Já se foi o tempo em que o ovo carregava uma triste fama de vilão. Hoje em dia, o ovo é figurinha certa nos cardápios de atletas, de simpatizantes de esportes e de dietas balanceadas. Com muitos benefícios para a saúde, ele pode se tornar um versátil ingrediente para receitas saborosas, ovolactovegetarianas e sem glúten.

Por isso, a Expert Lorena Abreu vem compartilhar com você uma lista de receitas deliciosas com todas as versões e variedades de ingredientes, mas sempre com ovos!

Veja a segunda parte da série Receitas com ovos, com os clássicos, típicos e ideais para o café da manhã.

Expert Lorena Abreu Zona Sul.

Aqui você vai ver:

  1. Omelete de cogumelos super fácil;
  2. Omelete sofisticado de abobrinha, tomate cereja e queijo de cabra;
  3. Omelete francês;
  4. Omelete de forno;
  5. Frittata colorida mexicana;
  6. Frittata rápida de legumes com queijo;
  7. Crepioca fit;
  8. Torrada recheada com ovo;
  9. Legumes recheados com ovos;
  10. Suflê de espinafre com alho poró e parmesão.

De vilão a mocinho

Os ovos passaram por maus bocados quando costumavam ser associados ao aumento do índice de colesterol “ruim”. Todavia, devido a diversas pesquisas na área nutricional, atualmente sabe-se que o ovo não tem nada de vilão.

As carnes de frango, suína e os
ovos são as três proteínas mais consumidas no Brasil.

Fonte: ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal)

Logicamente, o consumo de ovos, assim como todo e qualquer alimento, deve ser equilibrado e balanceado com outras fontes de nutrientes.

Ricos em proteínas do tipo animal, os ovos fazem parte da alimentação brasileira, e são citados no Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde.

Como as carnes e os peixes, os ovos são ricos em proteínas de alta qualidade, em minerais e em vitaminas, especialmente as do complexo B. São também considerados bons substitutos para as carnes vermelhas.

Guia Alimentar da População Brasileira
Guia alimentar para a população brasileira

Ovos fazem parte da dieta vegetariana?

Você vai ver que diversas receitas abaixo, criadas pela Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu estão classificadas como vegetarianas, mesmo levando ovos na lista de ingredientes. Por quê?

Na realidade, o vegetarianismo é abrangente e existem várias formas de aderir a essa filosofia. De veganos a flexitarianos, a variedade de opções implica desde a preferência por produtos não testados em animais ao consumo da carne e dos derivados.

Diferenças entre estilos alimentares considerados variantes do vegetarianismo.

Estilos alimentares

De forma bem resumida, existem alguns termos que podem ajudar você a entender melhor este estilo de vida:

  • Veganos: um estilo de vida que envolve mais do que alimentação, mas o consumo de derivados de animais ou produtos testados em animais;
  • Ovolactovegetarianos: não comem carne, mas consomem ovos e derivados do leite;
  • Flexitarianos: consomem carne e derivados, mas tentam reduzir o consumo, optando por produtos plant-based sempre que possível.

Existem outras classificações, e o mundo das opções alimentares é muito mais vasto do que parece. Escolha a sua receita e siga em frente se você for ovolactovegetariano.

De onde vem os ovos Zona Sul?

Os ovos vendidos no Zona Sul são produzidos de galinhas livres, criadas som toda a preocupação para o bem-estar animal e qualidade de vida. Clique aqui e saiba mais sobre ovos de galinhas livres.

Ovos Bio Vida de onde vem?

Receitas de omeletes

Em primeiro lugar, o correto é chamar de a omelete ou de o omelete? A realidade é que as duas formas são aceitas na língua portuguesa, então chamar de “a” ou de “o” é uma questão de costume. O prato, derivado do francês omelette é democrático até mesmo no gênero do seu artigo.

Então, pra quem ama um (ou uma) omelete que dá água na boca só de sentir o cheirinho, a dica é escolher uma das receitas abaixo e já pegar a frigideira!

1 – Omelete de cogumelos superfácil

Uma receita ovolactovegetariana, low carb, sem leite, sem farinha e sem glúten. Mas com muito sabor! Serve 1 pessoa. Confira o passo a passo:

Omelete de cogumelos. Imagem ilustrativa

Ingredientes

  • 2 ovos
  • ½ bandeja (100g) de cogumelos frescos fatiados (Paris, Shitake ou Portobello)
  • ½ cebola roxa fatiada fininha
  • Folhinhas de tomilho fresco a gosto
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Fio de azeite extravirgem

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira com fogo médio-alto, adicione o azeite e salteie os cogumelos. Assim que começarem a dourar, coloque a cebola roxa e deixe murchar. Tempere com sal, pimenta, tomilho, misture bem, retire e reserve.

Ainda na mesma frigideira, mas já limpa, adicione azeite novamente e, com o fogo baixo, adicione os dois ovos levemente batidos e temperados com sal. Despeje com cuidado cobrindo toda a superfície da frigideira e espere firmar.

Assim que o omelete estiver com a parte de baixo firme mas a superfície ainda cremosa, adicione o recheio de cogumelos com cebola na metade da frigideira e com a ajuda de uma espátula, feche o omelete. Desligue o fogo e sirva em seguida decorando com folhinhas de tomilho.


2 – Omelete sofisticado de abobrinha, tomate cereja e queijo de cabra

Também vegetariana, low carb, sem farinha e sem glúten. Serve 1 pessoa e é altamente nutritiva.

O tomate cereja tem o sabor adocicado, é aguado e refrescante, ideal também para espetinhos, saladas, aperitivos e massas. O queijo de cabra, por sua vez, é saudável, com menos lactose, menos colesterol e menos chance de causar alergias do que os laticínios produzidos com leite de vaca.

Omelete sofisticado de abobrinha, tomate cereja e queijo de cabra. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1/3 xícara de creme de leite sem lactose ou tradicional
  • 8 fatias de abobrinha
  • 3 tomates cereja cortados ao meio
  • 2 colheres de sopa de queijo de cabra (chèvre ou boursin) amassados
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Ervas de Provence moída na hora a gosto
  • Raspas de limão siciliano a gosto
  • 1 colher de chá de manteiga ghee ou tradicional (opcional)

Modo de preparo

Em uma frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e doure a abobrinha rapidamente dos dois lados. Retire e reserve.

Em uma tigela, tempere o queijo de cabra amassado com sal, pimenta, raspas de limão e azeite. Reserve.

Em uma tigela, bata os ovos com o creme de leite e tempere com sal. Aqueça uma frigideira com o fogo médio-baixo, coloque a manteiga e despeje os ovos batidos cuidadosamente na frigideira e espere firmar.

Assim que a parte de baixo estiver firme e a superfície ainda cremosa, acomode as fatias de abobrinha grelhada na metade do omelete. Coloque o queijo de cabra amassado temperado e acomode os tomates. Feche a omelete com cuidado e sirva em seguida.


3 – Omelete francês

O clássico da gastronomia francesa é ovolactovegetariano, low carb, sem glúten, sem farinha. Confira os ingredientes e prepare o seu omelete individual.

Omelete francês. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • Sal marinho e pimenta do reino branca a gosto
  • 2 colheres de sopa de manteiga tradicional
  • Cebolete picadinha ou salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque os ovos e tempere com sal e pimenta. Com uma colher de pau pequena, misture os ovos. Mas não misture muito, somente o suficiente para juntar as claras com as gemas.

Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma colher de sopa de manteiga. Não pode deixar a manteiga dourar! Com a manteiga quente, acrescente os ovos batidos e vá girando a frigideira com cuidado para cobrir a superfície toda a frigideira.

Com a mesma colher de pau, puxe um pouco das bordas do omelete ainda mole em direção ao centro da frigideira, formado uma almofadinha nesse centro. Enquanto faz esse procedimento, vá girando a frigideira para o ovo ainda mole e continue cobrindo toda a superfície.

Em seguida, adicione as ervas picadas em cima do omelete que está sendo preparado. Volte a mexer a frigideira, e faça o mesmo passo anterior. Quando estiver cozida, mas com uma consistência ainda mole, vire a omelete, enrolando-a na frigideira.

Coloque em um prato e passe o restante da manteiga por cima até que fique com o aspecto brilhoso e sirva.


4 – Omelete de forno

Este omelete aqui é ideal para a família toda e serve 4 pessoas. Também vegetariano, low carb, sem glúten, sem farinha e sem leite!

Omelete de forno. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 1 tomate maduro cortado em cubinhos sem sementes
  • ½ alho poró cortado em rodelas
  • ½ xícara de cenoura ralada
  • ½ xícara de palmito cozido picado (opcional)
  • 1 xícara de repolho verde fatiado fininho
  • 1 xícara de florete de brócolis
  • Milho e ervilha (opcional)
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Salsinha e cebolinha picadinha a gosto
  • Azeite extravirgem a gosto
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Parmesão ralado (opcional para decorar)
  • 1 cebola roxa cortada em rodelas (para decorar)

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 210ºC. Em uma tigela, bata os ovos e junte todos os ingredientes. Misture bem colocando o fermento por último. Unte uma travessa com azeite e despeje a massa decorando a superfície com parmesão, as rodelas de cebola roxa e ervas. Asse por 20 minutos ou até firmar e dourar. Retire e sirva.


Fritattas

Depois dos omeletes, que tal uma frittata? A Expert Lorena Abreu explica a diferença básica entre omelete e frittata:

Omelete é quando você faz primeiro a massa de ovo batido e recheia como se fosse uma panqueca. A frittata é quando você insere os ingredientes misturados com o ovo e coloca na frigideira.

Expert Lorena Abreu

Anote as receitas e prepare as suas favoritas!

5 – Frittata colorida estilo mexicana

Esta frittata com os sabores da América serve de 3 a 4 pessoas e é uma receita vegetariana, low carb, sem glúten, sem farinha e sem leite.

Frittata colorida. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 6 colheres de sopa de vinagrete pronto (mix de pimentões, cebola e tomate) Quasi Pronto
  • 1 tomate maduro sem sementes cortado em cubinhos
  • ½  cebola roxa cortada em cubinhos
  • 1 avocado maduro cortado em cubos (opcional)
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • Coentro ou salsinha picadinhos a gosto
  • ½ pimenta dedo de moça sem sementes cortada em cubinhos
  • Sumo de ½ limão tahiti
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Fio de azeite extravirgem

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o avocado e tempere com sumo de limão e sal. Reserve.

Aqueça uma frigideira com azeite e coloque a pimenta dedo de moça, a cebola roxa em cubinhos e deixe murchar. Em seguida, coloque o vinagrete, coentro e deixe ficar dourado. Assim que ficar dourado, coloque o tomate, tempere com sal, pimenta, misture bem e coloque os cubos de avocado temperados.

Em uma tigela, bata bem os ovos e tempere com um pouco de sal. Coloque esse refogado mexicano junto na tigela com os ovos batidos e misture bem. Volte para a frigideira e tampe.

Assim que firmar, com cuidado, use uma espátula grande e vire. Assim que secar a superfície, retire e sirva imediatamente. Decore com folhas de coentro e azeite.


6 – Frittata rápida de legumes com queijo

Serve de 3 a 4 pessoas, e é ovolactovegetariana, low carb, sem glúten e sem farinha. Tem o toque das ervas frescas e o sabor marcante do queijo.

Fritada de legumes com queijo. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 10 floretes de brócolis
  • ½ cenoura ralada
  • ½ milho verde cozido e ralado
  • 10 tomates cerejas cortados ao meio
  • ½ cebola cortada em cubinhos
  • 100g de queijo Gruyère ou Emmental ralado ou outro de sua preferência
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Salsinha e manjericão picadinhos a gosto
  • Fio de azeite extravirgem

Modo de preparo

Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e doure a cebola. Em seguida, coloque o brócolis e deixe dourar. Após isso, adicione o milho, tomate e tempere com sal, pimenta e ervas. Misture e desligue.

Em uma tigela, bata bem os ovos e tempere com um pouco de sal. Coloque esse refogado mexicano junto na tigela com os ovos batidos, junte o queijo ralado e misture bem. Volte para a frigideira e tampe.

Assim que firmar, com cuidado, use uma espátula grande e vire. Assim que secar a superfície, retire e sirva imediatamente.


Ovo como ingrediente

Para você que acha que fazer receitas com ovos se resume a omelete, fritada e ovos mexidos, aprenda algumas receitas que colocam outros ingredientes como protagonistas, mas mantém aquele gostinho delicioso do ovo ainda assim bem proeminente.

7 – Crepioca fit de queijo com tomate

Uma receita que aproveita a brasilidade da tapioca e ainda é vegetariana e sem glúten. Uma opção fit e nutritiva. Serve 1 pessoa.

Crepioca fit. Imagem ilustrativa.

Ingredientes para a massa

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada
  • 1 colher de café de cúrcuma em pó
  • Pitada de sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Fio de azeite extravirgem

Ingredientes para o recheio

  • ½ tomate maduro sem sementes cortado em cubinhos
  • ½ cebola roxa cortada fininha refogada
  • 2 fatias de queijo mozzarella de búfala ou outra
  • Orégano seco a gosto

Modo de preparo

Para a massa: em uma tigela, misture bem os ingredientes até formar uma massa lisa e uniforme. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e com o fogo médio-baixo, deixe firmar a massa. Vire a massa e espere ficar sequinha.

Assim que virar, coloque o queijo, a cebola e o tomate. Tempere com pouco sal, pimenta e orégano a gosto. Tampe a frigideira e deixe o queijo derreter bem. Retire, feche e sirva em seguida.


8 – Torrada sem glúten recheada com ovo

Uma excelente aposta para um café da manhã sem glúten. Serve 1 pessoa.

Torrada com ovo. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 fatia de pão de forma sem glúten ou tradicional
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou tradicional
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • 1 cortador redondo ou quadrado

Modo de preparo

Pegue a fatia de pão e com a ajuda de um cortador redondo ou quadrado, retire o centro do pão formando um espaço para o pão.

Aqueça uma frigideira anti aderente com uma colher de sopa de manteiga e coloque o pão. Deixe dourar, coloque a outra colher de manteiga, e volte com o outro lado do pão. Adicione o ovo no centro do pão, tempere com sal, tampe a frigideira e deixe firmar. Sirva em seguida.


9 – Legumes recheados com ovos

Quer fazer uma refeição para 6 pessoas e agradar a todos? Aposte nos legumes rechados com ovos! Um prato vegetariano, low carb, sem farinha, sem glúten e sem leite.

Abobrinha recheada. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 2 tomates italianos maduros
  • 1 pimentão amarelo pequeno
  • 1 abobrinha italiana
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Ervas de provance a gosto
  • Azeite extra virgem a gosto

Modo de preparo

Pré aqueça o forno à 210ºC. Pegue o tomate, retire a tampa e um pedacinho do bumbum do tomate para que ele fique em pé no tabuleiro. Também retire o miolo todinho deixando espaço para acomodar os ovos e reserve.

Agora pegue a abobrinha, retire a tampa e um pedacinho do “bumbum da abobrinha” para que ele fique em pé no tabuleiro e corte-a ao meio. Com a ajuda de uma colher, retire todo o miolo deixando espaço para acomodar os ovos e reserve.

Pegue o pimentão amarelo, retire a tampa e um pedacinho do bumbum para que ele fique em pé no tabuleiro e corte-o ao meio com duas partes com dois dedos de altura, mesmo que uma das partes não tenha fundo, retire toda a semente e reserve. Tempere os legumes com sal, pimenta, azeite e ervas de provance. Acomode em um tabuleiro e asse por 10 minutos. Retire, coloque os ovos dentro dos legumes, tempere a gosto e volte ao forno por 5 minutos. Retire e sirva em seguida.


10 – Suflê de espinafre com alho poró e parmesão

Um suflê colorido e ovolactovegetariano, low carb, sem farinha e sem glúten. Serve: 4 pessoas.

Ingredientes para a base

  • 1 maço de espinafre (separar folhas dos talos)
  • ½ alho poró cortado em rodelas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • Fio de azeite extra virgem
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Noz moscada ralada na hora a gosto – opcional
  • 4 colheres de sopa de requeijão sem lactose ou outro de sua preferência
  • 1 travessa média

Ingredientes para a cobertura

  • 4 ovos (separar as claras das gemas)
  • 100g de queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo da base

Pré aqueça o forno à 210ºC. Para a base, corte os talos do espinafre bem picadinhos e reserve. Em uma panela antiaderente com o fogo médio-alto, aqueça um fio de azeite e refogue os talos até ficarem macios. Retire e reserve.

Em seguida, coloque o alho e o alho poró. Assim que dourarem, coloque as folhas de espinafre e deixe murchar, mexendo sempre. Adicione os talos de espinafre, tempere tudo com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem e acrescente o requeijão. Continue misturando para envolver bem o requeijão no espinafre.

Junte as gemas de ovo, mexendo rapidamente para não talhar, desligue o fogo e continue misturando. Prove e ajuste os sabores. Reserve.

Aproveite os talos das verduras. Procure aplicar o conceito de aproveitamento total dos alimentos na gastronomia.

Preparo da cobertura

Em uma batedeira ou batedor de arame (fouet), coloque as clara com pitada de sal e bata as claras em neve. Comece na velocidade baixa e assim que começar a firmar, vá aumentando até dar ponto. Assim  que estiver bem firme, desligue a batedeira e reserve a clara batida.

Para a montagem, misture as claras em neve delicadamente na panela com o recheio de espinafre com alho poró e requeijão. Envolvendo as claras usando uma espátula com movimentos circulares para não desmontar as claras em neve. Assim que estiver bem misturado, despeje o suflê em um refratário untado com azeite.

Finalize o suflê com parmesão ralado na hora e leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até crescer bem e criar uma crosta dourada e sequinha. Retire e sirva imediatamente.

Fique por dentro da cozinha saudável

Se você gosta de manter a saúde em dia com uma alimentação cheia de cores, sabores e nutrientes, fique de olho nos artigos da Expert Lorena Abreu e baixe os e-books repletos de muitos legumes, frutas e verduras!

Veja também a segunda parte da série Receitas com ovos, com os clássicos, típicos e ideais para o café da manhã.