Se a criançada faz cara feia na hora de comer frutas, talvez o problema não esteja na fruta, mas na forma como ela é apresentada. Muitas vezes, o visual é o pontapé inicial para estimular o apetite. E são exatamente ideias para apresentar frutas de um jeito diferente que você vai ver aqui. O melhor é que você ainda pode fazer as receitas com os pequenos experts. Confira!

Aqui você vai ver:

Uma alimentação equilibrada precisa de frutas

Sua mãe estava certa em dizer que comer frutas deixa mais forte e ajuda a crescer. Isso é verdade, e quem confirma é o Ministério da Saúde, que destaca a importância do consumo de frutas na alimentação infantil, ricas em nutrientes essenciais para o crescimento, o fortalecimento da imunidade e o desenvolvimento saudável das crianças.

Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos, as frutas mantêm suas propriedades nutricionais por serem in natura ou minimamente processadas, ou seja, livres de aditivos prejudiciais. Elas são fontes naturais de vitaminas (como A, C e do complexo B), minerais, fibras e antioxidantes — elementos fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo. Além disso, contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a prevenir doenças.

Inserir as frutas na alimentação desde a infância ajuda a despertar o paladar natural da criança, evitando que ela desenvolva preferência por sabores artificiais e alimentos ultraprocessados. A partir dos seis meses de vida, além do leite materno, já é possível oferecer frutas amassadas ou cortadas em pedaços pequenos.

A recomendação é clara: nada de açúcar até os dois anos — o dulçor natural das frutas já é suficiente.

Para tornar esse hábito ainda mais prazeroso, vale apostar em diferentes formas de apresentação. Envolver a criança na escolha e no preparo também é uma ótima maneira de estimular o consumo. Afinal, a alimentação na infância deve ser mais do que nutritiva — deve ser uma experiência de afeto, descoberta e aprendizado. E quanto mais cor no prato, melhor.

Ideias para consumir mais frutas no dia a dia

Se você acha complicado apresentar as frutas de uma forma mais criativa às crianças, prepare-se para anotar uma lista de ideias legais para um dia a dia mais nutritivo. Das frutas frescas cortadas de um jeito diferente às receitas alternativas inspiradas nas sobremesas famosas, aqui tem ideia para conquistar os pequenos!

Arte com frutas

Quem disse que a hora de comer também não pode ser hora de brincar? Se o momento do café da manhã ou do lanchinho puder ser uma grande brincadeira, quem sabe seu pequeno não se diverte com as frutas?

Uma boa ideia é brincar de fazer arte com frutas cortadas e diferentes tipos de frutas, de mirtilos a melancias.

Construir figuras de bichinhos, cenários e personagens vai dar vida ao alimento e transformar a comida em um gostoso quebra-cabeças. E não precisa ser um artista exemplar, qualquer desenho de carinha feliz “tá valendo”! O mesmo recurso pode ser aplicado nas refeições salgadas, como acontece com os bentôs japoneses.

Transforme frutas em sorvete saudável

A cada dez crianças, onze gostam de sorvete, não é mesmo? No entanto, a maioria dos sorvetes populares são alimentos processados, com muito açúcar e gordura, que pouco utilizam fruta de verdade em sua composição. Mas é possível usar a ideia do sorvete a seu favor e criar picolés e sorbets saudáveis com frutas.

Para a criança que gosta de iogurte e não tem problema em sentir a textura de pedacinhos de frutas, fazer um picolé cremoso de iogurte com frutas é a dica da Chef Zona Sul Tatiana Alvarenga para deixar a sobremesa mais saudável. Aprenda a receita completa do picolé cremoso com iogurte Da Matina e experimente em família!

Já para a criança que gosta mais da textura do sorvete “de copinho”, a ideia da Expert Lorena Abreu é preparar um sorbet utilizando a banana como base. A banana é uma fruta que, quando congelada e depois batida, confere uma textura muito parecida com o sorvete à receita.

Aprenda a fazer seu sorbet de frutas vermelhas com a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.

Gelatina natural de frutas

A gelatina é aquela sobremesa colorida que a galerinha curte! Mas fazer uma gelatina saudável com fruta de verdade é mais do que colorido e gostoso, mas é nutritivo.

Experimente utilizar suco natural e gelatina incolor no lugar da gelatina aromatizada artificialmente e aproveite para misturar pedacinhos de frutas para deixar a receita ainda mais bonita, preservando as fibras. Para adoçar, utilize mel ou agave, um adoçante natural produzido com o extrato da planta de mesmo nome.

Para uma opção ainda mais natural, é possível fazer gelatina utilizando o agar-agar, um gelificante natural e vegano obtido de algas. Uma sobremesa 100% natural para os pequenos!

Dica: se quiser utilizar uma medida menor de água na receita do que a proporção indicada, você pode fazer pequenas balinhas de gelatina de frutas, substituindo as gomas açucaradas (ou gummy bears).

Use o chocolate como aliado

Sabia que nem todo chocolate é vilão? O chocolate com alto índice de cacau e baixo em açúcar é amigo da saúde.

Quanto maior for a porcentagem de cacau na composição, mais puro é o chocolate, ou seja, menor é a quantidade de açúcar do alimento. E quanto mais puro é o chocolate, maior é o número de antioxidantes e bons nutrientes encontrados nele. Mas nada de exageros: segundo especialistas, recomenda-se o consumo de cerca de 30 gramas por dia desse alimento, combinado a um estilo de vida saudável.

O chocolate amargo não costuma ser o preferido do paladar infantil, mas combinado ao dulçor das frutas, pode se transformar em um docinho muito interessante, como o donuts fit de maçã com cobertura de chocolate, ou os snacks saudáveis de kiwi gold (a variedade mais doce do kiwi) com chocolate no palito.

Outra aliada das receitas doces e saudáveis é a tâmara: uma fruta do bem e muito nutritiva.

Inspire-se com mais receitas saudáveis

Se você quer transformar (para melhor) sua alimentação sem abdicar do sabor, baixe os e-books gratuitos do Zona Sul. Cheios de receitas práticas, nutritivas e deliciosas, eles foram planejados pelos Experts e Chefs para quem busca aproveitar os alimentos da melhor forma, com muita criatividade e variedade.

Dos cafés da manhã às sobremesas, tem opção para todos os gostos e estilos de vida. Baixe agora os e-books e fique de olho nos artigos: