Não é só na gastronomia que a Itália conquista os paladares. Na produção vinícola, o país do Velho Mundo que abriga o maior número de uvas autóctones do planeta destaca-se pelos rótulos cheios de personalidade que representam suas regiões de origem, como Piemonte, Vêneto, Toscana, entre outros. Para provar que cada dia da sua semana pode ter um pouco da Itália, acompanhe as sugestões de rótulos elaborados nas diferentes regiões italianas e aprenda uma receita para harmonizar com cada um deles.
Aqui você vai ver:
Peixes e entradas
Para começar uma semana bem, nada melhor do que investir em menus mais leves com peixes e frutos do mar. Para isso, você pode apostar nos vinhos brancos italianos, como os elaborados com a uva Pinot Grigio.
Espumantes extra-dry, como o italiano Rosé Zonin, também combinam com pratos mais frescos, como canapés e peixes grelhados.
Experimente utilizar o arroz negro italiano (Venere) com camarões ou frutos do mar.
Todavia, não são somente os vinhos brancos que vão bem com peixes. Tintos com boa acidez, como o Inycon Nero d’Avola podem ser um match ideal para o seu menu de segunda-feira.
Segunda-feira: Inycon Nero D’Avola + tartar de atum
Cereja, frutas negras frescas, folhas secas e nuances de ervas são os aromas desse exemplar siciliano que possui boa acidez, taninos macios, corpo de leve para médio e notas de tabaco.
Esse vinho traz a uva Nero d’Avola, uma das variedades tintas mais importantes e cultivadas na região, que também pode ser encontrada com o nome de Calabrese. Harmoniza principalmente com peixes de carne vermelha como atum e peixe espada, juntamente com molhos à base de berinjela.
A receita de tartar de atum do Expert Carlos Ohata é um perfeita combinação para o varietal italiano.
Carnes e molhos vermelhos
Que tal transformar a sua semana em uma verdadeira cantina? Com pratos típicos da cultura italiana é possível viajar sem sair de casa, mesmo na correria do dia a dia. Quer ver como pode ser fácil?
Terça-feira: Zonin Amarone + lasanha à bolonhesa
A região do Vêneto abriga a romântica Veneza, uma das cidades mais encantadoras do mundo. É conhecida pelas suas delícias gastronômicas, sobretudo pelas receitas como o risotto.
E no Vêneto é produzido o Amarone della Valpolicella, vinho de origem controlada (DOCG) da região de Valpolicella, elaborado principalmente com as uvas autóctones Corvina, Corvinone, Rondinella e Molinara. De alto teor alcoólico e de sabor marcante, essa encorpada bebida é ideal para o prato principal.
No Zona Sul você encontra o Amarone Zonin: intenso, com taninos aveludados e fundo de boca persistente e ligeiramente tostado. Acompanha bem carnes de caça, massas com molhos picantes e queijos curados.
Para combinar o seu Amarone com um clássico da gastronomia da Itália, siga as dicas para preparar uma lasagna perfeita. E capriche no queijo parmesão salpicado por cima do seu prato recém tirado do forno!
Quarta-feira: Borgo del Mandorlo Apassimento + porpetas
Um blend das uvas Negroamaro, Lambrusco e Merlot, o encorpado Borgo del Mandorlo é bem equilibrado no paladar, com taninos suaves e equilibrada acidez. Seu método de produção chama-se Apassimento e o vinho obtido é rico e complexo tanto no nariz como no paladar.
É um ótimo acompanhamento para pratos salgados como assados, carnes de caça e queijos envelhecidos.
Experimente com uma porpeta da Família Scofano, receita exclusiva do Expert Marcelo Scofano para o e-book Sabores da Itália!
Quinta: Zonin Sangiovese Collezione di Famiglia + guanciale
Elaborado com uvas Sangiovese, uma das mais representativas da Itália, o monovarietal Zonin Collezione vai bem com massas de molho vermelho, carnes e curados, como o italianíssimo guanciale, que você encontra com facilidade no supermercado mais amado do Rio.
O guanciale é um dos ícones da charcutaria italiana, ingrediente essencial em receitas globalmente famosas como o Carbonara, molho all’amatriciana e alla Griccia.
Um italianíssimo Sangiovese também combina com uma boa pizza, que você encontra na pizzaria da loja Zona Sul mais perto de você.
Sexta-feira: Tor del Colle Riserva Salice Salentino + carpaccio
Sextou? Então já é hora de receber os amigos em casa com um típico antepasto italiano: o carpaccio. A entrada vai muito bem com o tinto Tor del Colle.
Tor del Colle é um blend elaborado no sul da Itália, na região de origem controlada de Salice Salentino, em Puglia. Os conceituados vinhos DOC Salice Salentino são sempre um assemblage das clássicas uvas da região, Negroamaro e Malvasia Nera.
Encorpado, possui taninos e acidez equilibrados e vai bem com assados, carnes de caça, carpaccios de carne, salames e queijos envelhecidos.
Carne suína
Os italianos apreciam bastante a utilização dos suínos na criação de suas receitas. A arte dos embutidos, por exemplo, nasceu na região de Norcia, e uma das mais conhecidas criações italianas com a carne de porco é a porchetta.
Sendo assim, é impossível falar de Itália sem mencionar receitas com suínos. Chame a família para fazer uma bela mesa da nonna no fim de semana!
Sábado: Villa Antinori Toscana + porchetta
A Toscana é uma das regiões de maior destaque na produção vinícola, reconhecida por seus vinhos de alta qualidade e pela elaboração dos famosos Chianti, Brunello di Montalcino e Montepulciano, além dos supertoscanos, elaborados com uvas francesas ou em blends.
Entre os representantes toscanos está o tinto Villa Antinori Toscana, elaborado pela vinícola Antinori e envelhecido em barricas de carvalho francês. Deve ser servido entre 16º e 18ºC e guarda até 5 anos.
Apreciar um vinho toscano assistindo filmes no inverno pode ser uma ótima pedida, ainda mais se o programa for acompanhado de pratos como massas com molho de tomate, carnes vermelhas e lombo suíno.
Experimente preparar uma legítima porchetta italiana com o Chef Zona Sul David Eleutério.
Domingo: Inycon Syrah + pernil suíno
A uva Syrah também é conhecida como Shiraz e dá origem a vinhos tintos de tonalidade mais escura, geralmente encorpados. A Syrah é encontrada em diversos vinhos do Novo Mundo, como os australianos, por exemplo, cuja casta é a mais representativa do país.
O italiano Inycon Syrah é um tinto macio e aveludado com notas de especiarias. Pode ser servido de 12°C e 14°C e vai bem com pizzas, massas de molho vermelho, queijos tipo brie, camembert, gouda e gruyère. É uma ótima pedida para harmonizar com carne suína.
Aprenda uma receita de pernil assado do Expert Jimmy Ogro para harmonizar com seu Inycon Syrah:
Mais Itália no seu dia a dia
Se você quer experimentar muito mais delícias italianas, incluindo sobremesas, saladas e mais vinhos, baixe gratuitamente os e-books Sabores da Itália, com receitas dos Experts e Chefs Zona Sul e harmonize com os vinhos italianos selecionados pelo Expert Dionísio Chaves!