona Sul Roberto Neves atua na loja situada na Av. das Américas, 8.888 – Barra da Tijuca (Santa Mônica).

6 – Thays Costa

A Chef Zona Sul Thays Costa é desbravadora de oportunidades: encontra na gastronomia uma forma de sempre levar novas experiências ao público.

Gastrônoma e produtora culinária, Thays já atuava em 2010 como consultora Zona Sul de queijos e frios, formada pelo mestre queijeiro e Expert André Guedes e pelo Chef Joel Guerin.

Em 2012 tornou-se produtora culinária do programa Mais Você e em outros programas. Recentemente, Thays Costa é Chef Zona Sul, inovando no cardápio do café da manha e do Salada Bar da loja Zona Sul da Rua Dias Ferreira, 290 – Leblon.

Mousse de chocolate vegano por Thays Costa

“Hoje estou no Leblon, onde tem um público bem saudável e muitos veganos! Então sempre tenho uma carta na manga para surpreender até quem procura se alimentar melhor de maneira apetitosa.”

Chef Zona Sul Thays Costa

7 – David Eleutério

Paulistano de nascença e carioca de coração, David Eleutério é formado em gastronomia, com licenciatura em pedagogia e MBA em gerenciamento de projetos. Sua experiência é vasta em grandes redes de restaurantes e hotéis, companhias aéreas nacionais e internacionais e até a elaboração de menus nos Jogos Olímpicos 2016.

Apesar do apreço pela Cozinha Francesa, David permeia em todas as áreas da gastronomia. Todavia, revela que na loja onde atua, no Flamengo, o público aprecia mesmo a cuisine ancienne, ou tradicional, para os mais íntimos.

Clafoutis de banana por David Eleutério.

David Eleutério atua na loja situada na Rua Machado de Assis, 40 – Flamengo.

8 – Bia Souza

Beatriz Souza ou Bia Souza, como gosta de ser chamada, é carioca da gema e tem 17 anos de carreira, dos quais grande parte foi construída “dentro de casa”, ou seja, no Zona Sul. De auxiliar de caixa, Bia se apaixonou pela gastronomia e atuou como consultora, gestora, especialista até se tornar Chef.

Sua especialidade é colocar aquele tempero caseiro nas suas criações, aquele gostinho de infância e de casa de vó, mas com um toque gourmet. Aliás, trazer à memória lembranças felizes através da gastronomia é uma tendência, conhecida como comfort food.

Atualmente, Bia atua na loja na Av. Atlântica, 866 – Leme. Dê uma passadinha por lá e se conecte ao melhor da gastronomia!

9 – Gabriel Banharo

Gabriel Banharo abandonou sua antiga carreira de publicitário para se aventurar no mundo da gastronomia. Gabriel formou-se na faculdade Estácio com a chancela de Alain Ducasse e começou sua jornada, que envolveu todos os processos, desde a limpeza da cozinha à criação de menus diversificados, dos nacionais aos internacionais.

Sua paixão está na cozinha mediterrânea e principalmente na fusion cousine (fusão de técnicas de cozinha). Banharo aplica essa fusão também para os temperos, buscando assim, uma explosão de sabores, cores e texturas em cada prato.

Mousse de Café com Baileys por Gabriel Banharo.

Atualmente o Chef Zona Sul Gabriel Banharo cria menus para o Salada Bar e café da manhã na loja Zona Sul da Rua Barão da Torre, 270, Ipanema.

Anote os endereços

Para conhecer o trabalho de cada Chef Zona Sul bem de pertinho, anote os endereços das lojas de atuação de cada um e deguste o melhor do café da manhã e, na hora do almoço, do menu do Salada Bar.

  • Beth de Sá – Avenida Lucio Costa, 4700, Barra da Tijuca.
  • Herbert Montezuma – Rua Bambina, 36, Botafogo.
  • Leonardo Salgueiro – Av. Erico Veríssimo, 565, Barra da Tijuca.
  • Ana Paula Legey – Rua Dias da Rocha, 29, Copacabana.
  • Thiago Rossetti – Rua Visconde de Pirajá, 504, Ipanema.
  • Roberto Neves – Av. das Américas, 8.888, Barra da Tijuca (Santa Mônica).
  • Thays Costa – Rua Dias Ferreira, 290, Leblon.
  • David Eleutério – Rua Machado de Assis, 40, Flamengo.
  • Bia Souza – Av. Atlântica, 866, Leme.
  • Gabriel Banharo – Rua Barão da Torre, 270, Ipanema.

Por fim, se você quiser reproduzir em casa algumas delícias criadas por esse time incrível, baixe os e-books de receitas e descubra o Chef que existe em você!