O clima gostoso da primavera merece pratos vibrantes e cheios de frescor, com os sabores e aromas únicos da estação. Mas quem pensa que um menu colorido e leve é sinônimo de folhas e salada, nada disso! A seleção de pratos inclui uma variedade de delícias, da entrada à sobremesa, com dicas de harmonizações com os Experts e Chefs Zona Sul. Confira!

Aqui você vai ver:

Entradas

Para começar, nada melhor do que petiscos e pequenas porções. Por isso, entradinhas e antepastos são perfeitos para caprichar nas cores e deixar o menu mais leve antes do prato principal. Além do mais, se o clima estiver muito quente, elas podem até mesmo substituir uma refeição, como é o caso da tábua de queijos e frios.

Tábua de queijos

Preparar uma tábua de queijos pode ser uma solução deliciosa e prática. Além da variedade de sabores, ela pode ter o seu valor nutricional complementado com frutas como peras e damascos, oleaginosas, pães e pastinhas.

Na hora de escolher os pães, evite os recheados ou com grãos e temperos demais para não influenciarem no paladar dos queijos. Por isso, escolha os mais neutros e de fermentação natural. A dica do Expert em Queijos André Guedes é o Pão Santa Mônica, exclusivo da Padaria Zona Sul.

Os pães de fermentação natural possuem uma digestibilidade mais fácil e menor índice glicêmico.

Tábua de queijos por André Guedes, Expert Zona Sul.

Bruschettas

Outra opção versátil para variar no uso de legumes, frutas e combinações com queijos e pastinhas é a bruschetta. Feito com pão tostado, o antepasto é típico da gastronomia italiana e as possibilidades de variação da receita são inúmeras.

Há quem prepare bruschettas com cogumelos, bacon, queijos, cebola caramelizada, legumes e patês. Até mesmo receitas agridoces são possíveis, como a receita do Expert Stanislas Brito, que você confere a seguir:

Bruschetta agridoce por Stanislas Brito.

Ceviche e poke

O ceviche, típico do Peru e Chile, e o Poke, de origem havaiana e adotado pela gastronomia oriental, são pratos refrescantes que podem servir tanto como entrada como para a ocasião principal. Coloridos e preparados com peixe cru e muitos vegetais, ambos os pratos são perfeitos para os dias mais quentes.

A principal diferença do ceviche para o poke está no toque cítrico da primeira opção, já que os pescados são marinados em limão.

Carpaccios

Carpaccios são antepastos versáteis mais conhecidos pelas suas versões feitas com carne e peixe, principalmente salmão e peixes brancos. Todavia, existem aqueles preparados com frutas e vegetais, como carpaccios de caqui e de abacaxi.

Anote algumas dicas para servir o seu carpaccio favorito:

  • Para os carpaccios de carne, o lagarto é o corte mais utilizado. Pode ser servido sobre rúculas, como manda o costume italiano.
  • Para os carpaccios de peixes e frutos do mar, opte por salmão, peixe branco, bacalhau e até mesmo lula ou polvo. Para temperar, shoyu, gengibre, flor de sal ou limão.
  • Já para os vegetarianos, o cogumelo Portobello é bem famoso, devido ao seu tamanho graúdo. As fatias podem ser levemente tostadas com azeite e temperos.

Saladas coloridas e pratos frios

As saladas não precisam ser somente com folhas. Elas se caracterizam pela mistura de vegetais, frutas, leguminosas, temperos e molhos. Por isso, ao pensar em saladas, a criatividade não tem limites.

Caprese

A salada caprese é um símbolo do frescor, tipicamente italiana. A combinação de mozzarella de búfala com manjericão e tomate faz do prato uma opção versátil que pode ser servida além do prato convencional, como espetinhos, no sanduíche ou no pote.

Combine mozzarella de búfala, manjericão e tomates e garanta uma harmonia única de sabores no seu prato com as cores da Itália e o frescor da primavera.

Salada caprese por André Guedes.

Steak tartare

Assim como o ceviche e o poke, o steak tartar (ou tartare) pode ser servido como antepasto ou como prato principal, com batatas fritas ou salada. O prato, típico da França, é feito com filet mignon e bem temperado, conferindo ao menu um sabor único.

Aprenda a fazer o seu steak tartare com a Chef Zona Sul Beth de Sá e harmonize com a cerveja Eisenbahn Unfiltered.

Salpicão

O salpicão é considerado por muitos uma salada, enquanto para outros ele é um prato frio. Porém, independentemente da sua nomenclatura, o salpicão é uma delícia geladinha rica em proteína.

Para fazer a sua receita com toques de chef, aprenda a versão carioca de coração com o Expert Zona Sul Marcelo Scofano.

Salpicão carioca por Marcelo Scofano.

Melancia com queijo feta

As frutas podem sair do potinho da salada de frutas e “invadir” as suas refeições sem receio! Maçã, manga e morango são ingredientes já conhecidos das saladas. Mas já experimentou melancia com queijo feta?

Aproveite a primavera, época de colheita de melancia e deixe a fruta “brilhar” em pratos mais ousados. Confira o passo a passo com o Expert Marcelo Scofano:

Salada de melancia com queijo feta por Marcelo Scofano.

Salmorejo: uma sopa fria

Sopa combina com calor? Sim, claro! Se ela for servida fria, como o espanhol Salmorejo, ela pode ser a refeição perfeita para unir praticidade com sabor e leveza.

Típica de Córdoba, na região de Andaluzia, a sopa consiste em tomates batidos com pão, azeite, temperos e uma finalização irresistível com crisps de presunto de Parma.

Surpreenda seus convidados com o Salmorejo Cordobés do Expert Marcelo Scofano:

Salmorejo Cordobés por Marcelo Scofano.

Sushi e sashimi

Para quem gosta de comida japonesa, o clima quente é perfeito para apreciar os pratos frios, como os sashimis, sushis e temakis. Todavia, consuma em estabelecimentos de confiança, pois o armazenamento dos pescados durante os dias mais quentes requer atenção especial.

Sushi Bar por Carlos Ohata.

Deu vontade de comer um sushi de salmão, atum ou peixe branco? Faça sua visita ao Sushi Bar na loja Zona Sul com o serviço disponível mais perto de você. E para harmonizar com sushis e sashimis, aposte nos vinhos brancos e rosés.

Sobremesas

Nem toda sobremesa precisa ser extremamente doce. Afinal, doces muito “pesados” como um brigadeiro, por exemplo, deixam todo mundo com sede. É possível optar por receitas mais leves e ainda assim fugir da clássica salada de frutas. Confira:

Sorvetes, gelatos e sorbet

Para os dias quentes da primavera, quem pensou em sorvete? A solução costuma ser a primeira que vem à mente e a verdade é que, mesmo um “simples” sorvete pode dar origem a diversas sobremesas interessantes como o affogato, uma receita italiana que mistura sorvete com licor.

Affogato Bailey’s por Paulo Tassinari.

Versões geladas com ingredientes naturais, como os sorbets, ou com menos gorduras como os gelatos, podem fazer parte das diversas opções classificadas como sorvetes. Por isso, conheça mais sobre as diversas formas de fazer sorvete e faça o seu em casa!

Petisco de uva congelada no palito

Seu congelador pode abrigar mais sobremesas além do sorvete, como os petiscos feitos com uva congelada.

Lave bem 500 g de uvas sem caroço e seque. Coloque em um tabuleiro ou prato e leve ao congelador por 2h. Após, retire, espere um minutinho e sirva como aperitivo ou sobremesa.

Uvas congeladas são saudáveis, docinhas e pouco calóricas. Podem ser usadas para manter os drinks gelados.

Mousse vegana

Por fim, algumas sobremesas clássicas que são servidas geladinhas, como as mousses, são sucesso certo para o clima de transição para o verão. Entre as variedades de mousses, é possível também criar receitas veganas, utilizando ingredientes plant-based, ou ainda versões vegetarianas, sem derivados do leite.

Um exemplo é a mousse de chocolate vegana da Chef Zona Sul Thays Costa, feita com aquafaba, o líquido da conserva do grão-de-bico. O chocolate da sua receita pode ser plant-based, como o Chokoé, marca exclusiva Zona Sul.

Vinhos, coquetéis e cervejas

Quando se fala de bebidas de primavera, os espumantes, vinhos brancos, rosés e as cervejas mais populares do estilo Pilsen (as famosas “geladas”) são as primeiras opções. Entretanto, é possível diversificar a sua carta de bebidas e conhecer outros estilos de cervejas, assim como saber quais os vinhos tintos que podem ser apreciados facilmente no calor.

Da mesma forma, os coquetéis vão além da caipirinha e se diversificam em novas receitas inspiradas em clássicos vintage. Já para as reuniões de convidados, drinks em jarra como o clericot são indicados, com muito gelo e frutas frescas.

No caso de bebidas mais densas, os smoothies alcoólicos com sorvete e as batidas com frutas tropicais são incríveis. Mas se lembre de beber muita água e de se manter hidratado para evitar a ressaca.

Confira os e-books e publicações e aprenda ainda mais sobre harmonizações para a estação que antecede o verão: