Ele está no cotidiano de praticamente todo brasileiro e seu par perfeito nas refeições é o arroz. O feijão, famoso pelo seu potencial nutritivo, também tem seu lugar nas receitas que fogem do “pê-efe” de cada dia, além de diferentes tipos que merecem um lugar no seu prato. Conheça as variedades mais populares no Brasil e escolha a sua receita para hoje. Com feijão, é claro!

Aqui você vai ver:

Feijão: símbolo do Brasil

De acordo com a Embrapa, o Brasil é o maior produtor de feijão comum (Phaseolus vulgaris) do mundo. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, o que corresponde a quase 50% da produção nacional. O feijão é de grande importância na alimentação mundial e representa 50% de todas as leguminosas consumidas nas dietas alimentares.

Ele faz parte do grupo das leguminosas, o mesmo das ervilhas, lentilhas e grão-de-bico. São muitas as variedades de feijão no Brasil e alternar entre os diferentes tipos e outras leguminosas amplifica o aporte de nutrientes, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Você sabia? Dia 10 de fevereiro é o Dia Mundial das Leguminosas, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Luís da Câmara Cascudo, antropólogo e escritor com um dos maiores estudos sobre a cozinha brasileira já publicado – o livro História da alimentação no Brasil – , relata que ingredientes como feijão e farinha já faziam parte da alimentação brasileira desde os primeiros séculos de colonização.

Nos tempos atuais, não há como negar que o principal acompanhamento para o feijão é o arroz e a mistura é a mais popular do país. Mas outras formas de consumir feijão são também marcantes em diversas regiões, como o tutu à mineira, feijão tropeiro, feijoada, feijão fradinho, o preferido para o preparo do acarajé, e muito mais.

Benefícios do feijão

Levanta a mão quem nunca ouviu falar que comer feijão deixa forte! A dica é verdadeira e os diversos tipos de feijão são ricos em cálcio, zinco e ferro, e podem combater doenças cardíacas. Para melhor absorção dos nutrientes, deixe-o de molho antes do preparo e combine a leguminosa com frutas cítricas, ricas em vitamina C.

Não dispense a laranja da feijoada! A vitamina C facilita a absorção de ferro no organismo.

Rico em fibras, o feijão ajuda na sensação de saciedade, ajuda a regular o intestino e evita o diabetes, devido ao seu baixo índice glicêmico. Estudos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também comprovaram que cortar o feijão da dieta pode levar ao ganho de peso.

Ademais, o feijão é uma ótima fonte de proteína, assim como as leguminosas como a ervilha e o grão-de-bico, que são ingredientes essenciais principalmente para os adeptos da filosofia vegetariana e vegana. Contudo, o acompanhamento de um profissional é sempre indicada no caso de dietas restritivas.

O feijão tem pouquíssima gordura e ajuda na sensação de saciedade. É um ingrediente saudável que ajuda na manutenção do peso. Basta “pegar leve” nos temperos e acompanhamentos.

Como preparar

Para consumir o feijão, é necessário que os grãos sejam cozidos, pois quando cru possui toxinas prejudiciais ao organismo. O ideal é deixá-los de molho de 7 a 12 horas antes do preparo, trocando a água algumas vezes. Isso ajuda a reduzir taninos e o fitato, que causam desconforto em algumas pessoas e atrapalham a absorção de nutrientes.

Antes de cozinhá-lo, lave os grãos em água corrente e escorra bem. Apesar do cozimento na panela comum permitir o acompanhamento do processo de cozimento como um todo, é mais prático utilizar a panela de pressão pois, assim como a maioria das leguminosas, o grão demora a amolecer. Sendo assim, deixe o feijão cozinhar por cerca de 15 minutos após a panela pegar pressão.

Após cozido, é possível conservá-lo na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 90 dias. No caso de congelar o feijão, prefira potes de vidro ou de plástico próprios para congelamento, sem BPA.

Tipos mais populares de feijão

O feijão (Phaseolus vulgaris L.) possui diversas variedades como o feijão preto, branco, mulatinho, carioca, fradinho, feijão-fava; o feijão-de-corda ou fradinho (que é uma outra espécie Vigna unguiculata), entre muitos outros.

Globalmente existem mais cerca de 150 espécies diferentes de feijão documentadas e, somente no Brasil, existem 16 tipos: Azuki, Branco, Bolinha, Canário, Carioca, fradinho, Jalo, Jalo Roxo, Moyashi, Mulatinho, Preto, Rajado, Rosinha, Roxinha, Verde e Vermelho.

De acordo com a IBRAFE (Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses), “a diversidade é tão grande que um estudo publicado no Journal of Food Composition and Analysis dedicou-se a analisar as diferenças nutricionais entre as variedades, ressaltando que todos oferecem um excelente perfil de nutrientes.”

Conheça alguns dos tipos mais populares e aprenda a preparar receitas diferentes do “arroz e feijão” de todo dia com os Experts e Chefs Zona Sul.

Feijão preto

O feijão preto é o campeão nos pratos de todo carioca e é ingrediente da típica feijoada! Quer potencilizar a absorção dos nutrientes do seu feijão preto? Não dispense a laranja da feijoada! Rica em vitamina C vai deixar o seu feijão ainda mais poderoso.

O ingrediente também serve de base para receitas bem “fora da caixinha”, como brownie de feijão e massa sem glúten feita com arroz e feijão preto.

E nada de exagerar no sal na hora de temperar o feijão. A dica vale também para o uso das carnes salgadas no caldo. Dessalgue-as primeiro e capriche no tempero natural, como alho, cebola, salsinha, louro, coentro, entre outros.

“Para reduzir a quantidade de óleo e sal adicionada ao feijão, e o eventual uso de carnes salgadas, prepare-o com quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais de que você goste e lembre-se de que todos esses temperos naturais pertencem ao saudável grupo dos legumes e verduras.”

Guia Alimentar para a População Brasileira

Feijão fradinho

O feijão fradinho também é conhecido como feijão-de-corda em outras regiões do Brasil. Apesar de não serem sinônimos paro o mesmo tipo de feijão, fazem parte da mesma “família”, o que confere a eles características parecidas.

Querido das saladas pela sua consistência, o feijão fradinho tem um grão arredondado e claro e não forma caldo durante o seu cozimento.

Para inserir o feijão fradinho no seu menu, aposte uma receita com os sabores do Brasil, que é o baião-de-dois. Confira o passo a passo do Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro.

Baião de Dois por Leonardo Salgueiro.

Feijão branco

Os grãos do feijão branco são maiores que os demais e é ingrediente indispensável na dobradinha, prato de origem portuguesa, feito com o “bucho” bovino e linguiças. Na Espanha, o prato se chama Callos e também pode ser feita com grão-de-bico.

Na Itália, o feijão branco é um ingrediente amplamente consumido de norte a sul, comum em saladas, sopas e cozido com molho de tomate e folhas de louro.

O feijão-manteiga pode substituir o feijão branco em diversas receitas.

Salada carioca de coração por Marcelo Scofano

Para uma refeição nutritiva e refrescante o Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano ensina a preparar uma salada carioca de coração. Siga o passo a passo abaixo e baixe o e-book Receitas para Azeitar para mais preparos variados que merecem o uso de um azeite extravirgem fresco.

Ingredientes

  • 2 pacotes de carne seca desfiada Vapza
  • 1/2 vidro de palmito picado Golden Palm
  • 1/2 vidro de pimentão em conserva cortado
  • 1 vidro de mix de azeitonas sem caroço Madama Oliva
  • 1 vidro de feijão branco Cidacos
  • 2 colheres de sopa de pimenta-biquinho amarela
  • 1 colher de chá de fumaça líquida
  • 4 colheres de sopa de azeite extravirgem de frutado intenso
  • Mix de pimenta e sal
  • Mix de ervas de Provence Kotanyi

Modo de preparo (rende 12 porções)

  1. Abra os pacotes de carne seca, escorra o líquido e coloque em uma tigela grande.
  2. Faça o mesmo com o feijão, com metade do palmito, o pimentão e o mix de azeitonas.
  3. Acrescente esses ingrediente à carne seca e misture delicadamente, adicionando aos poucos a pimenta, a fumaça líquida e o azeite.
  4. Tempere a gosto com sal, pimenta e ervas.
  5. Coloque na geladeira por 15 minutos antes de servir, sempre finalizando com um fio de azeite extravirgem.

Feijão vermelho

Dos tipos de feijão mais populares, o vermelho é altamente recomendado para grávidas e é considerado um superalimento, por ser uma rica fonte de ferro, proteína e ácido fólico.

Apesar de menos popular do que os demais tipos de feijão, está presente em diversas receitas típicas, como o feijão tropeiro. Além das fronteiras, a variedade do grão também está presente em um dos pratos mexicanos mais famosos, o chili, acompanhado de pimentas e tomates.

Se não tiver feijão vermelho em casa, não tem problema: o feijão carioca costuma ser utilizado no lugar do vermelho em várias receitas.

Confira a receita de feijão tropeiro do Chef Zona Sul Leo Salgueiro compartilhada em sua aula para a Estação Sabores:

Ingredientes

  • 500 g de feijão vermelho cozido al dente
  • 200 g de farinha de mandioca torrada
  • 200 g de bacon cortado em cubos
  • 200 g de calabresa cortada em cubos
  • 6 ovos cozidos picados
  • 6 dentes de alho
  • 2 cebolas cortadas em cubos
  • 1 salsa picada
  • 2 maços de couve mineiras cortados em tiras finas
  • 50 ml de azeite de oliva extra virgem
  • Sal e pimenta a gosto
  • 100 mL de caldo de bacon

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira grande, verta o azeite e frite o bacon, retire o bacon e frite a linguiça em seguida.
  2. Retire a linguiça e refogue a cebola e o alho, volte com as carnes e adicione a couve para refogar. Acrescente um pouco do caldo de bacon para deglaçar a frigideira.
  3. Adicione o feijão e com auxílio de uma colher, misture-o a preparação.
  4. Coloque a farinha misture e em seguida adicione os ovos picados, acerte o sal e a pimenta.
  5. Finalize com a salsa picada.

Mais receitas com os Sabores do Brasil

O feijão é um dos ingredientes que têm os sabores do Brasil: feijoada, feijão tropeiro, baião-de-dois e até o mais cotidiano arroz e feijão fazem parte da gastronomia nacional. E se você ama as delícias típicas brasileiras, vai adorar conhecer a coleção de e-books Sabores do Brasil.

Baixe os seus e-books gratuitamente e aprenda com os Chefs e Experts Zona Sul as mais variadas receitas, das entradinhas à sobremesa, com ingredientes populares e regionais de cada catinho do nosso país. Bom apetite!